-
Adendo: a força centrífuga joga o veículo para fora da curva.
-
A força centrífuga é um referencial de força utilizado em trajetórias curvas. Ela não é considerada força porque não cumpre os requisitos de força apresentados na segunda Lei de Newton, um dos quais a aceleração. Por esse motivo, é também chamada de força inercial, fictícia ou, ainda, de pseudo força.
LETRA B
-
Força Centrípeta é a força que permite você fazer uma curva sem sair da pista, "puxa ao centro."
Força Centrífuga é a força que faz com que você saia da pista quando há um excesso de velocidade. "FUGA, foge do centro."
-
Na condução do veículo automotor, tanto condutor quanto veículos estão sujeitos às diversas leis da física que atuam e são influenciadas por situações corriqueiras no trânsito. Aquaplanagem, aderência, transferência de massa, derrapagem, frenagem, forças centrípetas e centrífugas, dentre outras.
Pois bem, é possível perceber, ao fazer uma curva, que o veículo é jogado para dentro ou para fora da curva. Quando o veículo é jogado para dentro, ele está em um comportamento sobre-esterçante, ou seja, a perda da aderência dos pneus traseiro, estando sujeito a força centrípeta. Por outro lado, quando é jogado para fora, ele está num comportamento sub-esterçante, perda de aderência do pneu dianteiro, estando sujeito a força centrífuga.
Quanto maior a velocidade do veículo, mais estará sujeito a ação dessas forças.
Desta forma, a alternativa correta é a letra A.
Gabarito da questão - ALTERNATIVA A
-
É só lembrar da máquina de lavar roupas, quando no modo centrífuga, joga a aguá acumulada nas roupas para fora da máquina, o mesmo acontece com o carro em alta velocidade em uma curva, será jogado para fora da pista.
-
Não existe força centrífuga, o certo é CENTRÍPETA.