SóProvas


ID
4833985
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O projeto empreendido pelos portugueses de colonização do território que viria a se chamar Brasil se deu, primeiramente, pela implementação das conhecidas capitanias hereditárias, a partir de 1532. Segundo Boris Fausto:

“O Brasil foi dividido em quinze quinhões, por uma série de linhas paralelas ao Equador que iam do litoral até o meridiano de Tordesilhas, sendo os quinhões entregues aos chamados capitães donatários. Eles constituíam um grupo diversificado onde havia gente da pequena nobreza, burocratas e comerciantes, tendo em comum suas ligações com a coroa portuguesa”.

(Boris Fausto. História do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo/Fundação para o Desenvolvimento da Educação, 2000)

É consenso na historiografia brasileira que o fracasso das capitanias hereditárias se deveu a diversos fatores conjugados, tendo destaque





Alternativas
Comentários
  • qconcurso curte repetir essa questão ein... slk

  • Existem diferentes motivos pelos quais as capitanias hereditárias não prosperaram enquanto forma de administração. Entre eles um foi, por exemplo, a dificuldade de comunicação entre as capitanias e, entre as capitanias e a Coroa. A responsabilidade da ocupação da capitania era toda do donatário. Cabia a eles os investimentos e fornecer recursos para a infraestrutura e desenvolvimento da capitania. Nem sempre o donatário tinha recursos disponíveis. Inclusive precisavam construir fortificações para conter ataques indígenas. Muitos donatários nem mesmo compareceram às capitanias que foram concedidas para eles. As capitanias hereditárias duraram até o século XVIIII, mas enquanto forma de administração da colônia fracassaram.

    À medida que as capitanias hereditárias iam fracassando, elas iam sendo transformadas em capitanias reais. Assim, a Coroa criou o Governo Geral como alternativa de administrar e ocupar a Colônia Consistia em um governo centralizado e administrado por um governador geral. O primeiro governador geral foi Tomé de Sousa que fundou a primeira capital do Brasil em Salvador no ano de 1549.

    O candidato, para responder esta questão, precisa ter conhecimento sobre o contexto histórico das capitanias hereditárias e os motivos que fizeram com que esse projeto não desse certo. Uma das alternativas indica razões para o fracasso das capitanias hereditárias.

    A) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, uma vez que a Coroa era dona das terras recém-descoberta e conferia ao donatário através da Carta de Doação o direito dele ocupar a sua capitania da melhor forma que lhe aprouvesse. A catequese e a educação dos índios faziam parte das ações da Contra Reforma para o aumento do número de fiéis.

    B) INCORRETA - Esta afirmativa está incorreta, pois havia mão de obra indígena no litoral. Os portugueses faziam escambo entre o pau brasil extraído pelos índios e os objetos de pouco valor que traziam para o Brasil. A extração do período pré colonial e no princípio da colonização era concentrada no litoral o que facilitava o escoamento do pau brasil, que fornecia a tinta vermelha capaz de tingir os tecidos na Corte.

    C) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta. Os indígenas eram chamados de ociosos pelos portugueses, pois não trabalhavam para além de sua sobrevivência. Não existia a necessidade de produzir excedentes, pois os nativos compartilhavam as suas funções diárias para a subsistência de sua comunidade. Pouco a pouco, o trabalho indígena que a princípio era pago com objetos, começou a ser escravizado. Por isso os jesuítas eram considerados um empecilho aos colonos, pois arregimentavam os índios para a sua conversão e educação ao Catolicismo e trabalho nas terras jesuíticas.

    D) CORRETA – A afirmativa está correta, pois todo o investimento em infraestrutura e estratégias para o desenvolvimento do processo de colonização no território ultramarino americano, deveria ser custeado pelos donatários. Eles também eram responsáveis pela construção de fortificações para se protegerem dos ataques dos nativos indígenas que eram contra os portugueses.

    E) INCORRETA - Esta afirmativa está incorreta, pois as capitanias de São Vicente e Pernambuco prosperaram devido ao desenvolvimento da plantação e da produção de cana de açúcar. Duarte Coelho transpôs em Pernambuco o modelo do que já havia sido feito com sucesso na Ilha da Madeira.


    Gabarito do Professor: Letra D.
  • Boa noite galera.

    Primeiramente devemos entender que os colonos que vieram para o "Brasil" não eram nobres ou da alta nobreza, e sim comerciantes e pessoas da burguesia em geral, a distancia e a descentralização do governo era outro empecilho para se tomar posse de fato daquelas terras, a falta de recursos tanto dinheiro e equipamentos conciliaram para o não plantio e desbravamento da terra. Outro fator importante foi as tribos que ali viviam, seria grosseiro de nossa parte imaginar que eles, donos daquela terra entregariam de mão beijada, houve vários ataques indígenas e rebeliões naquele período, desde de fugas até alto mutilação. Dentre esses fatores podemos entender um pouco sobre a a falha das capitanias restando somete duas "vitoriosas" a de são Vicente e Pernambuco, que no futuro retornaram à coroa portuguesa.