-
Tem-se como critérios de incluTsão para uso da Trombolise Endovenosa: Idade superior a 18 anos, AVC isquêmico em qualquer território encefálico; Tomografia computadorizada (TC) do crânio ou ressonância magnética (RM) com evidência de hemorragia; / trombólise não é realizada com sangramento ativo, uma vez que causará agravos desastrosos no quadro clínico do paciente.
No Protocolo de atendimento pré-hospitalar do acidente vascular cerebral, a escala utilizada é a Escala de Glasgow. Escala de Cincinatti.
Tem-se como critérios de exclusão para uso da Trombolise Endovenosa: Punção lombar nos últimos 7 dias; AVC isquêmico ou traumatismo cranioencefálico grave nos últimos 3 meses; Punção arterial em local não compressível na última semana. CORRETA
A Tomografia Computadorizada (TC) de crânio é considerada um exame complementar no Fluxograma de Atendimento do Acidente Vascular Cerebral Agudo. (Tomografia é o principal exame que diferencia o AVEI do AVEH, portanto, não é exame complementar, e sim, o principal deles.)
-
Uma dúvida para quem puder me responder: por que é um critério de exclusão ter tido " AVC isquêmico nos últimos 3 meses", já que os tromboliticos são indicados para AVE isquêmico, então eu não posso usar novamente o mesmo protocolo terapêutico para uma nova isquemia?
-
Marcela, é pelo motivo do trombolítico quando administrado ser associado a heparina o que contribui para o surgimento de uma hemorragia.
-
TROMBOLISE ENDOVENOSA:
INCLUSÃO:
> 18A
AVI EM QUALQUER TERRITÓRIO
RTPA (4,5H) INÍCIO DOS SINTOMAS
TC/RM SEM HEMORRAGIA
EXCLUSÃO:
PUNÇÃO LOMBAR (7DIAS)
AVI/TCE GRAVE (3MESES)
PUNÇÃO ARTEIAL EM LUGAR NÃO COMPRESSÍVEL (ÚLTIMA SEMANA)
HAS: PAS >185 OU PAD >110
DIATESE HEMORRÁGICA: PLAQUETAS <100.000
NOS ÚLTIMOS 3 MESES
- CIRURGIA DE IC/RAQUIMEDULAR
- TCE
- AVC
NAS ULTIMAS 3 SEMANAS:
- CIRUGIA DE GRANDE PORTE
- TRAUMA IMPORTANTE
- IAM
GLICEMIA ANORAML <50 OU >400