SóProvas


ID
4836628
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As ideias separatistas nasciam do profundo desequilíbrio entre o poder político e o poder econômico que se observava nos fins do Império, oriundo do empobrecimento das áreas de onde provinham tradicionalmente os elementos que manipulavam o poder e concomitantemente do desenvolvimento de outras áreas que não possuíam a devida representação no governo. As transformações econômicas e sociais que se processam durante a segunda metade do século XIX acarretam o aparecimento de uma série de aspirações novas provocando numerosos conflitos. [...]

(Emília Viotti da Costa. Da Monarquia à República: momentos decisivos. Fund. Ed. Unesp, 1999)

Para Emília Viotti da Costa, o tal “desequilíbrio entre o poder político e o poder econômico” refere-se

Alternativas
Comentários
  • GAB A

    à fragilização econômica dos barões do café do Vale do Paraíba, que, ainda assim, detinham um forte poder político, e ao Oeste Paulista, que se tornou, a partir de 1880, a região mais dinâmica do país, embora com uma participação política relativamente pequena.

    OBS: Os latifundiários estavam insatisfeitos com o Império de D PEDRO II, foi um dos motivos para implementação da República, como forma de governo, só um breve resumo, mas não tem a ver com a questão. Essas regiões do Vale do Paraíba e Oeste Paulista, estavam muito fragilizadas na parte da economia com as elaborações de leis, visando a libertação da escravidão e benefícios aos escravos, logo teve um desequilíbrio na economia pela falta de produção estavam diminuindo bastante por esses fatores.