SóProvas


ID
4836751
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2020
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

Observe los siguientes enunciados


1. Este mes hemos gastado más de lo que deberíamos.

2. El mes pasado gastamos más de lo que deberíamos.


Al compararlos, se constata que

Alternativas
Comentários
  • Os dois enunciados do exercício abordam uma mesma ação (gastar mais do que deveria). Há, no entanto, duas diferenças: uma aparece de maneira mais óbvia na conjugação verbal, que, por sua vez, leva-nos à outra, de base semântica, a qual é essencial para compreender sutilezas da linguagem – por exemplo, o fato de uma ação ainda estar decorrendo ou já ter terminado sem que isso precise estar explícito. Há, portanto, duas análises que podem ser feitas nesta questão: uma estrutural, considerando apenas critérios sintáticos, e outra semântica, em que critérios sintáticos permitem a associação de diferentes sentidos aos enunciados.


    A) O pretérito indefinido (ou pretérito perfecto simple) do verbo gastar na terceira pessoa plural tem a desinência número-pessoal –mos. Portanto, a análise do segundo enunciado está sintaticamente adequada. A nomenclatura “pretérito indefinido compuesto" não foi encontrada na Gramática de la Real Academia Española, o que pode causar alguma dúvida em relação a essa questão. Em vez disso, os gramáticos preferem adotar a nomenclatura pretérito perfecto compuesto e deixar a forma simples como sinônimo de pretérito indefinido. INCORRETA.

    B) O pretérito perfecto simple (ou indefinido) indica uma ação que aconteceu e terminou em um momento anterior àquele em que se enuncia. Já o pretérito perfecto compuesto associa a ação a uma temporalidade no passado em relação ao tempo presente, mas a ação expressa no verbo ainda não foi concluída. Não há duas ações relacionadas entre si em um momento passado, apenas uma ação em relação ao tempo presente. INCORRETA.

    C) O pretérito perfecto compuesto associa a ação a uma temporalidade no passado em relação ao tempo presente, mas a ação expressa no verbo ainda não foi concluída. Logo, o momento da enunciação a primeira opção não é tão distante assim do momento da enunciação. INCORRETA.

    D) O pretérito perfecto simple (ou indefinido) indica uma ação que aconteceu e terminou em um momento anterior àquele em que se enuncia. INCORRETA.

    E) O pretérito perfecto compuesto associa a ação a uma temporalidade no passado em relação ao tempo presente, mas a ação expressa no verbo ainda não foi concluída. CORRETA.

    Gabarito da Professora: Letra E.