SóProvas


ID
48370
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Sobre os atores envolvidos nas políticas públicas, assinale o único enunciado incorreto.

Alternativas
Comentários
  • Atores são exclusivamente aqueles que têm algum tipo de interesse em jogo em uma política pública e variam conforme a sua inserção institucional, os seus recursos de poder e suas expectativas quanto aos efeitos das decisões sobre tais interesses.                                        
    Atores Públicos: Políticos Eleitos, Burocratas, Tecnocratas etc.                                        
    Atores Privados: Empresários, trabalhadores etc.                                        
    No rol dos participantes referidos até aqui, alguns estão inseridos no grupo de Atores Visíveis, enquanto outros desempenham seus papéis nos bastidores, compondo o grupo dos Atores Invisíveis.                                        
    Dentre os Atores Visíveis, estão o governador e seus nomeados, os membros do Legislativo, a mídia e os atores ligados aos partidos e às campanhas políticas.                                        
    O grupo relativamente Invisível inclui especialistas, acadêmicos, pesquisadores, burocratas e técnicos dos escalões mais baixos.                                     
    Os Atores Visíveis definem a agenda de políticas enquanto os Atores Invisíveis têm maior poder de influência na escolha das alternativas de resolução dos problemas.                                        
    Os grupos de interesse circulam entre esses dois agrupamentos com algumas atividades públicas e outras mais difíceis de serem vistas.                                       
  • Os atores políticos são as partes envolvidas nos conflitos.

    Esses atores ao atuarem em conjunto após o estabelecimento de um projeto a ser desenvolvido onde as estão claras as necessidade e obrigações das partes chegam a um estágio de harmonia que viabiliza a política pública. (Ferreira, 2008)

    Atores Públicos Políticos Eleitos, Burocratas, Tecnocratas etc.

    Atores Privados Empresários, trabalhadores etc.

    John W. Kingdon em seu livro separa os atores políticos em visíveis e invisíveis. 


    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADtica_p%C3%BAblica#Atores_em_Pol.C3.ADticas_P.C3.BAblicas
  • Senhoras e Senhores,

    Na atual conjuntura política que vivemos, creio que banqueiros, financistas e empreiteiros são os maiores influenciadores de políticas públicas que existe. Perdoe-me o grande mestre Chiavennato e demais intelectuais do ramo mas, se tem atores invisíveis que comandaram os maiores políticas públicas no Brasil, são esses dito cujos profissionais que ditam como querem os rumos dos negócios e das economias do país. Além de influenciarem na lista de planejamentos e prioridades específicas, eles mandam o que deve ser feito. Partido político é claramente financiado por esses caras. É de saltar os olhos o que se vislumbra no cenário político do país. Vejam o que esses caras são capazes de fazer, principalmente empreiteiros que conluiem com organizações e empresas para articular vencedores em certames licitatórios e assim abocanharem às suas empresas as maiores obras de infraestruturas do país, tudo alimentado por políticos que "visivelmente" planejam as políticas públicas mas são verdadeiras marionetes desses empreiteiros.


    Não considero o letra C como alternativa correta, maaaasss...paciência.

  • Atores visíveis: maior poder para influenciar a formação da agenda


    Atores invisíveis: maior poder para apresentar alternativas
  • Difícil apontar um erro na C.   A questão só diz que eles são dotados de elevado poder de influência nas PP. (e são)  Não diz de modo específico a alguma coisa. 

  • A letra “A” é correta. Ator é alguém que tem interesse na política. Se uma pessoa não tem nenhum interesse em jogo, não é um ator. 

    A letra “B” é correta. O critério que diferencia os atores visíveis dos invisíveis é que os primeiros definem a agenda e estes as alternativas. 

    A letra “C” é incorreta. Por isso que, mesmo atuando nos bastidores, banqueiros e empreiteiros são atores visíveis, já que definem a agenda. 

    A letra “D” é correta. As comunidades de especialistas que trabalham as alternativas são atores invisíveis. 

    A letra “E” é correta. Os empresários políticos, ou empreendedores da política, são aqueles que investem recursos, tempo, em busca de direcionar as políticas para seus interesses. 

    pontodosconcursos | Prof. Rafael Encinas 

  • Gab: C

    Questão: São atores invisíveis (visiveis) aqueles que, embora atuem fora do centro das atenções da sociedade, são dotados de elevado poder de influenciar as políticas públicas devido à sua posição econômica, como financistas, banqueiros, empreiteiros.

     

    Atores governamentais: composto pelo alto staff da administração (presidente, staff do Executivo e políticos nomeados para cargos públicos); pelo funcionalismo de carreira; e, finalmente, pelos parlamentos e funcionários do Congresso. O alto staff da administração seria vital para a construção da agenda.



    Atores não-governamentais: grupos de pressão ou interesse; acadêmicos, pesquisadores e consultores; mídia; participantes das campanhas eleitorais; partidos políticos e opinião pública. Os grupos de pressão agiriam mais no sentido de bloquear do que de promover assuntos.

     

    Atores visíveis: influenciam a formação da agenda. O presidente, os parlamentares, a mídia, os partidos e os integrantes das campanhas eleitorais.

     

    Atores invisíveis: especificação de alternativas. Acadêmicos, tanto pesquisadores quanto consultores, e os funcionários do Executivo e do Congresso.

     

    Fonte: (Viana, 1996, p. 8).