SóProvas


ID
4837747
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com o objetivo de promover pouco a pouco a substituição do braço escravo na lavoura de café, recorreu-se, nos meados do século XIX, à colonização estrangeira, sob sistema de parceria. Pretendia-se, dessa maneira, conciliar fórmulas usadas nos núcleos coloniais de povoamento com as necessidades do latifúndio cafeeiro. Contava-se com a experiência dos núcleos coloniais de povoamento cuja criação desde a vinda da Corte de D. João VI para o Brasil tinha sido estimulada. A partir de então, havia se rompido definitivamente com as tradicionais restrições à fixação de estrangeiros na colônia. Estimulava-se a vinda de imigrantes.

(Emília Viotti da Costa. Da monarquia à república: momentos decisivos. 6. ed. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1999)


O trecho acima aponta um primeiro motivo para o incentivo à imigração: a substituição do trabalho escravo. Outros motivos pertinentes para se estimular a migração foram:

Alternativas
Comentários
  • Estão de brincadeira, QConcursos... Muitas questões repetidas!

  • GABARITO LETRA-C.

    ABRAÇO PARA PORTO VELHO-RO.

  •  ✅ LETRA "C" • O sistema de parcerias implantados no Brasil imperial deveria ter ser chamado de sistema de servidão.

    Com o processo gradual de fim do tráfico de escravos e da iminente abolição, o império e grandes latifundiários se viram com alguns problemas:

    • Baixa densidade demográfica do país;
    • A decrescente escassez de mão de obra;
    • Crescimento do pensamento abolicionista.

    O tráfico internacional de escravos pode ser considerado como uma das mais lucrativas atividades econômicas durante todos os 300 anos de escravidão e agora, a partir da lei Eusébio de Queiroz de 1850, temos um grande fluxo de dinheiro excedente que era destinado ao tráfico, sendo transferidos para programas de auxílio e incentivo da imigração europeia, que iam desde financiamento das viagens a propaganda externa. Com isso muitos imigrantes europeus foram atraídos para o Brasil com a falsa percepção de um enriquecimento em uma nova e próspera terra, mas o que não era verdade, pois junto ao fim do tráfico internacional de escravos, o império instituiu também a Lei de terras de setembro de 1850 que beneficiava grandes latifundiários pois as compras de registros de terras era praticamente impossíveis se você não pertencesse a elite brasileira. O imigrantes viam com a proposta de parceria, de trabalhar durante um período de tempo na terra destes latifundiários, quitar suas dívidas e enfim adquirir suas terras, mas era algo impossível, pois a cada dia que se passava, suas dívidas com aumentavam e se viam com um montante infindável e o que deveria ser uma parceria acaba se tornando uma servidão.