SóProvas


ID
4838179
Banca
CETREDE
Órgão
Prefeitura de Juazeiro do Norte - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Soneto


Aquela triste e leda madrugada,

cheia toda de mágoa e piedade,

enquanto houver no mundo saudade,

quero que seja sempre celebrada.

Ela só, quando amena e marchetada saía,

dando ao mundo claridade,

viu apartar-se duma outra vontade,

que nunca poderá ser apartada.

Ela só viu as lágrimas em fio,

que duns e doutros olhos derivadas,

se acrescentaram em grande largo rio.

Ela viu as palavras magoadas

que puderam tornar o fogo frio,

e dar descanso às almas condenadas.

Luís Vaz de Camões

A repetição do pronome ela no início das três últimas estrofes constitui uma

Alternativas
Comentários
  • Enquanto figura de linguagem, a anáfora é caracterizada pela repetição de uma ou mais palavras no início de versos, orações ou períodos

  • GABARITO: LETRA A

    Aliteração ⇝ Repetição de consoantes.

    Anacoluto ⇝ É a mudança repentina na estrutura da frase.

    Anáfora ⇝ Repetição de palavras em vários períodos ou orações.

    Antítese ⇝ Ideias contrárias. Aproximação sentidos opostos, com a função expressiva de enfatizar contrastes, diferenças.

    Antonomásia ou perífrase ⇝ Consiste em designar uma pessoa ou lugar por um atributo pelo qual é conhecido.

    Apóstrofe ⇝ Consiste no uso do vocativo com função emotiva.

    Assíndeto ⇝ A omissão de conectivos, sendo o contrário do polissíndeto.

    Assonância ⇝ Repetição de encontro vocálicos.

    Catacrese ⇝ Desdobramento da Metáfora. Emprega um termo figurado como nome de certo objeto, pela ausência de termo específico.

    Comparação ⇝ Compara duas ou mais coisas.

    Conotação ⇝ Sentido figurado.

    Denotação ⇝ Sentido de dicionário.

    Elipse ⇝ Omissão.

    Eufemismo ⇝ Emprego de uma expressão mais leve.

    Gradação/ Clímax ⇝ Sequência de ideias. Crescentes ou decrescente.

    Hipérbato ⇝ Inversão sintática.

    Hipérbole ⇝ Exagero em uma ideia/sentença.

    Ironia ⇝ Afirmação ao contrário.

    Lítotes ⇝ Consiste em dizer algo por meio de sua negação.

    Metáfora ⇝ Palavras usadas não em seu sentido original, mas no sentido figurado.

    Metonímia ⇝ Substituição por aproximação.

    Neologismo ⇝ Criação de novas palavras.

    Onomatopeias ⇝ Representação gráfica de ruídos ou sons.

    Paradoxo ⇝ Elementos que se fundem e ao mesmo tempo se excluem.

    Paralelismo ⇝ Repetição de palavras ou estruturas sintáticas que se correspondem quanto ao sentido.

    Paronomásia ⇝ Palavras com sons parecidos.

    Perífrase ou circunlóquio ⇝ Substituição de uma ou mais palavras por outra expressão.

    Personificação/ Prosopopeia ⇝ Atribuição de sentimentos e ações próprias dos seres humanos a seres irracionais.

    Pleonasmo ⇝ Reforço de ideia.

    Polissíndeto ⇝ O uso repetido de conectivos.

    Silepse ⇝ Concordância da ideia e não do termo utilizado na frase e possui alguns tipos. Pode discordar em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e pessoa (sujeito na terceira pessoa e o verbo na primeira pessoa do plural.

    Símile ⇝ É semelhante à metáfora usada para demonstrar qualidades ou ações de elementos. Aproximação por semelhança.

    Sinestesia ⇝ Quando há expressão de sensações percebidas por diferentes sentidos. Uma sensação visual que evoca um som, uma sensação auditiva que evoca uma sensação tátil, uma sensação olfativa que evoca um sabor, etc.

    Zeugma ⇝ Omissão de uma palavra que já foi usada antes.

    ◀ Meus resumos + Resumo feito do livro "Gramática - Ernani & Floriana".

  • Em palavras breves, as figuras de linguagem são recursos expressivos utilizados com objetivo de gerar efeitos no discurso. Dentro do extenso grupo em que se arrolam esses recursos, existem quatro subdivisões: figura de palavra, figura de construção, figura de sintaxe e figura de som.

    "Ela só, quando amena e marchetada saía,

    dando ao mundo claridade,

    viu apartar-se duma outra vontade,

    que nunca poderá ser apartada.

    Ela só viu as lágrimas em fio,

    que duns e doutros olhos derivadas,

    se acrescentaram em grande largo rio.

    Ela viu as palavras magoadas

    que puderam tornar o fogo frio,

    e dar descanso às almas condenadas."

    a) anáfora.

    Correto. Caracteriza a repetição de uma palavra ou grupo de palavras no início de duas ou mais frases sucessivas, para enfatizar o termo repetido. Ex.:

    "Vi uma estrela tão alta,

    Vi uma estrela tão fria!

    Vi uma estrela luzindo

    Na minha vida vazia.

    Era uma estrela tão alta!

    Era uma estrela tão fria!

    Era uma estrela sozinha

    Luzindo no fim do dia."

    (Manuel Bandeira)

    b) onomatopeia.

    Incorreto. Define atribuição a certos sons linguísticos, ou grupamento deles, de capacidade especial para imitir, ou, de certo modo, sugerir determinados ruídos naturais. Exs.: cri-cri, zum-zum, tique-taque, plic-plic, etc.

    c) metonímia.

    Incorreto. Pode como definida por relações reais de ordem qualitativa que levam a empregar metonimicamente uma palavra por outra, a designar uma coisa com o nome de outra. Exs.: ler José de Alencar (o livro de José de Alencar), beber o copo de cachaça (beber a cachaça).

    d) elipse.

    Incorreto. É a omissão de termos que facilmente se podem identificar. É muito comum quando se trata de verbos. Exs.:

    “Na rua deserta, nenhum sinal de bonde.” (Clarice Lispector)

    “Apesar de moça, vinte e sete apenas, Mariana aparentava o dobro.” (Monteiro Lobato)

    “Na rua esfumada pela garoa, um friozinho de tiritar.” (Monteiro Lobato)

    Respectivamente, ocultaram-se os verbos “haver” (na forma negativa, “não haver”), “ter” (tinha) e “fazer” (fazia).

    e) hipérbato.

    Incorreto. Trata-se da Inversão da ordem natural das palavras na oração, ou da ordem das orações no período. Ex.:

    “Trazem-lhe os jornais o rumor do mundo.” (Monteiro Lobato)

    Letra A

  • gab:a

    ANÁFORA: É A REPETIÇÃO DE UMA ESTRUTURA SINTÁTICA NA COMPOSIÇÃO DO TEXTO. É UMA FIGURA MUITO COMUM EM POEMAS.

    EX: VOCÊ PENSA EM COISAS BOAS?

       VOCÊ PENSA EM COISAS RUINS?

       VOCÊ PENSA EM DIAS PLENOS?

    (REPETIÇÃO DO “PENSA”)