SóProvas


ID
48382
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Entre as modernas abordagens do planejamento destaca-se o Planejamento Estratégico Situacional - PES. Considerando as características do PES, analise os enunciados abaixo e depois selecione a resposta correta.

1. A premissa principal do Planejamento Estratégico Situacional é a complexidade e confl ituosidade da realidade social, na qual coexistem atores com objetivos contraditórios e perspectivas diferenciadas quanto ao contexto em que atuam.

2. O Planejamento Estratégico Situacional baseia-se na análise das relações entre causa e efeito e entre antecedentes e conseqüentes dos fenômenos sociais, de maneira a desvendar a lógica que preside a sua complexidade.

3. De acordo com o Planejamento Estratégico Situacional, nenhum ator social ou político tem hegemonia para controlar todas as variáveis da realidade, sendo o planejador mais um ator num processo interativo.

4. O Planejamento Estratégico Situacional é uma ferramenta de governo, que rejeita a concepção do planejamento como monopólio do Estado ou de qualquer força situacionalmente dominante.

Alternativas
Comentários
  • O PES pressupõe constante adaptação do planejamento a cada situação concreta onde é aplicado, ou seja, ele não "ver" lógica na complexidade. É uma rejeição ao determinismo das técnicas de planejamento tradicionais que não levam em conta a maleabilidade do sistema social.
  • Referência: http://www.espacoacademico.com.br/032/32ctoni.htm
  • O métodoconhecido comoPlanejamento Estratégico Situacional(PES)foi concebido porCarlos Matus,economistae ministro do governo deSalvador Allende, durante os anos em que foi preso político daditadura militar doChile, na década de1970.

    A proposta do PlanejamentoEstratégico Situacional – PES– torna-se presente como ferramenta quepotencializa a formulação de políticas públicas, além de também agir comoinstrumento de articulação. Assim, todo o processo de planejamento estará empermanente movimento, interagindo com uma realidade a caminho da transformação.

    Correto: 1. 3. e 4. 

    Dentre os elementos que estão na base do processo deplanejamento, o autor destaca a dificuldade em articular a pluralidade deatores e interesses envolvidos. Cito:  No planejamento não podemos recusar a ideia que existem conflitos, que se

    contrapõem ao nosso desejo de mudança, esta oposição é realizada por outros indivíduos com diferentes visões e opiniões, que podem aceitar a nossa proposta de futuro no todo ou em parte, ou simplesmente recusar esta possibilidade.(MATUS, 1993, p. 14).

    Em sua essência, o planejamento está associado a mudanças e estas a conflitos de interesse entre os agentes – internos e externos – à administração pública. O processo de planejamento envolve a definição de prioridades que podem provocar tanto a adesão quanto a oposição sistemática de um ou vários atores. Em outras palavras, planejar implica na identificação dos agentes interessados, além da definição de mecanismos de articulação dos mesmos, visando à consecução de objetivos e a estratégia (forma) de alcançá-los. 

  • O item 2 contradiz as outras opções, sobretudo a alternativa 3.