SóProvas


ID
4838326
Banca
CETREDE
Órgão
Prefeitura de Juazeiro do Norte - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Leia a afirmativa a seguir, sobre Doença de Alzheimer.


Os pacientes com Alzheimer têm à disposição a oferta de medicamentos capazes de minimizarem os distúrbios da doença, que devem ser prescritos pela equipe médica. O objetivo do tratamento medicamentoso é, também, propiciar a estabilização do comprometimento cognitivo, do comportamento e da realização das atividades da vida diária (ou modificar as manifestações da doença), com um mínimo de efeitos adversos. Por isso, no âmbito do Ministério da Saúde, está disponível nas unidades de saúde de todo o País, o medicamento _____________ adesivo transdérmico para o tratamento de demência para Doença de Alzheimer.


Marque a opção que completa corretamente a lacuna.

Alternativas
Comentários
  • Rivastigmina faz com que ocorra aumento da acetilcolina, que é reduzida no cérebro de quem tem a doença do alzheimer.

  • Os inibidores da acetilcolinesterase, donepezila, galantamina e rivastigmina, são recomendados para o tratamento da DA leve a moderada.

    Uma das limitações do uso desses medicamentos é sua tolerância, particularmente relacionada ao trato digestório, dado que náusea e vômitos são muitas vezes intoleráveis. Para esse fim, foi desenvolvida  uma apresentação farmacêutica de adesivo para aplicação transdérmica (patch).

    FÁRMACOS

     Donepezila: comprimidos de 5 e 10 mg.

     Galantamina: cápsulas de liberação prolongada de 8, 16 e 24 mg.

     Rivastigmina:

    - cápsulas de 1,5 mg, 3 mg, 4,5 mge 6 mg; solução oral de 2 mg/mL.

    - adesivos transdérmicos de 5 cm2 contendo 9 mg de rivastigmina com percentual de liberação de 4,6 mg/24 h e de 10 cm2 contendo 18 mg de rivastigmina, percentual de liberação de 9,5 mg/24 h.

     Memantina: comprimidos revestidos de 10mg.

    Referência: MINISTÉRIO DA SAÚDE. SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE. PORTARIA CONJUNTA Nº 13, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2017. Aprova o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Doença de Alzheimer.