SóProvas


ID
4838440
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

M.P., 32 anos, sexo feminino, casada, reside há dois meses na área de abrangência de uma unidade básica de saúde (UBS). Ao ter sua gravidez confirmada por meio de teste adquirido em farmácia, procurou a UBS para iniciar o pré-natal. Ao ser atendida, informou, entre outros assuntos, que a empresa onde trabalhava como recepcionista oferecia assistência médica. Frente a essa situação, foi orientada a procurar um médico do convênio para o acompanhamento de sua gestação, pois havia muita procura por atendimento na UBS por pessoas que não tinham acesso a convênios.

De acordo com a Política Nacional de Atenção Básica, a situação apresentada fere ao princípio da Atenção Básica de

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre unidade básica de saúde (UBS).

    Ao orientar a procurar um médico do convênio para o acompanhamento de gestação, pois ha muita procura por atendimento na UBS por pessoas que não tinham acesso a convênios de acordo com a Política Nacional de Atenção Básica, a situação fere ao princípio da universalidade (letra E), uma vez que todas as pessoas tem direito a atendimento pelo sistema único de saúde, sem nenhum tipo de preconceito ou descriminação.


    A) Incorreto. A participação da comunidade ocorre quando essa participa da formulação de estratégias para atendimento a todos.

    B) Incorreto. A longitudinalidade do cuidado é o
    acompanhamento do usuário ao longo do tempo, em que se espera uma relação terapêutica com responsabilidade profissional e confiança do usuário.

    C) Incorreto. A hierarquização é o principio que determina que a assistência deve ocorrer em níveis de atenção: primário, secundário e terciário. No caso apresentado ele foi respeitado uma vez que a usuária procurou a atenção básica para entrada na rede de assistência.

    D) Incorreto. A regionalização é o principio que determina que o atendimento deve ocorrer em áreas próximas a residência da pessoa. No caso apresentado ele foi respeitado pois a usuária procurou a unidade básica de referência de sua residência.

    E) Correto.


    Resposta do Professor: E.