SóProvas


ID
4838452
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para responder à questão, considere o relato a seguir.


J.R., 69 anos, sexo masculino, hipertenso, portador de diabete tipo 2, há 12 anos, insulinodependente, compareceu à unidade básica de saúde (UBS) para consulta de enfermagem. Relatou que vinha se alimentando e fazendo caminhadas de acordo com as orientações recebidas, ingeria regularmente os medicamentos prescritos, mas estava confuso sobre o uso de dispositivo caneta com agulha de 4 mm para aplicação de insulina, que havia recebido há poucos dias. Queixou-se que, eventualmente, vinha apresentando episódios de tonturas ao se levantar da cama ou da poltrona. Ao realizar o exame físico de J.R., o enfermeiro obteve: peso = 76800 g; altura = 170 cm, e aferiu a pressão arterial com o objetivo de investigar a ocorrência de hipotensão ortostática. Dando prosseguimento à consulta, o enfermeiro completou o exame físico e, em conjunto com J.R., elaborou o plano de cuidados e metas a serem atingidas, orientando-o sobre a aplicação da insulina com caneta.

Para investigar a ocorrência de hipotensão ortostática, o enfermeiro deve realizar duas mensurações da pressão arterial com intervalo de

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre exame físico.

    Queixou-se que, eventualmente, vinha apresentando episódios de tonturas ao se levantar da cama ou da poltrona. Ao realizar o exame físico o enfermeiro aferiu a pressão arterial com o objetivo de investigar a ocorrência de hipotensão ortostática. 

    Para isso, o enfermeiro deve realizar duas mensurações da pressão arterial com intervalo de três minutos, sendo a primeira na posição sentado, e a segunda, em pé, devendo considerar positivo quando observar redução da pressão arterial sistólica >20 mmHg ou da pressão arterial diastólica >10 mmHg (letra A), mostrando assim a ocorrência de queda da pressão ao levantar rapidamente.


    B) Incorreto. Cinco minutos é um tempo longo; Normalmente há redução da pressão arterial sistólica de 10 mmHg nessa troca de posição.



    C)
    Incorreto. A primeira aferição na posição deitado não mostrará a queda de pressão que caracteriza a mudança de posição (elevação).


    D) Incorreto. A primeira aferição na posição deitado não mostrará a queda de pressão que caracteriza a mudança de posição (elevação).

    E) Incorreto. Um minuto é um prazo muito curto para um idoso mudar de posição. Ele apresentaria reflexo vaso vagal que faria essa queda de pressão por ser uma mudança brusca. Aferir ambas na posição sentado não mostra alteração na mudança de decúbito.





    Resposta do Professor: A.