SóProvas


ID
4839568
Banca
SUGEP - UFRPE
Órgão
UFRPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A vigilância em saúde tem por objetivo a observação e análise permanentes da situação de saúde da população, articulando-se em um conjunto de ações destinadas a controlar determinantes, riscos e danos à saúde de populações que vivem em determinados territórios, garantindo-lhes a integralidade da atenção, o que inclui tanto a abordagem individual como coletiva dos problemas de saúde. Sobre a vigilância em saúde, analise as proposições abaixo.

1) A operação de um sistema de vigilância em saúde pública inclui desde a coleta de dados, a identificação dos problemas de saúde prioritários, a definição de objetivos da vigilância de cada doença em particular, os mecanismos de detecção e investigação dos casos, a análise e interpretação dos dados, a recomendação das medidas de prevenção e controle, a divulgação dos dados e a avaliação das medidas de intervenção adotadas.
2) As ações de vigilância epidemiológica, ambiental e sanitária devem ser realizadas em conjunto, priorizando-se ações individualizadas que envolvam os casos e o meio ambiente.
3) A seleção das doenças que serão alvo do sistema de vigilância em saúde pública geralmente leva em consideração a magnitude do problema, aferida em termos de sua incidência e prevalência, sua gravidade, considerando a mortalidade e a letalidade e a existência de fatores de risco suscetíveis à intervenção, dentre outros.
4) Os sistemas de informação em vigilância à saúde coletam seus dados a partir da rede de serviços de saúde, dos serviços hospitalares, ambulatoriais, de urgência e emergência, dos núcleos hospitalares de epidemiologia e dos laboratórios de saúde pública.
5) A avaliação e o gerenciamento dos riscos relacionados com objetos definidos socialmente sob vigilância sanitária são atribuições institucionais, devendo o Estado promover a qualidade e a segurança desses bens, por meio de um amplo conjunto de ações que tem por finalidade a proteção da saúde, um direito social.

Estão corretas, apenas:

Alternativas
Comentários
  • A única alternativa incorreta é a de número 2, apenas por alegar que devem ser tomadas ações INDIVIDUALIADAS

    As ações de vigilância epidemiológica, ambiental e sanitária devem ser realizadas em conjunto, priorizando-se ações individualizadas que envolvam os casos e o meio ambiente.

    Lembre-se sempre que o SUS é sobre o coletivo!