O Pneumotorax Hipertensivo ocorre quando é criado, em decorrência de lesão torácica, um mecanismo de válvula unidirecional, que permite que o ar entre no espaço pleural na inspiração, mas impede sua saída na expiração. A pressão intra-pleural se eleva rapidamente acima da atmosférica, produzindo um grave distúrbio respiratório e comprometimento circulatório, com hipotensão e choque devido ao impedimento do retorno venoso.
Nos casos de pneumotórax hipertensivo, a colocação do dreno de tórax deve ser feita o mais rápido possível. Se a drenagem por tubo torácico não estiver imediatamente disponível, a equipe de urgência pode perfurar o tórax com uma agulha calibrosa, provocando a saída do ar pela mesma.
Durante o transporte de pacientes com dreno de tórax existem cuidados que devem ser respeitados, como:
- cuidado na passagem do paciente de uma maca para outra, pois o dreno pode ficar preso em alguma saliência e ser arrancado inadvertidamente do paciente.
- Manter o sistema de drenagem abaixo do nível do pulmão.
- Cuidar para que a extremidade do sistema de drenagem não fique fora d’água. Isto pode acontecer quando o frasco se inclina, tomba quebra-se. Para evitar uma destas possibilidades o frasco deve ser adequadamente fixo à cama ou à maca.
- Jamais ocluir o dreno durante o transporte.
Ou seja, no transporte de um paciente, com diagnóstico de pneumotórax hipertensivo, em drenagem de tórax com frasco de selo d'água, deve-se manter o sistema de drenagem aberto, o frasco abaixo da inserção do dreno e observar os sinais e sintomas de insuficiência respiratória e a oscilação do dreno.
O pneumotórax aberto exige descompressão imediata e pode ser tratado inicialmente pela rápida inserção de uma agulha de grosso calibre no segundo espaço intercostal, na linha medioclavicular do hemitórax afetado.= ERRADO!
Pneumotórax hipertensivo precisa de descompressão imediata= agulha de grande calibre (calibre 14) no 2º EI linha clavicular média do lado afetado.
O pneumotórax aberto ocorre quando há vazamento de ar, tanto do pulmão como através da parede torácica, para o espaço pleural por um sistema de “válvula unidirecional”. ERRADO
Ocorre pneumotórax quando a pleura parietal ou visceral sofre ruptura e o espaço pleural fica exposto à pressão atmosférica positiva. Quando a pleura é rompida, o ar penetra no espaço pleural e p pulmão ou parte dele sofre colapso.
Grandes ferimentos da parede torácica, que permanecem abertos resultam em pneumotórax aberto, também denominado ferida torácica aspirativa. Nessas condições, o equilíbrio entre as pressões intratorácica e atmosférica é imediato.
Correto: a pressão intratorácica é negativa e a atmosférica e positiva, mas ao se romper, perde a capacidade de manter a pressão negativa e se iguala a externa, no qual o ar apenas entra e não consegue sair, posteriormente ocasionando um pneumotórax hipertensivo e levando também o coração ao colapso.
O tratamento inicial do pneumotórax hipertensivo constitui-se no fechamento imediato da lesão através de um curativo estéril. O curativo deve ser grande o suficiente para encobrir todo o ferimento e fixado com fita adesiva em três de seus lados para produzir um efeito de válvula unidirecional.
Tratamento seria do pneumotórax aberto traumático e não do hipertensivo.
No pneumotórax hipertensivo, o tratamento será a descompressão e, em seguida colocação de um dreno torácico conectado à aspiração, removendo o ar e o liquido remanescentes, reestabelecendo a pressão negativa e reexpandindo o pulmão.
Bibliografia:
Brunner 13ª ed.
"Seja forte e corajoso!"