SóProvas


ID
4840306
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Ministério da Saúde (MS), recomenda que as Unidades Básicas de Saúde tenham seu funcionamento com carga horária mínima de 40 horas/semanais, no mínimo 5 (cinco) dias da semana e nos 12 meses do ano, possibilitando um melhor acesso a toda população. Há possibilidade de horários alternativos de funcionamento desde que pactuados através das instâncias de participação social, de modo que atendam expressamente a necessidade da população, observando, sempre que possível, a carga horária mínima descrita acima. Como forma de garantir a coordenação do cuidado, ampliando o acesso e resolutividade das equipes que atuam na Atenção Básica, recomenda-se que a população adscrita por equipe de Atenção Básica (eAB) e de Saúde da Família (eSF) seja de:

Alternativas
Comentários
  • Segundo a Política Nacional da Atenção Básica (PNAB), uma EqSF deve responsabilizar-se por no máximo 4.000 pessoas, sendo a média recomendada 3.000 pessoas. Acho que não deveriam cobrar esse tipo de questão. Porém, basta analisar e ir pelo limite máximo.

  • A Portaria 2436/2017 diz:

    População adscrita por equipe de Atenção Básica (eAB) e de Saúde da Família (eSF) de 2.000 a 3.500 pessoas, localizada dentro do seu território, garantindo os princípios e diretrizes da Atenção Básica.