SóProvas


ID
4840591
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2020
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

“A preocupação em institucionalizar as relações entre Estado e operariado (...) manifestou-se, no imediato pós-30, com a criação do Ministério do Trabalho (1931) e a promulgação da legislação trabalhista a mais diversa. No entanto, desde 1933 o sindicalismo independente e pluralista (...) sofrerá séria ofensiva estatal.”

(Maria Yedda Linhares (org). História Geral do Brasil)


Do contexto abordado no excerto, resultou

Alternativas
Comentários
  • A Era Vargas é um dos períodos de maior importância do Brasil já que diversas características do país atual foram forjadas naquele momento como o incentivo a urbanização e a industrialização. O texto de apoio aborda um fragmento sobre as políticas trabalhistas do período Vargas e como elas modificaram seriamente a dinâmica dos sindicatos brasileiros por décadas. O enunciado questiona qual alternativa descreve melhor as consequências desse processo.

    A) A política varguista para sindicatos era de controle estatal sobre os mesmos. Muito difícil falar em sindicalismo pluralista com o Estado autoritário buscando o controle sobre a força de trabalho. 

    B) Tendências políticas de esquerda foram duramente perseguidas nos sindicatos brasileiros, sobretudo durante o período ditatorial do Estado Novo.

    C) A principal característica do sindicalismo brasileiro pós Vargas é sua íntima relação com o Estado sendo considerada como um tipo de sindicalismo corporativista e não pluralista.

    D) Sindicato corporativista é uma construção das políticas trabalhistas varguistas e é caracterizado pelo autoritarismo, controle estatal sobre as decisões e a representação única por categoria, de forma a facilitar o controle sobre as lideranças. Esse modelo perdurou até as greves na região industrial do ABC paulista mobilizadas já em tempos de distensão de políticas repressivas  do período ditatorial militar. Alternativa correta. 

    E) O modelo de sindicato controlado ou influenciado por patrões e Estado será o dominante até a década de 70 do século XX. 


    Gabarito do professor: D.