SóProvas


ID
4840612
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“As duas potências fascistas fizeram, num alinhamento formal, o Eixo Berlim-Roma, enquanto Alemanha e Japão faziam um pacto “Anti-Comintern”. Em 1937, sem surpreender ninguém, o Japão invadiu a China. (...) Em 1938, a Alemanha também achou que chegara a hora da conquista. A Áustria foi invadida e anexada em março (...) o acordo de Munique despedaçou a Tchecoslováquia e transferiu grandes partes dela para Hitler, mais uma vez pacificamente. O resto foi ocupado em março de 1939, encorajando a Itália (...) a ocupar a Albânia. Quase imediatamente, uma crise polonesa mais uma vez resultante de novas exigências territoriais alemãs paralisou a Europa. Disso veio a guerra europeia de 1939-1941, que se tornou a Segunda Guerra Mundial.”

(Eric Hobsbawm. Era dos Extremos: o breve século XX. 1914-1991)


A chamada II Guerra Mundial teve seu início em setembro de 1939, primeiramente na Europa. Um dos motivos para sua deflagração foi

Alternativas
Comentários
  • A

  • a) o fracasso da chamada política de apaziguamento, que permitiu aos governos nazi-fascistas relativa liberdade de movimento em suas manobras de anexação territorial antes de setembro de 1939, originando tensões que desembocaram na guerra.

    Correta, lembre se que a política de apaziguamento tinha o seguinte objetivo doar terras para evitar uma nova guerra a França e a Inglaterra não eles não estavam nada dispostos pra lutar uma outra guerra

    b) o sucesso do isolamento político e econômico dos movimentos fascistas e sua relativa tolerância às manobras militares dos liberais que antecederam o início da guerra, em 1939, em aliança com os países socialistas.

    Errada, os partidos fascistas tinham ódios dos países socialistas

    c) a alta das exportações alemãs para parceiros comerciais que estavam fora da Europa ocidental, que impulsionou o governo nazista a imprimir uma política imperialista que visava estabilizar as tensões na Ásia e norte da África.

    Errada, lembre a Alemanha tava lascada da 1 guerra e também da crise de 29 e não tinha altas exportações o que fez com que a galera se revoltasse mais com isso acreditando em qualquer pessoa que falasse " Olha, vamos tirar vocês da crise..." Ai que veio o caipor* do Hitler

    d) a expansão cultural alemã motivada, em parte, pelo tratado de Versalhes, que se mostrou capaz de refrear o conflito até meados da década de 30, quando o partido nazista foi expulso do poder após romper acordos com os liberais.

    Errada, o que quebra a questão é quando ele fala em " Expansão Cultural" porque não tinha isso a Alemanha foi humilhada pelo tratado de versalhes ninguém mais respeitava a Alemanha quanto mais sua cultura?

    e) o apoio estratégico das democracias liberais aos regimes totalitários que se aliavam para combater o socialismo soviético em franca expansão no leste, ameaçando o capitalismo ocidental de cunho liberal e intervencionista.

    Errada, cara eu não sei se tá certo o meu pensamento porém fiz uma correspondência democracia liberal o estado intervem na economia na crise de 29 com o new deal os EUA foi intervido na economia com isso pensei então os não apoiavam os regimes totálitarios EUA não queria isso

    OBS: Esse é o que pensei em cada assertiva caso esteja errado corriga-me aqui é uma prova de magistério, sou apenas um aluno :)

  • Hitler desobedece às cláusulas do tratado de versalhes e começa um processo de expansão territorial .

    APMBB

  • A) Os Alemães acabaram perdendo muitos territórios e acabaram levando a culpa sobre a ww1, Hitler se sentiu envergonhado junto ao povo alemão e queria retomar seu poder na hegemonia mundial, visando tentar recuperar seu espaço perdido. Uma invasão que marca o ''inicio'' da WW2 é a da Polônia!!!