SóProvas


ID
484075
Banca
FCC
Órgão
TCE-AL
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com a Constituição do Estado de Alagoas, compete ao Tribunal de Contas do Estado

Alternativas
Comentários
  • Letra A) Correto.

    Letra B)Incorreto. Julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos das entidades da administração direta, mas não da indireta e fundacional.

    Letra C) Incorreto. Fiscalizar a aplicação de recursos repassados pelo Estado a Município, exceto INCLUSIVE se o repasse decorrer de convênio firmado entre ambos

    Letra D) Incorreto. Apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admissão de pessoal, a qualquer título, na administração direta e indireta e nas fundações públicas estaduais, inclusive EXCLUSIVE as nomeações para cargo de provimento em comissão.

    Letra E) Incorreto. Apreciar as contas prestadas anualmente pelo Governador do Estado, remetendo, dentro do prazo de noventa SESSENTA dias, a contar de seu recebimento, o parecer prévio à Assembléia Legislativa, sob pena de crime de responsabilidade do Presidente do Tribunal.
  • GABARITO LETRA A

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

     

    ARTIGO 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete:

     

    VIII - aplicar aos responsáveis, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, as sanções previstas em lei, que estabelecerá, entre outras cominações, multa proporcional ao dano causado ao erário; (APLICANDO O PRINCÍPIO DA SIMETRIA CONSTITUCIONAL)

     

    =============================================================================

     

    CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DE ALAGOAS 

     

    ARTIGO 97. Ao Tribunal de Contas do Estado compete:

     

    X – aplicar aos responsáveis, no caso de comprovada ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, as sanções previstas em lei, que estabelecerá, dentre outras cominações, multa proporcional ao dano causado ao erário;