- 
                                  Parabéns! Você acertou! GAB. CERTO. 
- 
                                Jesuss 
- 
                                Melhor não ler a questão em voz alta. Vai acabar invocando algo não desejado   
- 
                                Alguém tem algum material sobre esse assunto? Por favor, poderia me encaminhar por mensagem? Obrigado! 
- 
                                Ainda bem que é pra TI. 
- 
                                O cara do TI pensando: Nossa, ainda bem que é para área de TI, não cai para mim...não, pera. 
- 
                                Parece o nome de uma nave do "perdidos no espaço". Nave iSCSI  
- 
                                Sou de T.I e não sei que merda é essa 
- 
                                com tanta palavra bonita, seria desperdício se estivesse errado kkkk 
- 
                                Deu até vontade de chorar ao ler a questão!!! 
- 
                                Para resolver a questão foi o famoso: Chute Estratégico haha 
- 
                                Pensei que o erro estivesse em misturar iSCSI com Fibre Channel, que são abordagens diferentes para uma solução parecida... Mas, sentei kkkkkk 
- 
                                não se desespera.. sou t.i. e não faço a mínima ideia do que seja isso kkk foco e fé meu amigo
                            
- 
                                Parabéns! Você chutou! 
- 
                                Já tava lendo CSI Miami... "nunca nem vi..."  
- 
                                Galera, muitos comentários, mas sem nenhuma explicação. Eu sei que TI é FOD@, mas parei de reclamar faz tempo e comecei a aprofundar os conteúdos. É o que deve ser feito!!! Não tem jeito.   Vamos lá: Em primeiro lugar, o que é iSCSI????? iSCSI é um protocolo baseado em IP que estabelece e gerencia conexões entre armazenamentos, hosts e dispositivos de ponte sobre IP. O iSCSI transporta blocos de dados em redes baseadas em IP, inclusive redes Ethernet e a Internet. O iSCSI toma como base o protocolo SCSI encapsulando-se dados e comandos SCSI para permitir que estes blocos de dados e comandos encapsulados sejam transportados por meio de pacotes TCP/IP. Outra definição: iSCSI é um protocolo de camada de sessão que inicia uma sessão confiável entre um dispositivo que reconhece comandos SCSI e TCP/IP. A interface da camada de sessão iSCSI é responsável pela manipulação do log-in, autenticação, detecção de destinos e gerenciamento de sessão."   Pronto, já sabemos do que se trata. OBS: Quem já estudou a camada sessão vai ser mais fácil assimiliar. Voltando a questão:   o padrão iSCSI para a transferência de dados SCSI em redes IP, o host ou servidor iSCSI envia solicitações a um nó e cada nó iniciador e de destino recebe um identificador exclusivo estendido (EUI) aos nomes de nó mundiais (WWNNs) usados para identificar dispositivos em uma malha Fibre Channel.   Vou explicar a parte em Azul:   Um identificador iSCSI mundial único, conhecido como nome iSCSI, é usado para nomear os iniciadores e destinos dentro de uma rede iSCSI a fim de facilitar a comunicação.   Há dois tipos de Identificadores:   1 --iSCSI Qualified Name (IQN) 2 --Extended Unique Identifier (EUI) -> Caso da Questão   Um EUI é um identificador globalmente único baseado no padrão de nomenclatura IEE EUI-64 Um EUI compreende o prefixo eui seguido por um nome hexadecimal de 16 caracteres Ex: eui.0300732A32598D26.   A parte de 16 caracteres do nome inclui 24 bits para o nome da empresa atribuídos pela IEEE e 40 bits para um ID único, como um número serial. Isso permite uma string de nome mais ágil, embora menos amigável para o usuário, pois o nome iSCSI resultante é simplesmente eui seguido pelo hexadecimal WWM. Ufa, até aqui tudo bem?? 
- 
                                Aprofundando mais AINDA:   Em ambos os formatos (IQN e EUI) , os caracteres especiais permitidos são pontos, travessão e espaços em branco. O iSCSI Qualified Name permite aos administradores de armazenamento atribuir nomes significativos aos dispositivos de armazenamento e, portanto, gerenciar esses dispositivos mais facilmente. A Network Address Authority (NAA) é um tipo de nome de nó iSCSI adicional para possibilitar o formato de nomenclatura mundial conforme definido pelos protocolos InterNational Committee for Information Technology Standards (INCITS) T11 – Fibre Channel (FC) (caso da questão) e usado pelo Serial Attached SCSI (SAS). Este formato permite aos dispositivos de armazenamento SCSI que contenham portas iSCSI e SAS usar o mesmo nome de dispositivo SCSI baseado em NAA   Com isso,   GAB C   Bons Estudos!!!   OBS: TI é difícil, mas é interessante demais!!! Não sei limite ao sei material de cursinho. Pesquise, leia livros e aprofunde. A PF os aguarda ansiosamente!!!     
- 
                                A VERDADE É QUE ATÉ PRA GALERA DA TI ISSO É DIFÍCIL, PORQUE MUITA COISA DO DIA A DIA DE UM PROFISSIONAL DESSA ÁREA NÃO TEM NADA A VER COM QUESTÕES DE CONCURSOS. 
- 
                                Vejam de onde a cespe retirou essa questão "marota":     https://www.ibm.com/docs/pt-br/flashsystem-v7000u/1.6.2?topic=planning-iscsi-overview   go @head! 
- 
                                Credo! Deixaria em branco com certeza!  
- 
                                iSCSI (Internet Small Computer System Interface): É um protocolo de transporte que transporta comandos  entre um computador anfitrião e um dispositivo de destino. É um protocolo tipicamente usado no contexto de uma SAN, sigla de Storage Area Network (SAN), mas que, ao contrário do Fibre Channel (FC), não necessita de uma infraestrutura especializada e dedicada, podendo funcionar sobre uma rede IP convencional.   Por carregar comandos por IPs de redes, o iSCSI é usado para facilitar a transferência de dados pelas intranets e para gerenciar armazenamento sobre longas distâncias. O iSCSI pode ser usado para transmitir dados em LAN's, WAN's ou na Internet e pode permitir o armazenamento de dados e sua recuperação independente da localização.   Diferente do FC, que requer um cabeamento específico, o iSCSI pode rodar por longas distâncias usando uma infraestrutura de rede existente.   RESP.: C 
- 
                                Ai sexy