-
Amigos, Clusterização é uma técnica para aprendizado de Data Mining não supervisionada. Não consegui ver qual a relação que teria o tema da questão (clusterização) com arquitetura de datacenter. Por esse motivo, julguei a questão como errada. Como não sou da área, espero não estar falando bobagem. Fiquem à vontade para me corrigirem.
Segue abaixo uma definição de clusterização:
Clusterização é o agrupamento automático de instâncias similares, uma classificação não-supervisionada dos dados. Ou seja, um algoritmo que clusteriza dados classifica eles em conjuntos de dados que ‘se assemelham’ de alguma forma - independentemente de classes predefinidas. Os grupos gerados por essa classificação são chamados clusters.
Uma forma de clusterização seria, por exemplo, a partir de dados de animais em um zoológico aproximar animais por suas características. Ou seja, a partir dos dados como ‘quantidade de pernas’, ‘quantidade de dentes’, ‘põe ovo’, ‘tem pêlos’ e vários outros, procuramos animais que estão mais próximos. Poderíamos assim clusterizar os dados, separar animais em mamíferos, aves ou répteis mas sem “contar” ao algoritmo sobre estas classificações. Apenas comparando a distância entre dados o algoritmo mostraria que um tigre está “mais próximo” de um leão do que de uma garça.
Fonte: https://lamfo-unb.github.io/2017/10/05/Introducao_basica_a_clusterizacao/
-
Clustering, em arquitetura de TI, define uma arquitetura de sistema capaz combinar vários computadores (datacenters) para trabalharem em conjunto ou pode denominar o grupo em si de computadores combinados. Logo, é possível resolver o problema da falta de recursos em servidores físicos.
Cada estação é denominada “nodo” e, combinadas, formam o cluster. Em alguns casos, é possível ver referências como “supercomputadores” ou “computação em cluster” para o mesmo cenário, representando o hardware usado ou o software especialmente desenvolvido para conseguir combinar esses equipamentos.
-
GABARITO ERRADO!
A escalabilidade está diretamente associada a distribuição de sistemas (clusters), visando uma alta performance das máquinas. Os clusters, distribuem as tarefas visando a utilização otimizada dos equipamentos e softwares.
Neste caso os sistemas são monitorados constantemente em plataformas virtualizadas, que gerenciam as demandas e redistribuem recursos em tempo real. Isso também significa ter a capacidade de identificar com clareza quando é hora de aumentar a infraestrutura, para evitar a perda de qualidade nos próprios produtos ou serviços.
CESPE - 2014 - TC-DF
Uma necessidade básica em uma topologia típica de ambientes de data center é a busca de escalabilidade, tanto a horizontal quanto a vertical. A primeira refere-se ao incremento com novos hardwares para suportar o aumento da demanda pelos usuários finais; a segunda é alcançada pela substituição, quando máquinas com maior capacidade de processamento substituem as antigas.
CORRETO!