SóProvas


ID
4843960
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Mauá - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O padrão respiratório de uma pessoa pode sofrer alterações fisiológicas em algumas situações, como na realização de esforços físicos, em estresse emocional ou durante o choro. Referente aos tipos de alterações respiratórias, analise as seguintes assertivas:


I. Ortopneia é a dificuldade respiratória que ocorre quando a pessoa está deitada.


II. Respiração de Cheyne-Stokes caracteriza-se pelo aumento gradual na profundidade das respirações, seguido de decréscimo gradual dessa profundidade, com período de apneia subsequente.


III. Respiração de Kussmaul é um padrão anormal de respiração caracterizada por grupos de rápidas e curtas inspirações seguidas por períodos regulares ou irregulares de apneia.


IV. A respiração de Biot é um padrão respiratório profundo e trabalhoso associado com acidose metabólica grave, particularmente com a cetoacidose diabética.

V. Respiração agônica é um padrão anormal de respiração caracterizado pelo esforço da respiração.


Quais estão corretas? 

Alternativas
Comentários
  • Apenas I, II e V.

  • 1) Respiração de Kussmaul

    Caracteriza-se por inspirações profundas seguidas de um período de apneia e uma expiração rápida e breve, acompanhado por outro período de apneia. Resulta da estimulação do centro respiratório cerebral; ocorre nos casos de acidose diabética.

    ——————————

    ——————————

    2) Respiração de Cheyne-Stokes

    Apresenta-se como período de apneia seguido por aumento progressivo da amplitude respiratória, até atingir um máximo, quando então diminui progressivamente, entrando em um novo período de apneia. Esse ritmo respiratório ocorre mais comumente em pacientes com insuficiência cardíaca congestiva grave, podendo também estar presente em vigência de lesões do sistema nervoso central, hipertensão intracraniana, intoxicação por morfina.

    ——————————

    ——————————

    3) Respiração de Biot

    É caracterizada por irregularidade imprevisível. Períodos de apneia irregulares seguidos por períodos respiratórios com frequência e amplitude variáveis, sem qualquer padrão de sucessão entre eles. Ocorre em pacientes com hipertensão intracraniana e lesões do sistema nervoso central.

    Rômulo Passos