SóProvas


ID
4843966
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Mauá - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A punção venosa periférica é uma prática comum aos enfermeiros. Para tal prática, a ANVISA elaborou um manual de Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (2017). São recomendações para prevenção de Infecção da Corrente Sanguínea relacionada à punção venosa periférica, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • É importante ressaltar que fitas adesivas não estéreis (esparadrapo comum e fitas do tipo microporosa não estéreis, como micropore®, não devem ser utilizadas para estabilização ou coberturas de cateteres. Rolos de fitas adesivas não estéreis podem ser facilmente contaminados com micro-organismos patogênicos.

    • Realizar fricção da pele com solução a base de álcool: gliconato de clorexidina > 0,5%, iodopovidona – PVP-I alcoólico 10% ou álcool 70%. Tempo de aplicação da clorexidina é de 30 segundos enquanto o do PVPI é de 1,5 a 2,0 minutos. Indica-se que a aplicação da clorexidina deva ser realizada por meio de movimentos de vai e vem e do PVPI com movimentos circulares (dentro para fora). Aguarde a secagem espontânea do antisséptico antes de proceder à punção.