SóProvas


ID
4844035
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de Magalhães Barata - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O historiador Eric J. Hobsbawm, em sua obra A Era das Revoluções, ressalta as aproximações entre Revolução Industrial e Revolução Francesa, apresentando-as como uma "dupla revolução" que sinalizou a “crise do velho regime (HOBSBAWM, 2012, p. 99)”, aglutinando a potência revolucionária acumulada durante o século XVIII, ao mesmo tempo que representa uma ruptura com este. Por isso ele diz que se “a economia do mundo no século XIX foi formada principalmente pela influência da revolução industrial britânica, sua política ideologia foram formadas fundamentalmente pela Revolução Francesa (p. 97)”.

HOBSBAWM, Eric J. A Era das Revoluções, 1789-1848. São Paulo: Paz e Terra, 2012.


A respeito das revoluções na Inglaterra e na França no fim do século XVIII, é possível asseverar que: 

Alternativas
Comentários
  • O gabarito D está coreto, pois a burguesia europeia notou que a produção através das maquinas trariam mais lucros, os deixando cada vez mais ricos, sendo assim um pensamento racional ligado a ideia de progresso.

  • O Gabarito certo é o D .

    O racionalismo foi um movimento surgido durante o século XVIII e buscava sobretudo entender a produção do conhecimento e a relação do homem com o mundo a sua volta. O século XVIII foi uma época de transição entre o tradicionalismo pensamento teocêntrico (Deus no centro do universo) e o novo pensamento antropocêntrico ( o homem no centro do universo) surgido através do racionalismo e empirismo.

    O movimento iluminista do século XIX vai produzir uma nova visão sobre progresso, através do uso da razão na ciência e na defesa das liberdades civis e políticas, daí o uso do liberalismo. Evidentemente o liberalismo foi muito utilizado pela classe burguesa para defender seus próprios interesses , além disso, os próprios autores iluministas, como Hume, Kant, Hegel e afins eram pessoas ligadas ou a burguesia ou a aristocracia.

  • a) Os efeitos da Revolução Industrial e da Revolução Francesa NÃO atingiram igualitariamente às classes sociais. ITEM INCORRETO.

    b) Havia abundância de mão de obra na Grã-Bretanha. ITEM INCORRETO.

    c) A Revolução Francesa teve MUITA influência sobre os processos revolucionários no mundo ocidental no século XIX. ITEM INCORRETO.

    d) ITEM CORRETO.

    Resposta: D