SóProvas


ID
4844059
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de Magalhães Barata - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Getúlio Vargas destacou-se no cenário político nacional, marcando intensas transformações na sociedade brasileira. Para o historiador Alexandre Fortes: “Entre 1930 e 1937, passou de um governo provisório a uma presidência constitucional, ambas expressões da sua capacidade de manipular as fissuras e contradições internas do sistema oligárquico... Posteriormente, tornou-se ditador sob a égide de uma constituição que institucionalizava o autoritarismo para, por fim, converter-se as vésperas de sua deposição, em liderança suprema de um movimento de massa...”

FORTES, Alexandre. O Estado Novo e os trabalhadores: A construção de um corporativismo latino-americano. Locus (Juiz de Fora), v. 13, p. 61-86, 2007.


Em análise da ideologia do trabalhismo desencadeada pelo Estado Novo, podemos destacar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D!

    A afirmativa faz referência ao Sindicalismo pelego!

  • SINDICALISMO PELEGO: Isso é uma coisa que surgiu no tempo do Estado Novo, quando o Vargas criou as leis trabalhistas e a organização sindical. Um sindicalista pelêgo é aquele que finge representar a classe operária, mas na verdade manipula essa massa em nome dos patrões, representando na verdade esses. Ele "amacia" os trabalhadores para o patrão. Pelêgo é um pano que se coloca sobre o cavalo e embaixo da sela, amaciando o contato dessa com o animal.

  • Gab D

    * Estado promove a industrialização. Ex: Vale do Rio Doce;

    * Cria a Justiça do Trabalho (1939);

    * CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas)(1943);

  • Por causa do chamado Sindicalismo Pelego, Getúlio é conhecido como pai dos pobres mas mãe dos ricos, pois ao mesmo tempo que o sindicalista finge representar os operários ela na verdade trabalha em função dos interesses dos patrões.

  • O ELABORADOR ESQUECEU COMO SE USA VÍRGULA

  • GAB-D

    Estado Novo formatou autoritariamente estruturas de reconhecimento dos direitos e das formas de representação dos trabalhadores.

    HISTÓRIA

    Estado promove a industrialização. Ex: Vale do Rio Doce;

    1. Cria a Justiça do Trabalho (1939);
    2. CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas)(1943);

    Em 1943, no dia 1º de maio, foi promulgada a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O contexto de sua criação é particular: o governo buscava legitimidade para a figura de Getúlio Vargas.

    FALEI PARA VARGAS, QUE ELE SERIA RECONHECIDO COMO PAI DOS POBRES!!!