SóProvas


ID
4844269
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

INDESEJÁVEL

Para este indecoroso pecado recôndito
Placebo milagroso não encontro
De almíscar é tua fragrância
Blasfêmia, serias tu a segunda, a outra, meu outro?
Em teus braços, encanto encontro solene
A todos jamais nos mostraremos
Ilícito, interdito, irrefreado.

(Autor (a) anônimo (a))

Com base no texto 'INDESEJÁVEL', leia as afirmativas a seguir:

I. Há um desalento por parte do eu poético que não encontra solução para o seu problema, que é a relação proibida com sua amada.
II. A amada a quem se dirige o “eu” chega a receber um chamamento que a coloca numa condição de herege. É como se o “eu” retirasse parte de sua culpa por estar na relação.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Não entendo por que a II tá certa!?

  • Alguém mostra em que parte do texto ocorre isso: "A amada a quem se dirige o “eu” chega a receber um chamamento que a coloca numa condição de herege. É como se o “eu” retirasse parte de sua culpa por estar na relação."

    Não consegui perceber isso no texto!!

  • I. Há um desalento por parte do eu poético que não encontra solução para o seu problema, que é a relação proibida com sua amada. ✅ VERDADEIRA

    II. A amada a quem se dirige o “eu” chega a receber um chamamento que a coloca numa condição de herege. É como se o “eu” retirasse parte de sua culpa por estar na relação. ✅ VERDADEIRA - O "eu" é o "eu poético" do texto. Logo, quando ele a chama de "Blasfêmia" corresponde a tal chamamento que a coloca em condição de herege "Blasfêmia, serias tu a segunda, a outra, meu outro?". Nesse mesmo trecho, o autor transfere parte da culpa a amada.

    LETRA A