-
Um modelo tipicamente contém elementos que são instanciados a partir de um metamodelo.
O papel típico de um metamodelo é definir a semântica para a forma de modelar elementos dentro de um modelo sendo instanciado.
Um modelo captura uma visão de um sistema físico. Um modelo é uma abstração do sistema com um certo propósito.
Fonte: Professores Diego Carvalho e Fernando Pedrosa, Estratégia Concursos.
Gabarito: Correta.
-
Alguma fonte sem ser esses professores que só repetiram o que tem no enunciado de uma forma diferente?
-
Não sei se serve como fonte para inserir aqui, mas encontrei um trecho de uma tese para doutorado que pode ajudar nesta questão.
(...)Um modelo captura uma visão de um sistema físico. Um modelo é uma abstração do sistema com um certo propósito, como descrever aspectos estruturais ou comportamentais do software. Este propósito determina o que deve ser incluído no modelo e o que é irrelevante.Assim o modelo descreve completamente aqueles aspectos do sistema físico que são relevantes ao propósito do modelo, no nível apropriado de detalhe.
Um metamodelo define uma linguagem para expressar modelos. O papel de um metamodelo é o de definir a semântica para modelar elementos dentro de um modelo sendo instanciado, dessa forma um modelo é uma instância de um metamodelo.
Link: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/56847/000860088.pdf?sequence=1
GILLEANES THORWALD ARAUJO GUEDES
Um Metamodelo UML para a Modelagem de Requisitos em Projetos de Sistemas Multiagentes
Profa. Dra Rosa Maria VicariOrientadora
-
O papel típico de um metamodelo é definir a semântica para a forma de modelar elementos dentro de um modelo sendo instanciado. Um modelo captura uma visão de um sistema físico. Um modelo é uma abstração do sistema com um certo propósito.
fonte: https://d3eaq9o21rgr1g.cloudfront.net/aula-temp/598545/0/curso-97611-aula-01-v1.pdf?Expires=1623440830&Signature=S9TqyI6E4fh80AVqHQ8YBno9UpbgrU~zHFUgSHT8~RbJS2NEcru08Ac2u95fMxtnN-HlgVk4RZCsKfy6NiQM5HkdAR7L5bxtrsUB~1LY4HP3sAecZTrnHyFQrpQSKJIkQ3ncGIalxC5TvUdG-u-nEngvtDXrai58rIba00bYKrZU0ZGLkcbwIXAa~6qcmjRT68hdekZ8ysjRgG5eiS9cbNrFyCHB6EaEkkPmdRbgs3rQC1S5IIEnudPDsA~PI0Y~pWE4zIvBqHcCB5NDMYQoq3SWSpOkHLeFQ9UvR6J8JJlOz7HZWjgMlSPZ41s4ZBAn6j3QLVAiaN0-G1g2~7p8kA__&Key-Pair-Id=APKAIMR3QKSK2UDRJITQ
-
Eu entendi assim:
Em UML, o conceito de modelo envolve uma visão do sistema físico, ou seja, uma abstração do sistema com certo propósito,
Quando você quer representar algo abstrato(software) você precisa desenhar e pra uso você usa modelos.
A UML é um metamodelo, pois ela possui diversos diagramas capazes de modelar a própria linguagem.
Algo mais amplo
-
Modelo de Software
A modelagem de um software implica em criar modelos de software, mas o que é realmente um modelo de software? Um modelo de software captura uma visão de um sistema físico, é uma abstração do sistema com um certo propósito, como descrever aspectos estruturais ou comportamentais do software. Esse propósito determina o que deve ser incluído no modelo e o que é considerado irrelevante. Assim um modelo descreve completamente aqueles aspectos do sistema físico que são relevantes ao propósito do modelo, no nível apropriado de detalhe.
Fonte: UML 2 - Uma Abordagem Prática - Gilleanes T. A. Guedes - Novatec - Segunda Edição
Meta-Modelo
The meta-model determines how information is stored in the repository, how data can be accessed by tools and viewed by software engineers, how well data security and integrity can be maintained, and how easily the existing model can be extended to accommodate new needs.
Fonte: Software engineering: a practitioner’s approach / Roger S. Pressman.—5th ed.