SóProvas


ID
4847017
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

É inegável que podem existir práticas educativas na família, no trabalho, na mídia, no lazer e nas demais formas de convívio social; no entanto, a prática escolar distingue­-se das demais, por constituir-se em uma ação intencional, sistemática, planejada e continuada para o indivíduo durante um período contínuo e extenso de tempo. Nesse sentido, é correto afirmar que a função social da escola consiste em

Alternativas
Comentários
  • contribuir para que os alunos se apropriem dos conteúdos de maneira crítica e construtiva.

  • Esta questão exige que identifiquemos a alternativa correta sobre as ideias de Emile Durkheim.

     

    SINTETIZANDO O CONTEÚDO COBRADO:


    Para Dhurkheim, a escola tem como função educar um indivíduo, para que ele aprenda a conviver em sociedade, facilitando aos alunos o pleno entendimento sobre determinado assunto, permitindo que eles assimilem direta e criticamente suas atitudes dentro de uma sociedade tão diferente socialmente. 

     

    Segundo Durkheim, o papel da ação escola é formar um cidadão que tomará parte do espaço público. Não somente o desenvolvimento individual do aluno.

     

    Nesse sentido, a escola tem como papel social a tarefa de, principalmente, encaminhar ações por meio de processos educativos que venham despertar o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas do indivíduo, capacitando-o a tornar um cidadão, participativo na sociedade em que vive.

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:


    Diante das alternativas apresentadas na questão, a única que está de acordo com o papel social da escola é a que expressa: “contribuir para que os alunos se apropriem dos conteúdos de maneira crítica e construtiva.".

     

    Analisemos os erros das demais alternativas:

     

    A) “passar informações aos seus alunos de modo que eles possam conviver em harmonia com os seus semelhantes na sociedade".

    ERRADA! O papel da escola não deve ser repassar conteúdo, mas encaminhar ações por meio processos educativos que venham despertar o compromisso social dos indivíduos.

     

    B) “preparar o indivíduo para o mercado de trabalho de tal forma que ele se torne um profissional de sucesso".

    ERRADA! Nesse pensamento o indivíduo está atuando apenas de maneira individualizada e não socialmente. Lembre-se que o papel social da escola deve ser formar cidadãos, participativos na sociedade em que vivem.

     

    D) “servir, indistintamente, a todas as classes sociais, por constituir-se em uma instituição suprassocial".

    ERRADA! Ao indivíduo não cabe servir indistintamente as classes sociais, mas através de suas potencialidades físicas, cognitivas e afetivas ser um cidadão participativo na sociedade.

     

    E) “formar talentos que sejam capazes de contribuir para o desenvolvimento da sociedade e para a produção de riquezas ao país".

    ERRADA! O indivíduo deve contribuir para o desenvolvimento da sociedade, mas seu foco não deve ser a geração de riqueza para o país, mas vincular seu trabalho as práticas sociais benéficas à sociedade.

     

     

    GABARITO: ALTERNATIVA “C".

  • .Letra C. A construção e o desenvolvimento da Criticidade é primordial para conviver e produzir alunos e cidadãos capazes de interagir com os conteúdos ao mesmo tempo que desenham a dimensão social do sujeito.