Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade se refere ao modo como diferentes Ciências se articulam a fim de investigar, analisar e/ou intervir sobre determinado objeto de estudo. São formas de integrar diferentes áreas do conhecimento para um propósito comum – como os atendimentos dentro das equipes de saúde.
Na multidisciplinaridade, mais de uma área de conhecimento em um determinando projeto ou propósito, mas cada uma destas disciplinas mantém seus métodos e teorias em perspectiva. Serve para resolver problemas imediatos e não possui foco na articulação e nos ganhos colaborativos.
Na interdisciplinaridade mais de uma disciplina se une em um projeto comum, com um planejamento que as relacione. Durante o processo, estas áreas trocam conhecimentos e enriquece ainda mais as possibilidades. Como resultado, há um novo saber, menos fragmentado e mais dinâmico.
Já a transdisciplinaridade envolve um nível bem superior e complexo de integração contínua e ininterrupta dos conhecimentos tal como conhecemos hoje. Neste caso, não há mais disciplinas segmentadas, mas o propósito da vida e do conhecimento é a relação complexa dos diversos saberes sendo que nenhum é mais importante que o outro. É um processo dialógico onde as relações disciplinares não estão mais em foco, não são mais importantes.
Assim sendo, vários profissionais atendendo o mesmo paciente de maneira independente do atendimento realizado pelos outros, é, de fato, um atendimento multidisciplinar.
Gabarito do Professor: Letra A.