SóProvas


ID
4847272
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um psicólogo trabalha em um hospital no qual uma mulher dá entrada em decorrência de uma fratura em uma das costelas. Ao interagir com a paciente, o psicólogo tem a impressão de que pode se tratar de episódio de violência doméstica. Nessa situação, o psicólogo deve

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a Lei 13.931, qualquer profissional de saúde, seja de serviço público ou privado, que atenda vítimas de violência doméstica, sejam casos confirmados ou apenas indícios, tem a obrigação de comunicar à autoridade policial, no prazo de 24 horas para, além de serem tomadas as providências cabíveis, também ser registrada para fins estatísticos. 
    Assim sendo, a alternativa mais próxima seria a "E", no entanto não há a exigência da notificação ser direcionada exclusivamente à Delegacia da Mulher, que por sinal, não está presente em todas as cidades brasileiras.
    Nesse sentido, considero a questão sem gabarito correto.
    Gabarito da Banca: Letra C.
    Gabarito do Professor: SEM RESPOSTA CORRETA.


  • Questão: Um psicólogo trabalha em um hospital no qual uma mulher dá entrada em decorrência de uma fratura em uma das costelas. Ao interagir com a paciente, o psicólogo tem a impressão de que pode se tratar de episódio de violência doméstica.Nessa situação, o psicólogo deve:

    Interpretação: Observem que somente diz haver a impressão de se tratar de episódio de violência doméstica. Portanto, não é razoável iniciar comunicação de denúncia sem antes ampliar a investigação do suposto fato e, por conseguinte, realizar as comunicações/ações necessárias.

    A letra c é a que mais se harmoniza ao contexto narrado da questão.