SóProvas


ID
4847290
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um psicólogo atende um paciente em situação de internação hospitalar para dependência por abuso de heroína. O paciente relata que está tomando metadona e está abstinente de heroína há 3 meses. Essa condição caracteriza um quadro de remissão em

Alternativas
Comentários
  • A Palavra chave foi INTERNAÇÃO HOSPITALAR . Correta E.

    Segundo a Resolução RDC ANVISA nº. 29/11 (que modifica a citada de 2001) comunidades terapêuticas são instituições que prestam serviços de atenção a pessoas com transtornos decorrentes do uso, abuso ou dependência de substâncias psicoativas, em regime de residência, tendo como principal instrumento terapêutico a convivência entre os pares. São unidades que têm por função a oferta de um ambiente protegido, técnica e eticamente orientados, que forneça suporte e tratamento aos usuários abusivos e/ou dependentes de substâncias psicoativas, durante período estabelecido de acordo com programa terapêutico adaptado às necessidades de cada caso. Oferece uma rede de ajuda no 80 processo de recuperação das pessoas, resgatando a cidadania, buscando encontrar novas possibilidades de reabilitação física e psicológica, e de reinserção social.

    http://www.cvs.saude.sp.gov.br/zip/Manual%20Inteiro.pdf

  • Não entendi a relação internação hospitalar com comunidade terapêutica. Muito menos a noção de que seja um ambiente "protegido". A maioria sequer possui profissionais da saúde em seu quadro. A metadona pode ser utilizada como terapia de substituição à heroína. Um ambiente protegido seriam locais de "uso assistido" que não são legalizados no Brasil.

  • Ambiente Protegido refere-se a um especificador do DSM V: lugar no qual o indivíduo encontra-se e não possui acesso à substância da qual é ou era dependente. Como a questão refere que ele se encontra em internado em uma instituição hospitalar, conclui-se que não está acessando/ fazendo uso de heroína.