SóProvas


ID
4847296
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma equipe multiprofissional, da qual participa um psicólogo, é solicitada a elaborar um relatório multidisciplinar sobre o atendimento oferecido a uma paciente, em regime ambulatorial, por um período de dois meses. Nessas circunstâncias, a orientação do Conselho Federal de Psicologia é que

Alternativas
Comentários
  • o psicólogo, em suas conclusões, poderá recomendar o encaminhamento, a orientação e a sugestão de continuidade do atendimento ao paciente.

  • A a análise dos dados seja feita em conjunto, de modo a contemplar o princípio de integralidade. A INTEGRALIDADE AQUI ESTÁ LIGADO A UM DOS PRINCIPAIS EIXOS DO SUS.

    B o psicólogo, em suas conclusões, poderá recomendar o encaminhamento, a orientação e a sugestão de continuidade do atendimento ao paciente.

    C o psicólogo desconsidere o registro documental, porque a atuação específica de cada profissional é secundária no contexto de um relatório multiprofissional.

    D o Código de Ética do Psicólogo se sobreponha aos dos demais profissionais envolvidos, por estar o psicólogo mais qualificado para a compreensão integral do caso.

    E a descrição dos procedimentos e/ou técnicas privativas da Psicologia adotados pelo psicólogo no contexto multiprofissional seja facultativa.

  • A questão requer conhecimentos acerca do relatório multidisciplinar em  consonância às orientações técnicas do Conselho Federal de Psicologia.


    O Conselho Federal de Psicologia instituiu a Resolução nº 06/2019 para normatizar a elaboração de documentos psicológicos - revogando a antiga Resolução 07/2003. Todo psicólogo deverá seguir os preceitos éticos e técnicos contidos nesta resolução no momento da formulação dos seus documentos. 

     São 05 tipos de documento que o profissional pode realizar, de acordo com o art. 8º da Resolução 06/2019: 

    I - Declaração; 

    II - Atestado Psicológico; 

    III - Relatório: 

       a) Psicológico; 

       b) Multiprofissional; 

    IV - Laudo Psicológico; 

    V - Parecer Psicológico


    A questão solicita os requisitos destinados a realização do relatório multiprofissional.

    De acordo com a Resolução, o relatório tem como finalidade comunicar a atuação profissional em diferentes processos de trabalho, podendo conter orientações, recomendações, encaminhamentos e intervenções frente ao caso descrito. Não tem como finalidade produzir diagnóstico psicológico. Trata-se de uma exposição escrita, descritiva e circunstanciada considerando os condicionantes históricos e sociais da pessoa. Basicamente o profissional explicita a demanda, os procedimentos e o raciocínio técnico-científico, bem como suas conclusões e/ou recomendações.

    Vamos às alternativas:

    A) INCORRETA


    O psicólogo deve respeitar os aspectos confidenciais do paciente, de forma que existe determinados conteúdos psíquicos que não estão relacionados ao progresso do tratamento do cliente e expô-lo junto com a equipe trará consequências negativas, além de constituir falha ética do profissional, conforme o código de ética (Resolução 10/2005):


    Art. 6º – O psicólogo, no relacionamento com profissionais não psicólogos:


     b) Compartilhará somente informações relevantes para qualificar o serviço prestado, resguardando o caráter confidencial das comunicações, assinalando a responsabilidade, de quem as receber, de preservar o sigilo.


    Art. 9º – É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional.


    B) CORRETO


    É a literalidade do conceito de relatório profissional, disposto no Art. 11 da Resolução 06/2019:


    "o relatório tem como finalidade comunicar a atuação profissional em diferentes processos de trabalho, podendo conter orientações, recomendações, encaminhamentos e intervenções frente ao caso descrito. "


    C) INCORRETO


    De acordo com a Resolução 05/2010, o psicólogo é obrigado a realizar o registro documental originado de todo atendimento psicológico. Além disso, dispõe no art 11 da Resolução 06/2019:

    (o relatório profissional):


    “II - Deve ser construído com base no registro documental elaborado pela(o) psicóloga(o), em conformidade com a Resolução CFP n.º 01/2009 ou resoluções que venham a alterá-la ou substituí-la" (essa Resolução foi alterada pela Resolução 05/2010


    D) INCORRETO


    De acordo com o Art. 12 da Resolução 06/2019 o psicólogo deve respeitar a ética de todos os profissionais envolvidos:


    "Art. 12 O relatório multiprofissional é resultante da atuação da(o) psicóloga(o) em contexto multiprofissional, podendo ser produzido em conjunto com profissionais de outras áreas, preservando-se a autonomia e a ética profissional dos envolvidos"


    E) INCORRETO 


    De acordo com os parágrafos 3º, 4º e 5º do Art 11, da Resolução 06/2019, o psicólogo deve descrever os procedimentos e técnicas utilizadas, mas de forma separada dos outros profissionais:


    § 3.º Neste item, a(o) psicóloga(o), autora(or) do documento, deve descrever as informações sobre o que motivou a busca pelo processo de trabalho multiprofissional, indicando quem forneceu as informações e as demandas que levaram à solicitação do documento.


    § 4.º Devem ser apresentados o raciocínio técnico-científico, que justifica o processo de trabalho realizado pela(o) psicóloga(o) e/ou pela equipe multiprofissional, e todos os procedimentos realizados pela(o) psicóloga(o), especificando o referencial teórico que fundamentou suas análises e interpretações.


    § 5.º A descrição dos procedimentos e/ou técnicas privativas da Psicologia deve vir separada das descritas pelas (os) demais profissionais. 


    Gabarito da Professora: Letra B.


    Fontes:

    Resoluções:

    06/2019

    05/2010

    10/2005 (código de ética profissional)