SóProvas


ID
4847302
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Como profissional da saúde, o psicólogo, que atua em equipes interprofissionais na área hospitalar, pode ter, como uma de suas funções,

Alternativas
Comentários
  • Questão correta é a E.

    A interação é interdisciplinar quando alguns especialistas discutem entre si a situação de um paciente sobre aspectos comuns a mais de uma especialidade. É multidisciplinar quando existem vários profissionais atendendo o mesmo paciente de maneira independente.

  • Na cartilha de referências técnicas a psicólogos que atuam nos serviços hospitalares do SUS, tem-se que:

    "Esta escuta clínica da(o) psicóloga(o) hospitalar é ampliada a três diferentes grupos de atenção: pessoa assistida, família e instituição. Esta tríade configura um diferencial importante do trabalho da Psicologia dentro das instituições de saúde, em contraponto com a atuação na clínica, pois o foco central no sujeito adoecido ou em sofrimento preconiza um olhar ampliado à família do paciente como extensão dessa dor emocional e uma necessidade de interação efetiva com a equipe de saúde que acompanha o caso. "

  • De acordo com a Resolução do CFP N° 013/2017, o psicólogo hospitalar:
    - Atua em instituições de saúde, participando da prestação de serviços de nível secundário ou  terciário da atenção a saúde. 
    - Atua também em instituições de ensino superior e/ou centros de estudo  e de pesquisa, visando o aperfeiçoamento ou a especialização de profissionais em sua área de  competência, ou a complementação da formação de outros profissionais de saúde de nível médio ou  superior, incluindo pós graduação lato e stricto sensu. 
    - Atende a pacientes, familiares e/ou  responsáveis pelo paciente; membros da comunidade dentro de sua área de atuação; membros da  equipe multiprofissional e eventualmente administrativa, visando o bem estar físico e emocional do paciente; e, alunos e pesquisadores, quando estes estejam atuando em pesquisa e assistência. 
    - Oferece e desenvolve atividades em diferentes níveis de tratamento, tendo como sua principal tarefa  a avaliação e acompanhamento de intercorrências psíquicas dos pacientes que estão ou serão  submetidos a procedimentos médicos, visando basicamente a promoção e/ou a recuperação da saúde  física e mental. 
    - Promove intervenções direcionadas à relação médico/paciente, paciente/família, e paciente/paciente e do paciente em relação ao processo do adoecer, hospitalização e repercussões emocionais que emergem neste processo. O acompanhamento pode ser dirigido a pacientes em  atendimento clínico ou cirúrgico, nas diferentes especialidades médicas. Podem ser desenvolvidas  diferentes modalidades de intervenção, dependendo da demanda e da formação do profissional  específico; dentre elas ressaltam-se: atendimento psicoterapêutico; grupos psicoterapêuticos; grupos de psicoprofilaxia; atendimentos em ambulatório e Unidade de Terapia Intensiva; pronto atendimento; enfermarias em geral; psicomotricidade no contexto hospitalar; avaliação diagnóstica; psicodiagnóstico; consultoria e interconsultoria. 
    - No trabalho com a equipe multidisciplinar,  preferencialmente interdisciplinar, participa de decisões em relação à conduta a ser adotada pela  equipe, objetivando promover apoio e segurança ao paciente e família, aportando informações  pertinentes à sua área de atuação, bem como na forma de grupo de reflexão, no qual o suporte e  manejo estão voltados para possíveis dificuldades operacionais e/ou subjetivas dos membros da  
    equipe.

    GABARITO DA PROFESSORA: LETRA E

  • Letra B está errada pois,

    RESOLUÇÃO CFP N.º 013/2007

    O Psicólogo Hospitalar "atua em instituições de saúde, participando da prestação de serviços de nível secundário ou terciário da atenção a saúde."

  • Não deveria ser apenas com o médico, acredito que o melhor termo seria "equipe"