SóProvas


ID
4847308
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Entre os aspectos cognitivos associados à vivência de enfermidades graves, destacam-se as distorções cognitivas, particularmente as que envolvem sentimentos de impotência e culpa. Na abordagem cognitivo-comportamental, uma das técnicas mais efetivas para a identificação e modificação de pensamentos automáticos é a de

Alternativas
Comentários
  • Questionamento socrático também tem sido utilizado em , mais notavelmente como uma técnica de reconstrução cognitiva em  e . O propósito aqui é ajudar a revelar as suposições e evidências que sustentam o pensamento das pessoas e respeito de problemas.

    fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Questionamento_socr%C3%A1tico#Psicologia

    :^]

  • Questionamento socrático: Técnica de investigação que consiste em conduzir a um processo de reflexão e descoberta dos próprios valores.

    • Questionamento socrático:( descoberta guiada)- Levantamento de evidências que sustentam ou não a lógica do pensamento do paciente para que seja possível o desenvolvimento de interpretações alternativas

    • dessensibilização progressiva: Nessa técnica o cliente é treinado a relaxar, é colocado em contato com uma hierarquia de situações geradoras de ansiedade e é solicitado a relaxar enquanto imagina cada uma delas, assim o paciente atinge um estado de completo relaxamento, quando é exposto ao estímulo que provoca a resposta de ansiedade. Nesse caso a reação negativa de ansiedade é inibida pelo estado de relaxamento, num processo chamado de inibição recíproca.(Essa técnica foi criada por Joseph Wolpe)

    • espelhamento. A técnica de espelhamento na psicologia é a mais famosa de rapport. Como seu próprio nome já diz, esse método busca espelhar o comportamento da pessoa com quem estamos nos comunicando, criando uma conexão. Dessa maneira, replicamos sua postura, expressão facial, forma de falar, tom de voz, entre outros detalhes

    • aproximação sucessiva. Série de passos nos quais se exige gradualmente a emissão de respostas cada vez mais próximas de um comportamento alvo.

    • intenção paradoxal. A técnica da intenção paradoxal tenta confrontar o senso comum da pessoa a quem ela é aplicada. Assim, utilizando a intenção paradoxal na terapia, o paciente seria encorajado a fazer ou a desejar aquilo que ele teme (Frankl, 1984).

    Guerreira não chora, ama com fé- Noemi Badialli

  • Pensamentos automáticos são ideias prontamente disponíveis sobre um acontecimento ou uma situação, cujo conteúdo pode ser realístico ou distorcido. Neste último caso, tendem a ser disfuncionais (catastróficas, negativas), pois geram emoções e comportamentos perturbadores, como a esquiva fóbica, pois geram emoções perturbadoras e comportamentos destinados a neutralizá-los.

    Uma vez identiâcados (e registrados) os pensamentos automáticos e as distorções  cognitivas envolvidos, é feita uma análise dos erros de lógica inerentes às interpretações  catastróficas. Para tanto, é importante que o paciente considere tais pensamentos como meras hipóteses, ou no máximo crenças, e não fatos inquestionáveis.  A forma mais comum de corrigir tais erros de lógica é por meio do questionamento socrático. Nessa técnica, o paciente e o terapeuta fazem um exame das evidências que apoiam/suportam o pensamento automático e das evidências que são contrárias a ele. Dessa maneira, é possível descobrir formas alternativas de interpretar as sensações físicas.




    CORDIOLI, A. V. Psicoterapias : abordagens atuais/ Organizadores, Aristides Volpato  Cordioli, Eugenio Horacio Grevet. - 4. ed. - Porto Alegre : Artmed, 2019.

    Gabarito do Professor: Letra A.