SóProvas


ID
4847314
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No Brasil, afirma-se que a política de redução de danos, no contexto do abuso de substância,

Alternativas
Comentários
  • B entende que nem toda relação do homem com as drogas é problemática.

  • A questão requer conhecimentos acerca da política da redução de danos.


    A política da redução de danos consiste na adoção de práticas de intervenção voltadas para diminuição de fatores de risco de populações usuárias de álcool e outras drogas. Por essa política, o sujeito usuário é corresponsável pela adoção de medidas que visem não agravar sua saúde, resgatando sua autonomia e seus direitos como cidadão e como dono de seu próprio corpo.O foco da política está relacionado a diminuição das consequências do uso e não somente enfatizar a diminuição do uso em si.


    Vamos às alternativas:


    1. ERRADA

    Antes da política da redução de danos, existia no país ações voltadas para “guerra às drogas". Hoje em dia, sabe-se que tais ações não são benéficas para o usuário, pois não considera suas opiniões e vontades a respeito da sua vida e, ainda, muitos voltavam ao vício, justamente por terem sido obrigados a interromper radicalmente.


    1. CERTA

    Algumas drogas são lícitas e não constituem como vício em si. A política considera tais perspectivas e visa diminuir consequências negativas sob p consumo, como por exemplo, distribuição de seringas novas, campanhas para não dirigir alcoolizado, etc.


    1. ERRADA

    A política de redução de danos tem como uma de suas diretrizes não generalizar o uso de substâncias, considerando os aspectos individuais do sujeito, entendendo que nem toda droga será porta de entrada para outras e que nem todo sujeito inicia o uso com drogas recreativas. A ideia em si é olhar para a particularidade daquele sujeito.


    1. ERRADA

    O uso de substâncias não está relacionado a problemas morais. Podem constituir-se em diversos fatores, que perpassam a problemas familiares, psicológicos, sociais, entre outros. Não há como definir um fator específico.


    1. ERRADA

    Como a política de redução de danos entende que todo usuário deve ser atendido conforme sua singularidade, não há protocolos definidos que abarque toda a comunidade. Cada caso é um caso.


    Gabarito da Professora: Letra B.