Trata-se de uma questão sobre UML.
Vamos observar os itens da questão.
I. A UML faz diferença entre operação e métodos. Verdadeiro.
A UML faz diferença entre operação e método. Uma operação especifica um serviço que pode ser solicitado por qualquer objeto da classe para afetar o comportamento; um método é a implementação de uma operação [1].
II. Na UML uma operação é um serviço que você solicita de qualquer objeto de uma classe, enquanto um método é uma implementação específica da operação. Verdadeiro.
Vemos que isso é exatamente a definição posta no livro citado acima.
III. A UML consiste na notação para descrever cada aspecto de um projeto de software. Verdadeiro.
A UML é uma linguagem de notação utilizada para descrever projetos de sistemas. Notação no caso representa a forma, o jeito de se escrever, ilustrar, comunicar. Como é utilizada sempre a mesma notação, você vai conseguir entender um diagrama de classes por exemplo, assim que ver um, pois ele usará a mesma notação de todos os diagramas de classes que você já viu.
IV. A UML é única linguagem de modelagem reconhecida e aceita. Falso.
Existem outras linguagens, o item ficou falso ao afirmar que é a única.
Dica: Em situações com essa do último item, se vocês estiverem com dúvida, pode marcar como falso, e bastaria achar uma única linguagem também reconhecida que seu recurso estaria pronto. Mas como isso é muito difícil de acontecer, normalmente esse tipo de item que restringe bastante, está errado.
Fonte:
[1] BOOCH, Grandy; RUMBAUGH, James e JACOBSON, Ivar. UML: guia do usuário, página 131.
Gabarito do Professor: Letra D.
UML - é uma linguagem de modelagem software.
A UML faz diferença entre operação e métodos, uma operação é um serviço que você solicita de qualquer objeto de uma classe, enquanto um método é uma implementação específica da operação. A UML consiste na notação para descrever cada aspecto de um projeto de software. Ela não é a única linguagem de modelagem aceita, os criadores reuniram três linguagens de modelagens concorrentes: Booch, OMT e OOSE, para criar a UML - Linguagem de Modelagem Unificada.
FONTE:
Aprenda Programação Orientada a Objetos em 21 dias - Anthony Sintes p. 178
GABARITO - D