SóProvas


ID
4849048
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

As coagulopatias hereditárias são doenças hemorrágicas resultantes da deficiência de uma ou mais proteínas plasmáticas (fatores) da coagulação, devido a mutações nos genes que as codificam. Em relação às condutas que norteiam o tratamento odontológico desses pacientes, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • letra C

  • Segundo o MANUAL DE ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO A PACIENTES COM COAGULOPATIAS HEREDITÁRIAS do ministério da saúde:

    A - Dipirona e paracetamol estão dentre os medicamentos usualmente indicados para todos os grupos de pacientes com coagulopatias e trombopatias. Cuidado especial deve ser adotado na prescrição de paracetamol para pacientes com comprometimento hepático, considerando a redução da dosagem dos medicamentos.

    B - O uso de anestésicos com vasoconstritores é recomendado para a analgesia odontológica, exceto no caso de pacientes que apresentem comorbidades que o impeçam. Para a realização de anestesia infiltrativa ou interligamentosa, usualmente, não há necessidade da transfusão de plaquetas ou de fatores de coagulação, exceção feita à técnica de bloqueio do nervo alveolar inferior (troncular inferior).

    C - Em relação à técnica anestésica de bloqueio do nervo alveolar inferior, recomenda-se que sua utilização seja precedida por reposição dos fatores de coagulação, a fim de se elevar o fator deficiente a 30%. Esta recomendação é feita devido à possibilidade de sangramento na região retromolar, com presença de trismo e risco de asfixia. A prescrição dos fatores de coagulação deve ser feita exclusivamente pelo médico hematologista e, sempre que possível, após discussão do caso com o cirurgião-dentista responsável

    D- Sempre que possível, a anestesia troncular deve ser evitada, dando-se preferência às anestesias infiltrativas, intrapulpar e intraligamentar. As técnicas alternativas, tais como sedação com diazepam ou a analgesia com óxido nitroso podem ser empregadas para reduzir ou eliminar a necessidade de anestesia

    E- O controle da dor de origem odontológica nos pacientes portadores de coagulopatias deve ser feito com derivados de paracetamol ou dipirona. A aspirina e seus derivados são contra-indicados em função de sua atividade inibitória da agregação plaquetária.