SóProvas


ID
4849648
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto CG1A1-I

       Algumas das primeiras incursões pelos mundos paralelos ocorreram na década de 50 do século passado, graças ao trabalho de pesquisadores interessados em certos aspectos da mecânica quântica — teoria desenvolvida para explicar os fenômenos que ocorrem no reino microscópico dos átomos e das partículas subatômicas. A mecânica quântica quebrou o molde da mecânica clássica, que a antecedeu, ao firmar o conceito de que as previsões científicas são necessariamente probabilísticas. Podemos prever a probabilidade de alcançar determinado resultado ou outro, mas em geral não podemos prever qual deles acontecerá. Essa quebra de rumo com relação a centenas de anos de pensamento científico já é suficientemente chocante, mas há outro aspecto da teoria quântica que nos confunde ainda mais, embora desperte menos atenção. Depois de anos de criterioso estudo da mecânica quântica, e depois da acumulação de uma pletora de dados que confirmam suas previsões probabilísticas, ninguém até hoje soube explicar por que razão apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real. Quando fazemos experimentos, quando examinamos o mundo, todos estamos de acordo com o fato de que deparamos com uma realidade única e definida. Contudo, mais de um século depois do início da revolução quântica, não há consenso entre os físicos quanto à razão e à forma de compatibilizar esse fato básico com a expressão matemática da teoria.


Brian Greene. A realidade oculta: universos paralelos e as leis
profundas do cosmo. José Viegas Jr. (Trad.) São Paulo:
Cia das Letras, 2012, p. 15-16 (com adaptações).

Acerca das ideias e dos sentidos do texto CG1A1-I, julgue o próximo item.


De acordo com o texto, um aspecto da teoria quântica que recebeu menor atenção é a singularidade do real confrontada com a infinitude de possibilidades especuladas.

Alternativas
Comentários
  • "(...) ha outro aspecto da teoria quântica que nos confunde ainda mais, embora desperte menos atenção. Depois de anos (...), ninguém até hoje soube explicar por que razão apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real."

    Apenas uma resolução se torna real dentro de todas as possíveis, isto é, existe sim uma singularidade do real.

    GABARITO: CERTO

  • Correto.

    "ninguém até hoje soube explicar por que razão apenas uma das muitas resoluções possíveis...torna-se real"

  • Assertiva C

    De acordo com o texto, um aspecto da teoria quântica que recebeu menor atenção é a singularidade do real confrontada com a infinitude de possibilidades especuladas.

  • Li 3 vezes e não me dei conta disto: embora desperte menos atenção

    Pensei que "um aspecto da teoria quântica que recebeu menor atenção" tornasse a questão errada.

  • Gabarito controverso, no texto e na afirmativa o tempo do verbo receber muda. Para mim não tem o mesmo sentido falar que algo recebe pouca atenção e algo recebeu pouca atenção!
  • GABARITO CORRETO.

    há outro aspecto da teoria quântica que nos confunde ainda mais, embora desperte menos atenção. Depois de anos (....) ninguém até hoje soube explicar por que razão apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real. 

    #SereiPolicial

  • Gabarito correto.

    [...]um aspecto da teoria quântica que recebeu menor atenção é a singularidade do real =

    L 4-6 ''Essa quebra de rumo com relação a centenas de anos de pensamento científico já é suficientemente chocante, masoutro aspecto da teoria quântica que nos confunde ainda mais, embora desperte menos atenção. ''

    [...] ninguém até hoje soube explicar por que razão apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real. L -7-8

    ''embora'' - conjunção concessiva, que mesmo sendo contrário ao que diz na primeira oração não exclui-a.

    [...]confrontada com a infinitude de possibilidades especuladas.

    L 9-10 ''não há consenso entre os físicos quanto à razão e à forma de compatibilizar esse fato básico com a expressão matemática da teoria.''

    ''especuladas'': tentar entender através da razão; buscar entender de maneira de teórica.

  • "muitas resoluções possíveis" não é o mesmo que "...infinitude de possibilidades especuladas." Afffff....

  • Questão CERTA, mas se a banca quiser coloca como ERRADA.

    que recebeu menor atenção (PRETÉRITO PERFEITO) [Na afirmativa].

    desperte menos atenção (PRESENTE) [No texto].

    Cespe gosta de dificultar!

  • Compreensão Textual

    De acordo com o texto, um aspecto da teoria quântica que recebeu menor atenção é a singularidade do real confrontada com a infinitude de possibilidades especuladas.

    --> Análise do Trecho

    mas há outro aspecto da teoria quântica que nos confunde ainda mais, embora desperte menos atenção. [Qual é esse aspecto em? Vai mostrar agora] Depois de anos de criterioso estudo da mecânica quântica, e depois da acumulação de uma pletora de dados que confirmam suas previsões probabilísticas, ninguém até hoje soube explicar por que razão apenas uma [singularidade] das muitas resoluções possíveis [infinitude de possibilidades especuladas.] de qualquer situação que se estude torna-se real [real]

    "A disciplina é a maior tutora que o sonhador pode ter, pois ela transforma o sonho em realidade." 

  • A afirmação faz sentido ao texto!

    O que me pegou foi o termo "infinitude" porque, no texto, ele afirma "apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real". Pensei que muitas não era o mesmo de infinitas! Enfim...

  • Gab. C

    (...) Essa quebra de rumo com relação a centenas de anos de pensamento científico já é suficientemente chocante, mas há outro aspecto da teoria quântica que nos confunde ainda mais, embora desperte menos atenção. Depois de anos de criterioso estudo da mecânica quântica, e depois da acumulação de uma pletora de dados que confirmam suas previsões probabilísticas, ninguém até hoje soube explicar por que razão apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real.

    QUESTÃO: De acordo com o texto, um aspecto da teoria quântica que recebeu menor atenção é a singularidade do real confrontada com a infinitude de possibilidades especuladas.

  • Complicado essas questões ambiguas

  • Despertar atenção é a mesma coisa que receber atenção?

    O aspecto da quântica, segundo o texto, despertou menos atenção. O que isso significa? Que há outros aspectos que despertaram mais atenção que ele. E o que é despertar menos atenção? É chamar menos atenção que outra coisa.

    No entanto, despertar menos atenção não é a mesma coisa que receber menos atenção. Algo pode despertar menos atenção, mas receber mais atenção, por exemplo. Não necessariamente algo que desperta menos atenção, como dito no texto, recebe menos atenção.

    Nada foi dito no texto com relação a receber mais ou menos atenção (ter mais dedicação dos quânticos, por exemplo). Mas algo foi, sim, dito no texto, com relação a despertar mais ou menos atenção.

    Sentidos diferentes e a CESPE fazendo CESPICE.

  • Depois de anos de criterioso estudo da mecânica quântica, e depois da acumulação de uma pletora de dados que confirmam suas previsões probabilísticas, ninguém até hoje soube explicar por que razão apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real. 

    Para mim, houve extrapolação. Infinitude de possibilidades especuladas?? No texto diz "das muitas resoluções possíveis"

  • Questão correta! PESSOAS, isso é CESPE. Muitas vezes eu acerto a questão sem concordar com a reposta. Eles buscam criar dúvida na nossa cabeça e, muitas vezes, beiram a extrapolação, chegando até a perpassar por ela. Vejam: apenas uma das muitas resoluções possíveis (texto).  Infinitude de possibilidades especuladas (questão). O limite perigoso deles: Muitas = infinitude. Possibilidades = resoluções possíveis.

    Isso deixa a banca com o "poder da carta coringa". Como o limite é muito próximo, às vezes fica quase impossível diferençar, com convicção, uma maneira diferente de dizer da extrapolação propriamente dita.

  • Pensei assim

    ....mas há outro aspecto da teoria quântica que nos confunde ainda mais, embora desperte menos atenção. (texto) = teoria quântica que recebeu menor atenção (resposta)

    Quando fazemos experimentos, quando examinamos o mundo, todos estamos de acordo com o fato de que deparamos com uma realidade única e definida (texto)= singularidade do real (resposta)

    Podemos prever a probabilidade de alcançar determinado resultado ou outro, mas em geral não podemos prever qual deles acontecerá (texto) = a infinitude de possibilidades especuladas. (resposta)

  • ", mas há outro aspecto da teoria quântica que nos confunde ainda mais, embora desperte menos atenção".

    "ninguém até hoje soube explicar por que razão apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real."

    Ou seja, condiz com a singularidade (Uma resolução). e se confronta com as infinitas possíveis resoluções.

  • Aqui tem coragem ! rsrs

  • (...)mas há outro aspecto da teoria quântica que nos confunde ainda mais, embora desperte menos atenção. (...) ninguém até hoje soube explicar por que razão apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real. Quando fazemos experimentos, quando examinamos o mundo, todos estamos de acordo com o fato de que deparamos com uma realidade única e definida. Contudo, mais de um século depois do início da revolução quântica, não há consenso entre os físicos quanto à razão e à forma de compatibilizar esse fato básico com a expressão matemática da teoria. = infinitas possibilidades.

    um aspecto da teoria quântica que recebeu menor atenção é a singularidade do real confrontada com a infinitude de possibilidades especuladas (CERTO)

  • (...) embora desperte menos atenção. Depois de anos de criterioso estudo da mecânica quântica, e depois da acumulação de uma pletora de dados que confirmam suas previsões probabilísticas, ninguém até hoje soube explicar por que razão apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real.

    Essa é a singularidade do real confrontada com a infinitude de possibilidades.

  • ...Mas é no mínimo duvidoso achar que "muitas resolucões possíveis" se restringe ao "infinito"

    Acertei pelo sentido completo da assertiva...

    Cespe tem vários grupos de examinadores, torcer para que não caia esse grupo no nosso.

    Questões bizonhas...

  • Eu achei que se tratava de uma extrapolação... Na prova eu deixaria essa questão em branco sem pensar 2x

  • O fato de se ter "muitas resoluções possíveis" não quer dizer um "infinitude de possibilidades".

  • Essa quebra de rumo com relação a centenas de anos de pensamento científico já é suficientemente chocante, mas há outro aspecto da teoria quântica que nos confunde ainda mais, embora desperte menos atenção.

    Depois de anos de criterioso estudo da mecânica quântica, e depois da acumulação de uma pletora de dados que confirmam suas previsões probabilísticas, ninguém até hoje soube explicar por que razão apenas uma (singularidade) das muitas resoluções possíveis (infinitude de possibilidades especuladas) de qualquer situação que se estude torna-se real.

    Pletora (sentido figurado) = superabundância ou excesso de qualquer coisa

    Espero que o comentário não tenha sido irrelevante.

  • Falar que algo que despertou menos atenção é a mesma coisa de algo que recebeu menos atenção, no meu ponto de vista, é extrapolação. Pode muito bem ser um fato que despertou menos atenção das pessoas, mas pode ter recebido atenção dos cientistas, físicos, pesquisadores. Despertar e receber são verbos que expressam ações diferentes.

    Mas enfim,segue o jogo, agora nas proximas é tentar adivinhar o raciocínio do examinador.

  • Fiquei na dúvida e errei por conta do enunciado afirmar que há uma "infinitude" de possibilidades especuladas e no texto afirmar que há "muitas" resoluções possíveis.

    Não consegui enxergar "Infinitude" e "Muitas" como sinônimos.

    Infinitude nunca tem fim em relação às resoluções possíveis, muitas há um limite nas resoluções possíveis.

    Se alguém puder tirar essa dúvida, eu agradeço.

  • Esse último texto é H O R R Í V E L. affff céus.....

  • Inaceitável esse gabarito. Vejamos:

    "ninguém até hoje soube explicar por que razão apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real."

    "muitas resoluções possíveis" não é a mesma coisa que "infinitude de possibilidades" proposta pela questão.

    Em nenhum momento essa ideia de infinito foi passada no texto e é engraçado ver alguns defendendo um gabarito desse.

    Lamentável.

  • Gabarito: CERTO

    Respondi com base nesse período do texto: "Depois de anos de criterioso estudo da mecânica quântica, e depois da acumulação de uma pletora de dados que confirmam suas previsões probabilísticas, ninguém até hoje soube explicar por que razão apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real."

  • Texto:"(...) mas há outro aspecto da teoria quântica que nos confunde ainda mais, embora desperte menos atenção. (...) por que razão apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real."

    Questão: De acordo com o texto, um aspecto da teoria quântica que recebeu menor atenção é a singularidade do real confrontada com a infinitude de possibilidades especuladas.

  • Discordo. "embora desperte menos atenção"

    Desperta atenção se potrai no tempo, ou seja, em qualquer época que seja estudada não terá muita relevância para os estudiosos.

    Recebeu menos atenção é muito restritiva, pode-se interpretar que apenas naquele momento não foi relevante e que hoje isso mudou.

  • Você precisa estar em conexão direta com Brian Greene para inferir isso..... Acertei, mas com um cagaço que não cabe na mão.

  • Para mim, a única parte questionável na questão é a relação de DESPERTAR com RECEBER.

    O texto traz que uma parte da mecânica quântica desperta menos atenção, mas não que recebeu (passado) menos atenção. Fora isso, achei a questão correta - vejamos:

    "...menor atenção é a singularidade do real confrontada com a infinitude de possibilidades especuladas."

    A banca trouxe o que está no texto, vejam:

    "...ninguém até hoje soube explicar por que razão apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real. "

    Abraço!

  • Pra quem é de exatas (infelizmente acho que o texto favorece de quem tem um pouco de leitura sobre a área) sabe que a mecânica quântica é uma ciência repleta de equações em que apenas algumas podem explicar o real sentido do universo.

  • Tem nada de confrontação aí.

  • GABARITO: CERTO.

    Segue as palavras relacionadas - por corres - no texto com as palavras que constam na questão.

    " (...) mas há outro aspecto da teoria quântica que nos confunde ainda mais, embora desperte menos atenção. Depois de anos de criterioso estudo da mecânica quântica, e depois da acumulação de uma pletora de dados que confirmam suas previsões probabilísticas, ninguém até hoje soube explicar por que razão apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real."

    De acordo com o texto, um aspecto da teoria quântica que recebeu menor atenção é a singularidade do real confrontada com a infinitude de possibilidades especuladas.

    Não desista! Deus está contigo.

  •  Essa quebra de rumo com relação a centenas de anos de pensamento científico já é suficientemente chocante, mas há outro aspecto da teoria quântica que nos confunde ainda mais, embora desperte menos atenção.

  • Ainda não concordo com o gabarito, no meu ponto de vista ocorreu uma extrapolação "singularidade do real confrontada com a infinitude de possibilidades especuladas.", não consigo entender que "Infinitude" caiba em "uma de muitas"... "apenas uma das muitas resoluções possíveis"

    Inifitude = Qualidade daquilo que não tem fim

  • Oxe, acho que desaprendi ler texto nesse formato. Tenho certeza que se fosse no formato de "coluna" eu teria visto essa bagaça.

  • " .... embora desperte menos atenção." o que vem depois é só pra encher de linguiça, a parte que nós interessa é essa: "...não há consenso entre os físicos quanto à razão e à forma de compatibilizar esse fato básico com a expressão matemática da teoria."

    De acordo com o texto, um aspecto da teoria quântica que recebeu menor atenção é a singularidade do real (=fato básico) confrontada (=compatibilizar) com a infinitude de possibilidades especuladas. (= expressão matemática da teoria = previsões probabilísticas)

    Falou a mesma coisa, só escreveu diferente. Logo, gabarito CORRETO.

  • (ASSERTIVA) De acordo com o texto, um aspecto da teoria quântica que recebeu menor atenção é a singularidade do real confrontada com a infinitude de possibilidades especuladas.

    [...] mas há outro aspecto da teoria quântica que nos confunde ainda mais, embora desperte menos atenção.

    [...] ninguém até hoje soube explicar por que razão apenas uma (SINGULARIDADE) das muitas resoluções possíveis (INFINITUDE DE POSSIBILIDADES ESPECULADAS) de qualquer situação que se estude torna-se real (DO REAL).

  • A duvida minha era só a parte que diz: a infinitude de possibilidades no comando da questão, pois no texto não abre espaço para essa interpretação.

    (Podemos prever a probabilidade de alcançar determinado resultado ou outro. )

  • entende nada! rsrsrs

  • Senhores, questão um pouco complicada, mas não impossível. Vamos lá:

    Essa quebra de rumo com relação a centenas de anos de pensamento científico já é suficientemente chocante, mas há outro aspecto da teoria quântica que nos confunde ainda mais, embora desperte menos atenção.

    Qual é esse outro aspecto da teoria? Será dito no próximo período!

    "...ninguém até hoje soube explicar por que razão apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real"

    Vejam: apenas uma (singularidade) de muitas resoluções se tornam reais, isso é o que nos confunde e que, mesmo assim, chamou menos atenção!

    Portanto, a assertiva "um aspecto da teoria quântica que recebeu menor atenção é a singularidade do real confrontada com a infinitude de possibilidades especuladas." está CORRETA

  • Gabarito - CERTO.

    Compreenção Total de Texto. Realmente Cespe trabalhando cada vez mais em " tem que ler o texto e averiguar com cautela".

    Vejamos;

    (...) embora desperte menos atenção.  Depois de anos de criterioso estudo da mecânica quântica, e depois da acumulação de uma pletora de dados que confirmam suas previsões probabilísticas, ninguém até hoje soube explicar por que razão apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real.

    Lendo com atenção, percebe-se que, temos que ter a ideia depois do período --> "(...)embora desperte menos atenção."

    Para então termos a noção de que realmente a teoria quântica teve menos atenção ao que se refere a singularidade real.

    Pensei dessa forma!

    Bons estudos!!

    .

  • GAB CERTO

    Depois de anos de criterioso estudo da mecânica quântica, e depois da acumulação de uma pletora de dados que confirmam suas previsões probabilísticas, ninguém até hoje soube explicar por que razão apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real.

  • Essa quebra de rumo com relação a centenas de anos de pensamento científico já é suficientemente chocante, mas há outro aspecto da teoria quântica que nos confunde ainda mais, embora desperte menos atenção. Depois de anos de criterioso estudo da mecânica quântica, e depois da acumulação de uma pletora de dados( INFINITUDE DE POSSIBILIDADES ESPECULADA)que confirmam suas previsões probabilísticas, ninguém até hoje soube explicar por que razão apenas uma (SINGULARIDADE)das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real.

  • Cespe é um universo paralelo. A gente que lute para aprender as "leis" profundas do seu cosmo.

  • Para o CESPE, infinitude agora é sinônimo de muitas, kkkkkkk, a gente se mata de estudar e ai vem uma questão dessas.... não dá para competir com os caprichos dessa banca não.......

  • Ao meu ver, "[...]até hoje soube explicar por que razão apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real." não fala que existem infinitas resoluções. Embora eu saiba, como físico que sou, que muitos sistemas apresentam infinitas soluções, essa informação não está presente no texto.

  • Gente além de discutirem em si, peçam comentários dos professores, a gente paga pra isso.

  • Rodrigo Gomes e FF Quero Café mataram a questão. É só ir nos comentários deles.

  • "(...) ha outro aspecto da teoria quântica que nos confunde ainda mais, embora desperte menos atenção. Depois de anos (...), ninguém até hoje soube explicar por que razão apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real."

    Ok. Entendi. Mas errei porque pensei o seguinte: Despertar menos a atenção é diferente de RECEBER menos atenção.

    Quem faz muita prova do Cespe acaba se viciando nessas diferenças sutis. Aí um dia um examinador deles resolve fazer um serviço "mais grosso", quem está habituado a minúcias, se ferra.

    Não adianta chorar.

  • o cespe anda um pouco drogado

  • Professora isabel,cade você lindona?

  • acertei, foi tranquilo.

  • A questão fala em infinita possibilidades,o texto fala em muitas. São coisas diferentes.

  • Releia o texto, galera, não façam sem reler!

    Eu li a questão, marquei, por ora, errado, aí, fui no texto para confirmar e, então, troquei o gabarito para certo.

    RELEIAM!

  • Essa é mais uma das diversas questões em que o CESPE dá o gabarito que quiser...

  • ✅ GABARITO: CERTO

    Essa quebra de rumo com relação a centenas de anos de pensamento científico já é suficientemente chocante, mas há outro aspecto da teoria quântica que nos confunde ainda mais, embora desperte menos atenção.Depois de anos de criterioso estudo da mecânica quântica, e depois da acumulação de uma pletora de dados que confirmam suas previsões probabilísticas, ninguém até hoje soube explicar por que razão apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real.

  • Não tem professor pra comentar nessa joça mais não??Toda questão agora tem que pedir comentário deles?

  • "Essa quebra de rumo com relação a centenas de anos de pensamento científico já é suficientemente chocante, mas há outro aspecto da teoria quântica que nos confunde ainda mais, embora desperte menos atenção. Depois de anos de criterioso estudo da mecânica quântica, e depois da acumulação de uma pletora de dados que confirmam suas previsões probabilísticas, ninguém até hoje soube explicar por que razão apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real."

  • Prova corrigida: https://www.youtube.com/watch?v=8xfYUTc7cTI

  • Não sei de onde a assertiva retira essas "infinitas" especulações

  • ...mas há outro aspecto da teoria quântica que nos confunde ainda mais, embora desperte menos atenção.

    ...ninguém até hoje soube explicar por que razão apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real....

    Gabarito correto.

  • ''aspecto da teoria quântica que recebeu menor atenção é a singularidade do real confrontada com a infinitude de possibilidades especuladas.''

    Forçou a barra dmsssssss, bichooo...Quem marcou ''certo'' com toda certeza é o cara, pq namoral....

  • levei uns 5 minutos mas acertei, na hora da prova eu deixaria em branco e se desce tempo voltava e fazia

  • "despertar menos atenção" e "receber menos atenção" são coisas diferentes, na minha opinião...

  • Na prova eu deixaria em branco, como fiz no meu simulado. Mas achei controverso dizer que algo que recebeu menos atenção ter o mesmo significado de algo que recebeu MENOR atenção.

  • Achei controverso porque não entendo que algo que "desperte menos atenção" NECESSARIAMENTE RECEBEU menor atenção

  • Enunciado muito confuso aff

  • Questão bizarra!

  • Tem que ler com muita atenção que vai perceber. Apartir do 5° período para o final.

  • INFINITUDE DE POSSIBILIDADES = MUITAS RESOLUÇÕES POSSÍVEIS?

    SEI NÃO VIU?

  • INFINITUDE: característica ou particularidade do que é infinito; que não tem fim.

    Querer entender "muitas resoluções possíveis" como "infinitude de possibilidades" é no mínimo bizarro.

  • O texto em si já é complicado de se entender.

  • Depois de anos de criterioso estudo da mecânica quântica, e depois da acumulação de uma pletora de dados que confirmam suas previsões probabilísticas, ninguém até hoje soube explicar por que razão apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real

  • deveria ser abolido dos concursos esse tópico ,pois vai entender o que o examinador pensa!! interpretação de texto é igual religião cada um tem a sua...

    quando nos tornamos servidores ,nem precisa disso ,pois temos q fazer o que a lei manda e não o que vc interpretar.

  • Certo

    Essa quebra de rumo com relação a centenas de anos de pensamento científico já é suficientemente chocante, mas há outro aspecto da teoria quântica que nos confunde ainda mais, embora desperte menos atenção. Depois de anos de criterioso estudo da mecânica quântica, e depois da acumulação de uma pletora de dados que confirmam suas previsões probabilísticas, ninguém até hoje soube explicar por que razão apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real. Quando fazemos experimentos, quando examinamos o mundo, todos estamos de acordo com o fato de que deparamos com uma realidade única e definida. Contudo, mais de um século depois do início da revolução quântica, não há consenso entre os físicos quanto à razão e à forma de compatibilizar esse fato básico com a expressão matemática da teoria.

  • E VCS ACHAM QUE O CESPE VAI FACILITAR NOSSA VIDA COLOCANDO UM TEXTO DA BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES.

  • Como disse nosso amigo num comentário passado...quando a banca diz "de acordo com o texto"... é pra marcar certo.

  • A missão da banca nesse terra é fazer eu arrancar cada fio de cabelo da cabeça!

    peloamordedeux!!!

  • CORRETO, O texto destaca que a singularidade da realidade em relação a amplitude de possibilidades é algo que dão pouca atenção.

  • Li, reli, treli e p.n entendi.

  • correto? isso aqui é o que a cespe define como NÃO DAR ATENÇÃO? >>>> "Depois de anos de criterioso estudo da mecânica quântica, e depois da acumulação de uma pletora de dados que confirmam suas previsões probabilísticas, ninguém até hoje soube explicar por que razão apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real."

  • Na minha opinião, apenas não houve, até hoje, ninguém no mundo capaz de solucionar essa equação, conforme indicado no texto "...ninguém até hoje soube explicar...". É diferente de ter recebido menos atenção, receber atenção, recebeu, só não foi suficiente. Complicado!

  • "(...) há outro aspecto da teoria quântica que nos confunde ainda mais, embora desperte menos atenção. Depois de anos (...), ninguém até hoje soube explicar por que razão apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real."

    Somente uma solução se torna real dentro de todas as possíveis, ou seja, existe uma singularidade do real.

    GABARITO: CERTO

  • GAB. CERTO

    ``Podemos prever a probabilidade de alcançar determinado resultado ou outro, mas em geral não podemos prever qual deles acontecerá.``

    CONFRONTO COM AS INFINITUDES DE POSSIBILIDADES !

  • Esse examinador estava maconhado, só pode!!!

  • Questão massa.

  • Questão correta.

    É possível identificar a resposta nesse trecho do texto ...Depois de anos de criterioso estudo da mecânica quântica, e depois da acumulação de uma pletora de dados que confirmam suas previsões probabilísticas, ninguém até hoje soube explicar por que razão apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real...

  • Questão extrapolou totalmente.

    Muitas possibilidades é diferente de infinitas possibilidades.

  • CERTO

    Essa quebra de rumo com relação a centenas de anos de pensamento científico já é suficientemente chocante, mas há outro aspecto da teoria quântica que nos confunde ainda mais...

  • De acordo com o texto,

    um aspecto da teoria quântica que recebeu menor atenção

    linha 05 "mas há outro aspecto da teoria quântica que nos confunde ainda mais, embora desperte menos atenção."

    é a singularidade do real

    linha 07 "ninguém até hoje soube explicar por que razão apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real."

    confrontada com a infinitude de possibilidades especuladas.

    linha 06 "Depois de anos de criterioso estudo da mecânica quântica, e depois da acumulação de uma pletora de dados que confirmam suas previsões probabilísticas, ninguém até hoje soube explicar por que razão apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude"

    pletora = superabundância ou excesso de qualquer coisa

  • a leitura desse texto é cansativa, além de mal pontuada causando uma sensação de leitura sem compreensão!

  • Entendo que muitas resoluções possíveis seja diferente de infinitude de possibilidades. 

  • " de acordo com o texto" . onde tem isso no texto?!

  • PARTE DO TEXTO IMPORTANTE PARA A RESPOSTA:

    "...Essa quebra de rumo com relação a centenas de anos de pensamento científico já é suficientemente chocante, mas há outro aspecto da teoria quântica que nos confunde ainda mais, embora desperte menos atenção. Depois de anos de criterioso estudo da mecânica quântica, e depois da acumulação de uma pletora de dados que confirmam suas previsões probabilísticas, ninguém até hoje soube explicar por que razão apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real..."

    .

  • Questão de compreensão de texto.

    .

    Despertar atenção e receber atenção é a mesma coisa ou, ao menos, parecida? Não.

    .

    Gabarito bem controverso.

  • "infinitude de possibilidades especuladas" em nenhum momento se falou em infinitude de possibilidades e sim de muitas possibilidades que são coisas bem diferentes.. de resto a questão está correta no meu entender. errei de bobeira

  • Vejam o comentário do Thiago!

  • O CESPE sintetizou o antepenúltimo e o penúltimo períodos com outras palavras. Isso não é extrapolar, como muitos aqui afirmaram, pelo amor de Atena. Extrapolação acontece quando o item diz algo que não tá no texto, o que não ocorre nesse caso.

  • na prova é branco certeiro, consegui enxergar somente extrapolação textual. "singularidade" realmente me pegou.

  • 1º Para o cespe muitas possibilidades é = a infinita possibilidades.rss

  •  Essa quebra de rumo com relação a centenas de anos de pensamento científico já é suficientemente chocante, mas há outro aspecto da teoria quântica que nos confunde ainda mais, embora desperte menos atenção... Quando fazemos experimentos, quando examinamos o mundo, todos estamos de acordo com o fato de que deparamos com uma realidade única e definida..

    De acordo com o texto, um aspecto da teoria quântica que recebeu menor atenção é a singularidade do real confrontada com a infinitude de possibilidades especuladas.

    É uma questão de referência e está comprovado nos trechos em negrito.

  • De acordo com o texto, um aspecto da teoria quântica que recebeu menor atenção é a singularidade do real confrontada com a infinitude de possibilidades especuladas.

    "...mas há outro aspecto da teoria quântica que nos confunde ainda mais, embora desperte menos atenção. Depois de anos de criterioso estudo da mecânica quântica, e depois da acumulação de uma pletora de dados que confirmam suas previsões probabilísticas, ninguém até hoje soube explicar por que razão apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real..."

    Gabarito: questão CORRETA.

  • Alguém mais caiu no "desperte (presente) X recebeu (passado)"? Rsrs...

  • "(...) ha outro aspecto da teoria quântica que nos confunde ainda mais, embora desperte menos atenção. Depois de anos (...), ninguém até hoje soube explicar por que razão apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real."

  • Acredito que o sentido que o examinador buscou na questão pode ser retirado dos seguintes trechos do texto.

    um aspecto da teoria quântica que recebeu menor atenção: "(...) mas há outro aspecto da teoria quântica que nos confunde ainda mais, embora desperte menos atenção (...)"

    é a singularidade do real: "(...) Quando fazemos experimentos, quando examinamos o mundo, todos estamos de acordo com o fato de que deparamos com uma realidade única e definida (...)"

    confrontada com a infinitude de possibilidades especuladas: "(...) depois da acumulação de uma pletora de dados que confirmam suas previsões probabilísticas (...) muitas resoluções possíveis (...)"

  • "recebeu menor atenção" e "desperte menor atenção" não são ideias diferentes?

  • Texto: "[...] ninguém até hoje soube explicar por que razão apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real."

    Assertiva: "De acordo com o texto, um aspecto da teoria quântica que recebeu menor atenção é a singularidade do real confrontada com a infinitude de possibilidades especuladas."

    CERTO.

  • Desde quando despertar é a mesma coisa que receber?

  • meu senhor amado...

  • pra mim "muitas resoluções possíveis" não são infinitas possibilidades, mas...

  • marquei CERTO contrariando minha vontade de marcar ERRADO.

  • Questão tranquila, galera. Vejam:

    O enunciado nos diz: [...] um aspecto da teoria quântica que recebeu menor atenção..."

    Lá no texto não diz explicitamente que algo recebeu uma menor atenção, no entanto, isso é logicamente e perfeitamente deduzível, quando o texto diz: "embora desperte menos atenção".

    Ora, se algo desperta menos atenção, logo ela recebe menos atenção, não é?

    Continuando...

    "ninguém até hoje soube explicar por que razão apenas uma (singularidade do real) das muitas resoluções possíveis (infinitude de possibilidades especuladas) de qualquer situação que se estude torna-se real"

  • embora desperte menos atenção. Depois de anos de criterioso estudo da mecânica quântica, e depois da acumulação de uma pletora de dados que confirmam suas previsões probabilísticas, ninguém até hoje soube explicar por que razão apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real.

    certo

  • Gastei o Cérebro agora!!!

  • muitas resoluções possíveis = infinitude de possibilidades ?

    Não entra na minha cabeça isso.

  • Questão que você pensa muito e torce para o gabarito bater com sua interpretação.

  • O legal é que os concurseiros precisam fazer um texto coeso e conciso, mas os textos que a banca traz não tem problema em serem de difícil leitura e prolixo.

  • Nossa! Talvez uma das mais difíceis.

  • Não basta saber Português, tem que dominar os conceitos de Física Quântica, eis a singularidade do real em concursos públicos.

  • "Essa quebra de rumo com relação a centenas de anos de pensamento científico já é suficientemente chocante, mas há outro aspecto da teoria quântica que nos confunde ainda mais, embora desperte menos atenção."

    "[...]ninguém até hoje soube explicar por que razão apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real."

    A SINGURALIDADE DO REAL (APENAS UMA)/ INFINITUDE DE POSSIBILIDADES

  • Extrapolação! Pode-se inferir, mas como está a questão, de acordo com o texto? Não dá.

  • quem respondeu essa na prova, e acertou, é muito brabo.

  • Coragem pra responder essa na hora da prova, questão carregada de uma sutileza absurda.

  • O texto: "Depois de anos de criterioso estudo da mecânica quântica, e depois da acumulação de uma pletora de dados que confirmam suas previsões probabilísticas"

    A banca: "recebeu menor atenção"

  • Compartilhar

    23 sinônimos de singularidade para 4 sentidos da palavra singularidade:

    Característica do que é apenas um:

    1 , .

    Característica do que é particular e peculiar:

    2 , , , , , , tipicidade, .

  • Gabarito - certo

    Um aspecto da teoria quântica que recebeu menor atenção - mas há outro aspecto da teoria quântica que nos confunde ainda mais, embora desperte menos atenção.

    É a singularidade do real confrontada com a infinitude de possibilidades especuladas - ninguém até hoje soube explicar por que razão apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real. Ou seja, de infinitas possibilidades, uma torna-se real.

  • Eu acho que os autores do texto não concordariam com o CESPE.

    O texto diz que: "Depois de anos de criterioso estudo da mecânica quântica, e depois da acumulação de uma pletora de dados que confirmam suas previsões probabilísticas, ninguém até hoje soube explicar por que razão apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real".

    Pelo que entendo do texto, é que o problema reside no fato de que apenas uma das situações estudadas se torna real, isso é que ninguém consegue explicar e que recebeu menos atenção.

  • O texto não afirma que essa área recebeu menor atenção, ele fala que não conseguiram tirar conclusões tão concretas, e ainda afima que houveram anos de pesquisas criteriosas.

  • "embora desperte menos atenção"

  • Nunca que isso vai fazer sentido e coerência da minha cabeça "do real confrontada com a infinitude"

  • Na leitura do texto eu observei a expressão "embora desperte menos atenção", porém, pra mim, despertar menos atenção é diferente de receber menor atenção.

  • "Embora desperte menos atenção. Depois de anos de criterioso estudo da mecânica quântica, e depois da acumulação de uma pletora de dados que confirmam suas previsões probabilísticas, ninguém até hoje soube explicar por que razão apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real."

  • Ninguém até hoje soube explicar por que razão apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real

    Singularidade do real : apenas uma torna-se real

    Infinitude de possibilidades especuladas: Muitas resoluções possíveis

  • Que questão da boba serena é essa? misericórdiaaaaaaaaaaa

  • Mi.se.ri.cór.dia

  • até hoje eu procuro singularidade

  • então tá beleza

  • CERTO

    De acordo com o texto, um aspecto da teoria quântica que recebeu menor atenção é a singularidade do real confrontada com a infinidade de possibilidades especuladas.

    (...) há outro aspecto da teoria quântica que nos confunde ainda mais, embora desperte menos atenção (...)

    (...) ninguém até hoje soube explicar por que razão apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real (...)

    Embora eu tenha acertado, fiquei com medo, com certeza, no dia da prova eu deixaria em branco, visto que esse texto é bem cansativo e chatinho de se ler, mas bola pra frente e vamos que vamos.

    A persistência é o caminho do êxito.

  • Marquei errado por uma questão apenas: no texto se fala em "muitas resoluções possíveis", e na assertiva usa-se "infinitude de possibilidades". Para mim, muitas é muito diferente de infinitude.

  • Resposta em uma linha:

    Ninguém até hoje soube explicar por que razão APENAS UMA DAS MUITAS RESOLUÇÕES POSSÍVEIS de qualquer situação que se estude torna-se real.

    _si vis pacem para bellum

  • Na minha sincera opinião, Despertar menos atenção é diferente de afirmar que recebeu menos atenção. TENSO

  • Muitas é sinônimo de infinitude?.... interpretação de textos do cespe, é melhor deixar em branco.

  • misericórdia

  • Bem vindos a NASA.

  • Achei que o outro aspecto da teoria quântica que nos confunde ainda mais, embora desperte menos atenção fosse:

    "a razão apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real."

  • Camisa errei pela mesma razão.

  • Tem questão que foi criada pra ser deixada em branco...

  • Muitos é diferente de ser infinito. Questão anulável, mas se tratando de Cespe...

  • muitas possibilidades (texto) é diferente de infinitas possibilidades (infinitude)

    o gab deveria ser ERRADO

  • Questão totalmente errada.A cespe afirma que um aspecto da teoria quântica que (recebeu) menor atenção é a singularidade.

    Mas o texto afirma que há outro aspecto da teoria quântica que nos confunde ainda mais, embora (desperte) menos atenção.

    Portanto esse aspecto não recebeu menor atenção e sim ele desperta menos atenção nas pessoas dois verbos totalmente diferente. cespe vacilou!!!!!!!!

  • muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real = infinitude de possibilidades especuladas

    recebeu menor atenção = embora desperte menos atenção

    Despertar menos atenção é resultado de algo menos interessante.

    Receber menor atenção é resultado de algo menos interessante.

    Gabarito CORRETO.

  • Embora o texto afirme, tendo como base o estudo do físico (autor do texto), categoricamente que não houve interesse dos pesquisadores quânticos em se aprofundar no REAL x POSSIBILIDADES, a realidade em que vivemos demonstra o contrário. O ceticismo por si só contribui para o engessamento da física atual que estabelece a matéria como a única realidade existente.

    Gab: Certo

  • É possível encontrar a resposta da questão no seguinte trecho: Ninguém até hoje soube explicar por que razão apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real.

  • Recebeu menor atenção?

    Só no fato de ser a única possibilidade entre tantas outras, atentaram-se a ela!!

  • Você errou!Em 12/02/21 às 21:31, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!Em 02/02/21 às 09:01, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!Em 09/01/21 às 19:53, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!Em 29/12/20 às 20:47, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!Em 21/12/20 às 09:56, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!Em 07/12/20 às 15:02, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!Em 30/11/20 às 22:29, você respondeu a opção E.

  • Questão para você começar a prova negativado kkkkkk

  • Posso estar viajando, mas INFINITUDE não se relaciona com "muitas resoluções possíveis", tendo em vista que embora sem MUITAS, ainda sim tem um limite.

  • "(...) há outro aspecto da teoria quântica que nos confunde ainda mais, embora desperte menos atenção. Depois de anos de criterioso estudo da mecânica quântica, e depois da acumulação de uma pletora de dados que confirmam suas previsões probabilísticas, ninguém até hoje soube explicar por que razão apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real."

  • estou há duas horas estudando português, e não sei se essa questão esta difícil ou eu que estou cansado.

  • Singularidade = no texto " real e única " .

  • ave maria

  • Li vinte vezes e não entendi nada

  • ''apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real''

    Ou seja, de todas as probabilidades da mecânica quântica, apenas uma se torna real, as demais eles não sabem porque não se tornam reais. Isso é:

    ''a singularidade do real confrontada com a infinitude de possibilidades especuladas.''

    Singularidade, pois só uma se torna real e infinitas possibilidades são só especuladas. E no que se refere ao fato de menor atenção, é esse trecho do texto:

     ''há outro aspecto da teoria quântica que nos confunde ainda mais, embora desperte menos atenção''

  • EM BRANCO

  • Passei 20 minutos e ainda ERREI. Fiquei tranquila ao observar os comentários. Tem hora que essa banca se acha a vacina do covid. Tá parecendo a oscilação dos sentimentos das mulheres na TPM kkkk.
  • Eu errei pois pra mim o termo infinitude de possibilidades, trazido na questão, é diferente do termo muitas resoluções possíveis, trazido pelo texto. Um da ideia de incontáveis, infinitas possibilidades, enquanto o outro traz ideia de varias, mas finitas, possibilidades.

  • a leitura desse texto é cansativa, além de mal pontuada causando uma sensação de leitura sem compreensão!

    Na realidade è um lixo de texto , para pessoas da Fìsica !!!

  • EAI CONCURSEIRO!!!

    Me diz uma coisa, esta fazendo só questões e esta esquecendo de treinar para a REDAÇÂO!?

    Por que não adianta de nada passar na prova objetiva e reprova na redação, se isso acontece contigo vai ser um trauma para o resto da vida.

    Pensando nisso deixo aqui minha indicação de um curso de redação que tem me ajudado muito na preparação, quem tiver interesse em melhorar na discursiva é uma boa opção.

    Link do site: https://go.hotmart.com/D49209586D

  • Requisito desse edital: O candidato que não fizer -20 pontos em português, está eliminado da próxima fase. só pode!

  • N recebeu menos atencao...apenas n ha consenso...

    Acho q seria Errada

  • Questão absurda

  • Gabarito não tem jeito de estar Certo!

    Não é que a "singularidade do real" não foi confrontada ou recebeu menos atenção. O que está escrito no texto é: " ninguém até hoje soube explicar por que razão apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real".

    Simplesmente NINGUÉM CONSEGUIU EXPLICAR, o que não significa que a situação não tenha sido confrontada.

    Essa é minha visão e o gabarito não ta certo nem aqui nem na pqp!

  • Li, li e ate agora não entendi....kkkk

    Questao para deixar em branco!

  • QUESTÃO QUE SEPARA HOMENS DE MENINOS, MULHERES DE MENINAS..... É AQUI QUE VC DECIDE SUA CLASSIFICAÇÃO EM QUESTÃO ASSIM..... Pergunto, cadê aqueles que falam que essa questão " para não zerar", "fácil",.....Humildade sempre....

  • ANÁLISE DA QUESTÃO

    De acordo com o texto, um aspecto da teoria quântica que recebeu menor atenção é a singularidade do real confrontada com a infinitude de possibilidades especuladas.

    De início, cabe analisar a alternativa como CORRETA. Deixo a explicação da correta compreensão do texto para os demais comentários.

    No entanto, é válido refletir sobre o verbo RECEBEU. No texto, é utilizado "DESPERTE˜, o que pode levar a uma extrapolação da questão, visto que algo pode despertar pouca atenção, mas receber muita atenção.

  • Questão que eu deixaria em branco na prova. Aqui? Errei.

    Excelente tomada de decisão! kkkkk

    Interpreto que uma questão que tenha recebido menor atenção não é o mesmo que uma questão que tenha despertado menor atenção.

  • "...mas há outro aspecto da teoria quântica que nos confunde ainda mais, embora desperte menos atenção...ninguém até hoje soube explicar por que razão apenas uma (singularidade real) das muitas resoluções possíveis (infinitude de possibilidades especuladas) de qualquer situação que se estude torna-se real."

    Gabarito: CERTO

    "A fé na vitória tem que ser inabalável."

  • Muitas = infinitude...

    Tenho muitas moedas de 1 real. Logo, sou o homem mais rico do planeta, meu dinheiro é infinito.

  • Caramba! Errei por diferenciar desperte com recebeu.

    Acho que quem extrapolou foi eu!

  • Entendi foi nada desse texto horroroso... Sou de humanas, cagu3i pra mecânica quântica

  • Entendi foi nada, que desgraça de questão.

  • Meu amigo, e uma sinopse de um filme Marvel ?

  • Correto.

    [...] mas há outro aspecto da teoria quântica que nos confunde ainda mais, embora desperte menos atenção [...]  ninguém até hoje soube explicar por que razão apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real.

    Ou seja, a mecânica quântica prevê que há diversas possibilidades de algo acontecer (infinitude de possibilidades), no entanto, dessas diversas possibilidades, apenas uma acontecerá (singularidade do real).

  • Mano errei com gosto, não estou no nível dessa questão, ainda. /:{

  • Deixar uma questão da CESPE em branco é como levar chifre e fingir que não vê ! Todo mundo já sabe o final.

    Café e questões melhor que certas pessoas.

  • Meu Deus... Tive que ler o texto 5x

  • A teoria quantica estuda uma infinidade de casos probabilisticos, hipoteses de acontecer algo, contudo não consegue traçar uma resposta exata para tais hipóteses

  • Verdade, acho a mecânica quântica muito interessante. Aquela parada do RH parece ser verídico. Mas são tantos ''se'' que nem sei se vale a pena o tempo investido. Há muitos vídeos no youtube de pessoas que fizeram o RH e realizou seus desejos.. poréeeem, ficar meses assistindo aqueles 37 vídeos, lendo os livros e estudando sobre, pra só depois pedir o RH e entrar nas ondas, me parece cansativo. Sem contar as catarses que eu morro de medo SHAUSHAUSAS

    Quem sabe um dia :D

  • Gabarito: C

    (...) "há outro aspecto da teoria quântica que nos confunde ainda mais, embora desperte menos atenção."

    (...) "ninguém até hoje soube explicar por que razão apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real."

  • Discordo do gabarito. Deveria ser errado.

    "Infinitude de possibilidades especuladas" é muito diferente de "muitas resoluções possíveis".

    Isso ocorre por, no mínimo, dois motivos:

    1) "Infinitude" é a qualidade do que é infinito, e "infinito" é aquilo que não tem fim, que não possui limite, que é, certamente, assim, incontável. Assim, uma "infinitude de possibilidades" significa um número infinito de possibilidades.

    Por sua vez, "muito" expressa uma quantidade indefinida, certamente maior do que a unidade e menor do que infinito. "Muitas" resoluções pode remeter a dez, cem, mil ou um milhão de resoluções, mas jamais a um número infinito de resoluções.

    2) "Possível" é aquilo que pode existir, que pode ser verdadeiro, que é concebível. É uma característica intrínseca de algo, independente da vontade ou cognição humana.

    Por seu turno, "especulado" é uma característica não intrínseca de algo, dependente da observação humana.

    Exemplificando: é possível que exista um número maior que dois seja par - isso ocorre para o quatro, o seis, o oito, e assim por diante. Entretanto, para que essa possibilidade passe a ser uma especulação, é necessário que um ser pensante raciocine sobre essa possibilidade, passando, assim, ela do plano do existir para o plano do pensamento. Um número par maior que dois apenas pode ser especulado após essa intervenção humana, jamais antes dela.

    Assim, o gabarito deveria ser ERRADO.

  • "THIS IS CESPE!!!!"

  • O CESPE atualmente está cobrando de forma diferente interpretação DE ACORDO COM TEXTO. Demorei para perceber isso. Antes quando a questão dizia "de acordo com o texto conclui-se..." era mais fácil porque eles consideravam as palavras exatas no texto, se não estavam lá era errado. Hoje vai além do que está escrito no texto, ele querem saber se você realmente entendeu o texto de acordo com o argumento deles, nos induzindo a pensar em inferência e assim errar a questão. Mas ok, vamos em frente.

    #DEUS no comando SEMPRE!

  • "mas há outro aspecto da teoria quântica que nos confunde ainda mais, embora desperte menos atenção. Depois de anos de criterioso estudo da mecânica quântica, e depois da acumulação de uma pletora de dados que confirmam suas previsões probabilísticas, ninguém até hoje soube explicar por que razão apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real. "

    De acordo com o texto, um aspecto da teoria quântica que recebeu menor atenção é a singularidade do real confrontada com a infinitude de possibilidades especuladas.

    O examinador apenas usou sinônimos na assertiva.

    Referente aos vocabulos 'desperte' e 'recebeu' que está empregado em diferentes modos na assertiva e no texto, levem em consideração que o texto é de 2012 então na época recebe, atualmente recebeu.

  • mas há outro aspecto da teoria quântica que nos confunde ainda mais, embora desperte menos atenção. Depois de anos de criterioso estudo da mecânica quântica, e depois da acumulação de uma pletora de dados que confirmam suas previsões probabilísticas, ninguém até hoje soube explicar por que razão apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real. Quando fazemos experimentos, quando examinamos o mundo, todos estamos de acordo com o fato de que deparamos com uma realidade única e definida. Contudo, mais de um século depois do início da revolução quântica, não há consenso entre os físicos quanto à razão e à forma de compatibilizar esse fato básico com a expressão matemática da teoria.

  • Lii várias vzs para poder interpretar como certa!!

  • Se algo desperta menos atenção, por inferência, receberá menos atenção.

  • Gabarito  certo

    Segue abaixo a explicação da questão em vídeo. 

    O link abaixo já vai direto na questão.

    https://youtu.be/7afgXZIiF0Y?t=10721

    fonte: Estratégia Concursos - Prof. Adriana Figueiredo

  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K  
  • Texto complicado para quem não conhece física. No mais, despertar atenção é totalmente diferente de receber atenção.

  • Em 22/01/22 às 16:22, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!Em 08/03/21 às 08:49, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!Em 14/01/21 às 20:58, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!