SóProvas


ID
4849657
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto CG1A1-I

       Algumas das primeiras incursões pelos mundos paralelos ocorreram na década de 50 do século passado, graças ao trabalho de pesquisadores interessados em certos aspectos da mecânica quântica — teoria desenvolvida para explicar os fenômenos que ocorrem no reino microscópico dos átomos e das partículas subatômicas. A mecânica quântica quebrou o molde da mecânica clássica, que a antecedeu, ao firmar o conceito de que as previsões científicas são necessariamente probabilísticas. Podemos prever a probabilidade de alcançar determinado resultado ou outro, mas em geral não podemos prever qual deles acontecerá. Essa quebra de rumo com relação a centenas de anos de pensamento científico já é suficientemente chocante, mas há outro aspecto da teoria quântica que nos confunde ainda mais, embora desperte menos atenção. Depois de anos de criterioso estudo da mecânica quântica, e depois da acumulação de uma pletora de dados que confirmam suas previsões probabilísticas, ninguém até hoje soube explicar por que razão apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real. Quando fazemos experimentos, quando examinamos o mundo, todos estamos de acordo com o fato de que deparamos com uma realidade única e definida. Contudo, mais de um século depois do início da revolução quântica, não há consenso entre os físicos quanto à razão e à forma de compatibilizar esse fato básico com a expressão matemática da teoria.


Brian Greene. A realidade oculta: universos paralelos e as leis
profundas do cosmo. José Viegas Jr. (Trad.) São Paulo:
Cia das Letras, 2012, p. 15-16 (com adaptações).

Acerca das ideias e dos sentidos do texto CG1A1-I, julgue o próximo item.


De acordo com o texto, apesar de a mecânica quântica já ter estabelecido teoricamente o caráter probabilístico dos cálculos científicos, ainda há controvérsias acerca da tradução desse princípio em termos matemáticos.

Alternativas
Comentários
  • (...) Contudo, mais de um século depois do início da revolução quântica, não há consenso entre os físicos quanto à razão e à forma de compatibilizar esse fato básico com a expressão matemática da teoria. (...)

    GABARITO: CERTO

  • GABARITO CORRETO.

    Depois de anos de criterioso estudo da mecânica quântica, e depois da acumulação de uma pletora de dados que confirmam suas previsões probabilísticas, ninguém até hoje soube explicar por que razão apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real.

    #SereiPolicial.

  • COLEGAS, ESSAS SUAS EXPLICAÇÕES NÃO TEM A VER COM A AFIRMAÇÃO, A QUESTÃO FALA A CONTROVÉRSIA EM TRADUZIR O PRINCÍPIO PROBABILÍSTICO EM TERMOS MATEMÁTICOS. O QUE O TEXTO É DO NÃO CONSENSO QUE COMO COMPATIBILZAR OS CALCULOS COM O FATO DE UMA ÚNICA REALIDADE. DE VDD EU CREIO QUE A QUESTÃO ESTÁ ERRADA. ATÉ QUE SE MOSTRE DE FATO UM ARGUMENTO PLAUSÍVEL.

  • De acordo com o texto, apesar de a mecânica quântica já ter estabelecido teoricamente o caráter probabilístico dos cálculos científicos, ainda há controvérsias acerca da tradução desse princípio em termos matemáticos(?).

    GAB. "CERTO"?

    ----

    (...) o conceito de que as previsões científicas são necessariamente probabilísticas. Podemos prever a probabilidade de alcançar determinado resultado ou outro (!), mas em geral não podemos prever qual deles acontecerá. (...) ninguém até hoje soube explicar por que razão apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real. Quando fazemos experimentos, quando examinamos o mundo, todos estamos de acordo com o fato de que deparamos com uma realidade única e definida. (...) não há consenso entre os físicos quanto à razão e à forma de compatibilizar esse fato básico com a expressão matemática da teoria.

  • Errei, mas entendi que, quando não há consenso, há controvérsia.

  • Compreensão Textual

    De acordo com o texto, apesar de a mecânica quântica já ter estabelecido teoricamente o caráter probabilístico dos cálculos científicos, ainda há controvérsias acerca da tradução desse princípio em termos matemáticos.

    CERTO

    -->Análise dos Trecho 1

    A mecânica quântica quebrou o molde da mecânica clássica, que a antecedeu, ao firmar o conceito de que as previsões científicas são necessariamente probabilísticas.

    1 - A mecânica quântica se estabelece e quebra alguns pressupostos e algumas considerações da mecânica clássica

    2- Já estabeleceu o caráter probabilístico.

    -->Análise do Trecho 2

    não há consenso entre os físicos quanto à razão e à forma de compatibilizar esse fato básico com a expressão matemática da teoria.

    1 - Não há consenso --> Não há conformidade entre as ideias de todos --> Existe controvérsias

    2 - O assunto das controvérsias é justamente sobre a compatibilização (tradução) na expressão matemática (Termos matemáticos.

    "A disciplina é a maior tutora que o sonhador pode ter, pois ela transforma o sonho em realidade." 

  • Certo! O texto afirma sobre a natureza probabilística da mecânica quantica e também diz que é difícil compatibilizar a natureza probabilística da mecânica quântica com expressões matemáticas. Questão que aborda a interpretação por recorrência, que é a localização de fatos explicitamente escritos no texto.

  • De acordo com o texto, apesar de a mecânica quântica já ter estabelecido teoricamente o caráter probabilístico dos cálculos científicos.. ?

    R:

    Podemos prever a probabilidade de alcançar determinado resultado (...)

    ...ainda há controvérsias acerca da tradução desse princípio em termos matemáticos..?

    R:

    Contudo, mais de um século depois do início da revolução quântica, não há consenso entre os físicos quanto à razão e à forma de compatibilizar esse fato básico com a expressão matemática da teoria. (...)

  • Qual princípio? "caráter probabilístico dos cálculos científicos"?

    Mecânica quântica não é um princípio.

    Só pode ser "caráter probabilístico dos cálculos científicos".

    O texto fala que há controvérsia quanto à razão e à forma de compatibilizar, expressar em termos matemáticos, o fato de, entre todas as possibilidades, apenas uma ocorrer (a realidade).

    "Quando fazemos experimentos, quando examinamos o mundo, todos estamos de acordo com o fato de que deparamos com uma realidade única e definida". há controvérsia de como expressar isso em termos matemáticos.

  • Acertei, mas porque conheço a banca, e o CESPE extrapalo na interpretação textual. Quando fizer muitas questões da banca ela dará sinais de qual resposta quer! Difícil será na outra da prova, aqui não tem responsabilidade, no grande dia são outros 500...

  • Lição de hoje: sempre volte ao texto!

  • Grabarito: C

    Analise o trecho do enunciado comparando-o ponto a ponto com o texto:

    De acordo com o texto, apesar de a mecânica quântica já ter estabelecido teoricamente o caráter probabilístico dos cálculos científicos, ainda há controvérsias (... não há consenso entre os físicos) acerca da tradução (... quanto à razão e à forma de compatibilizar esse fato básico) desse princípio em termos matemáticos(... com a expressão matemática da teoria.).

    #pertenceremos

  • Quanto mais você conhece o tema do texto, maior a probabilidade de errar a questão. Motivo ? Geralmente você extrapola o que o texto diz.

    Marquei errado pelo seguinte motivo:

    A assertiva diz que existe controvérsias "acerca da tradução desse princípio em termos matemáticos."

    Que princípios ? O caráter probabilístico. Ou seja existe controvérsia entre O caráter probabilístico vs os termos matemáticos.

    O texto não diz isso, Segundo o texto: "[...] não há consenso entre os físicos quanto à razão e à forma de compatibilizar esse fato básico com a expressão matemática da teoria." Que fato básico ? O período anterior responde "Quando fazemos experimentos, quando examinamos o mundo, todos estamos de acordo com o fato de que deparamos com uma realidade única e definida".

    Ou seja, segundo o texto a controvérsia é entre a Realidade definida vs a Matemática Probabilística.

    Extrapolando um pouco o que o texto diz, mas dentro do tema, Quando o texto fala: " fazemos experimentos, quando examinamos o mundo, todos estamos de acordo com o fato de que deparamos com uma realidade única e definida" tem relação, por exemplo, ao experimento mental do gato de Schrödinger. O que faz todo sentido, pois o experimento também apresenta essa controvérsia entre a Realidade definida vs a Matemática Probabilística.

    Fiquem a vontade para contribui, complementar ou corrigir.

  • CERTO.

    "De acordo com o texto" : questão de compreensão textual. Basta ir ao texto e verificar se está lá.

  • Gabarito: Certo

    A resposta está no último período do texto, quando não consendo entre os físicos, então ocorre controvérsias.

    "Contudo, mais de um século depois do início da revolução quântica, não há consenso entre os físicos quanto à razão e à forma de compatibilizar esse fato básico com a expressão matemática da teoria.

  • Depois de anos de criterioso estudo da mecânica quântica, e depois da acumulação de uma pletora de dados que "confirmam suas previsões probabilísticas"

    "não há consenso entre os físicos quanto à razão e à forma de compatibilizar esse fato básico com a expressão matemática da teoria"

  • Outro trecho que corrobora o gabarito

    Depois de anos de criterioso estudo da mecânica quântica, e depois da acumulação de uma pletora de dados que confirmam suas previsões probabilísticas, ninguém até hoje soube explicar por que razão apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real.

  • De acordo com o texto, apesar de a mecânica quântica já ter estabelecido teoricamente o caráter probabilístico dos cálculos científicos (A mecânica quântica quebrou o molde da mecânica clássica, que a antecedeu, ao firmar o conceito de que as previsões científicas são necessariamente probabilísticas.), ainda há controvérsias acerca da tradução desse princípio em termos matemáticos (Contudo, mais de um século depois do início da revolução quântica, não há consenso entre os físicos quanto à razão e à forma de compatibilizar esse fato básico com a expressão matemática da teoria.).

  • Correto

    Contudo, mais de um século depois do início da revolução quântica, não há consenso entre os físicos quanto à razão e à forma de compatibilizar esse fato básico com a expressão matemática da teoria (lê-se previsões probabilística)

  • Gabarito Certo.

    Porém errei essa questão pois não vi no texto "o caracter probabilistico dos calculos cientificos".

    Onde que está isso?

    No texto há: "as previsões científicas são necessariamente probabilísticas.", ou seja,fala-se em previsões científicas, não em cálculos científicos....

  • De acordo com o texto, apesar de a mecânica quântica já ter estabelecido teoricamente o caráter probabilístico dos cálculos científicos, (Depois de anos de criterioso estudo da mecânica quântica, e depois da acumulação de uma pletora de dados que confirmam suas previsões probabilísticas) ainda há controvérsias acerca da tradução desse princípio em termos matemáticos. (ninguém até hoje soube explicar por que razão apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real.)

  • GAB CERTO LINHA 8

    Contudo, mais de um século depois do início da revolução quântica, não há consenso entre os físicos quanto à razão e à forma de compatibilizar esse fato básico com a expressão matemática da teoria.

  • AFIRMATIVA: De acordo com o texto, apesar de a mecânica quântica já ter estabelecido teoricamente o caráter probabilístico dos cálculos científicos, ainda há controvérsias acerca da tradução desse princípio em termos matemáticos.

    Essa interpretação está errada

    " Quando fazemos experimentos, quando examinamos o mundo, todos estamos de acordo com o fato de que deparamos com uma realidade única e definida. Contudo, mais de um século depois do início da revolução quântica, não há consenso entre os físicos quanto à razão e à forma de compatibilizar esse fato básico com a expressão matemática da teoria."

    O que não é consenso é a compatibilização de acontecer sempre fatos determinados e a teoria, que é uma teoria MATEMÁTICA, prever que pode acontecer outros eventos.

  •  Contudo, mais de um século depois do início da revolução quântica, não há consenso entre os físicos quanto à razão e à forma de compatibilizar esse fato básico com a expressão matemática da teoria.

  • A mecânica quântica já estabeleceu (teoricamente) o caráter probabilístico dos cálculos científicos.

    Os cálculos demonstram a certeza do acontecimento de uma realidade qualquer. Ela pode ou não acontecer.

    Assim, existem várias realidades possíveis. (Mas só uma ocorre, já que, objetivamente vivemos apenas uma única realidade).

    e

    NÃO existem controvérsias acerca da tradução desse princípio em termos matemáticos..

    O princ. matemático existe, funciona e é provado. Não há qualquer problema ou controvérsia com ele.

    O conflito/"não há consenso"/"há controvérsias" está em explicar que só existe uma única realidade ao passo que a matemática prova que podem existir várias possíveis (mas só uma ocorre).

    Errei essa questão, mas acho que é isso ai.

  • Questão Correta

    Não há consenso entre os físicos  !

  • Completamente errada!!!

    A mecânica quântica é completamente definida em termos matemáticos. A controvérsia que alguns de nós, físicos, temos é que a realidade em algum grau descorda dessa matemática e costumeiramente torna um sistema determinístico.

    O examinador estava chapado.

  • Só lembrando que é de acordo com o texto.

    Certo.

  • Quartem isso DE ACORDO COM O TEXTO / RESPOSTA = CERTA

  • "Contudo, mais de um século depois do início da revolução quântica, não há consenso entre os físicos quanto à razão e à forma de compatibilizar esse fato básico com a expressão matemática da teoria."

  • GABARITO CORRETO

    TEXTO(L.08 a 10):  [...] Contudo, mais de um século depois do início da revolução quântica, não há consenso entre os físicos quanto à razão e à forma de compatibilizar esse fato básico com a expressão matemática da teoria.

    "Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço"

  • Certeza que mudou o examinador. Eu acertei a questão, mas senti um cheiro de gabarito errado, com a justificativa de extrapolação

  • Eu errei por achar que a falta de consenso se referia apenas em, por que razão apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real. 

  • Discordo do gabarito.

    O texto trata de 2 aspectos da mecânica quântica:

    1º) previsões científicas são necessariamente probabilísticas

    2º) apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real

    A controvérsia em relação à compatibilização com a matemática ocorre em relação ao 2º aspecto, e não em relação ao 1º aspecto conforme diz a questão.

  • No texto o autor afirma que: "A mecânica quântica quebrou o molde da mecânica clássica, que a antecedeu, ao firmar o conceito de que as previsões científicas são necessariamente probabilísticas" ou seja, que a característica revolucionária da da Mecânica Quântica, é a falta de exatidão nas afirmações cientificas, podendo só definir suas probabilidade. Logo, que mesmo que definidas a probabilidades, eles ainda não podem definir qual delas ocorrerá. Dai a dificuldade dos cientistas em sintetizar esse fenômeno em uma expressão matemática.

  • CORRETO, TAL AFIRMAÇÃO ESTÁ EXPRESSA NO FINAL DO TEXTO.

  • Não há consenso entre os físicos. Só isso

  • Extrapolação. Não está no texto, mas o Cespe escolheu o gabarito com mais erros, como sempre...

  • Nem fodendo

  • resposta no final do texto

  • Questão correta.

    ...Contudo, mais de um século depois do início da revolução quântica, não há consenso entre os físicos quanto à razão e à forma de compatibilizar esse fato básico com a expressão matemática da teoria...

  • (...) "Depois de anos de criterioso estudo da mecânica quântica, e depois da acumulação de uma pletora de dados que confirmam suas previsões probabilísticas, (...) não há consenso entre os físicos quanto à razão e à forma de compatibilizar esse fato básico com a expressão matemática da teoria."

  • CERTO

    Contudo, mais de um século depois do início da revolução quântica, não há consenso entre os físicos quanto à razão e à forma de compatibilizar esse fato básico com a expressão matemática da teoria.

  • Depois que tu faz um zilhão de questões de interpretação, tu começa a ficar drogado que nem o examinador e a acertar as questões dele.

  • Essa é aquela questão que você tem que acertar o que o examinador entendeu e não necessariamente o que está escrito.

    No meu entendimento, o texto diz que os cientistas, apesar de traduzirem o princípio em termos matemáticos, não conseguem encontrar compatibilidade com os resultados do mundo real.

  • Sendo físico entendo que essa questão é totalmente passível de anulação. O texto não diz que existe controvérsia do princípio (probabilístico) com a expressão matemática. É a própria matemática que diz que a natureza da teoria é probabilística. A controvérsia (discordância entre os físicos) que existe é quanto à interpretação sobre o que poderia estar por trás dessa natureza probabilística, ou seja, o que isso significa e não quanto à matemática que descreve a teoria.
  • Certo.

    A questão está expressa no final. Vejamos:

    "Contudo, mais de um século depois do início da revolução quântica, não há consenso entre os físicos quanto à razão e à forma de compatibilizar esse fato básico com a expressão matemática da teoria.

  • se não há consenso, então há controvérsias, foi assim que raciocinei.

  • Quem estuda RLM tá safo nessa. kk

  • Isso que acontece quando um professor de outra área tenta interpretar mecânica quântica.

  • CERTO.

    Primeira parte da questão:

     ...apesar de a mecânica quântica já ter estabelecido teoricamente o caráter probabilístico dos cálculos científicos...

    A mecânica quântica quebrou o molde da mecânica clássica, que a antecedeu, ao firmar o conceito de que as previsões científicas são necessariamente probabilísticas.

    Segunda parte da questão:

    ...ainda há controvérsias acerca da tradução desse princípio em termos matemáticos

    Contudo, mais de um século depois do início da revolução quântica, não há consenso entre os físicos quanto à razão e à forma de compatibilizar esse fato básico com a expressão matemática da teoria.

  • Gab: Certo

    ...Quando fazemos experimentos, quando examinamos o mundo, todos estamos de acordo com o fato de que deparamos com uma realidade única e definida. Contudo, mais de um século depois do início da revolução quântica, não há consenso entre os físicos quanto à razão e à forma de compatibilizar esse fato básico com a expressão matemática da teoria.

  • e acordo com o texto, apesar de a mecânica quântica já ter estabelecido teoricamente o caráter probabilístico dos cálculos científicos, ainda há controvérsias acerca da tradução desse princípio em termos matemáticos.

    trecho da resposta:

    não há consenso (ainda há controvérsias) entre os físicos quanto à razão e à forma de compatibilizar esse fato básico com a expressão matemática da teoria (que razão e forma são essas? tradução desse princípio em termos matemáticos.

  • Contudo, mais de um século depois do início da revolução quântica, não há consenso entre os físicos quanto à razão e à forma de compatibilizar esse fato básico com a expressão matemática da teoria.

  • Quem trata a teoria quântica como uma "teoria" e não como uma "verdade" acaba se confundindo e errando essa questão...

    E como a questão é de PORTUGUÊS, é certo que há controvérsias (não há consenso) acerca da tradução (compatibilização da observação do real) desse princípio (probabilístico) em termos matemáticos.

  • Texto: "Contudo, mais de um século depois do início da revolução quântica, não há consenso entre os físicos quanto à razão e à forma de compatibilizar esse fato básico com a expressão matemática da teoria."

    ___________

    Assertiva: "De acordo com o texto, apesar de a mecânica quântica já ter estabelecido teoricamente o caráter probabilístico dos cálculos científicos, ainda há controvérsias acerca da tradução desse princípio em termos matemáticos."

    __________

    CERTO

  • O método da banca Cespe de interpretação de textos também tem essa característica probabilística da mecânica quântica. Da mesma forma que o famoso gato de Schrodinger pode estar vivo e morto ao mesmo tempo, a banca cespe também acredita que uma questão pode ser Certa/Errada ao mesmo tempo, pena que não sabemos em que realidade paralela o examinador está vivendo.

  • A conjunção adversativa contudo nos leva até a resposta.

  • Deixaria em branco

  • Certa

    Contudo, mais de um século depois do início da revolução quântica, não há consenso entre os físicos quanto à razão e à forma de compatibilizar esse fato básico com a expressão matemática da teoria.

  • Segundo o texto não são os cálculos matemáticos que são probabilísticos, pois os cálculos matemáticos, por sua própria natureza, são exatos em si mesmos, mas as previsões que deles derivam é que indicam diferentes probabilidades, conforme está escrito no 2º período:

    "A mecânica quântica quebrou o molde da mecânica clássica, que a antecedeu, ao firmar o conceito de que as previsões científicas são necessariamente probabilísticas".

    Pra mim o CESPE pisou na bola aqui.

  • Caberia recurso. A questão extrapola ao fazer tal afirmativa, pois as controvérsias não estão na tradução do princípio em termos matemáticos - nesse princípio há um consenso entre os físicos, pois a probabilidade foi comprovada através de estudos, coleta e analise de dados.

    As controvérsias estão no fato de eles não conseguirem traduzir em termos matemáticos a razão pela qual ocorre um determinado resultado. Eles podem apenas apontar as probabilidades, mas não definir exatamente o que vai acontecer.

    "Podemos prever a probabilidade de alcançar determinado resultado ou outro, mas em geral não podemos prever qual deles acontecerá."

    "Depois de anos de criterioso estudo da mecânica quântica, e depois da acumulação de uma pletora de dados que confirmam suas previsões probabilísticas, ninguém até hoje soube explicar por que razão apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real."

    [...] todos estamos de acordo com o fato de que deparamos com uma realidade única e definida. Contudo, mais de um século depois do início da revolução quântica, não há consenso entre os físicos quanto à razão e à forma de compatibilizar esse fato básico com a expressão matemática da teoria.

    Onde está a controvérsia? Está na razão e na forma de compatibilizar esse fato básico com a expressão matemática da teoria.

    Que fato básico? O fato de que deparamos com uma realidade única e definida.

    Questão: De acordo com o texto, apesar de a mecânica quântica já ter estabelecido teoricamente o caráter probabilístico dos cálculos científicos, ainda há controvérsias acerca da tradução desse princípio em termos matemáticos.

    Viram que as controvérsias não se refere ao colocado na questão, mas ao "fato de que deparamos com uma realidade única e definida".

    Para mim, questão ERRADA.

  • ......hoje soube explicar por que razão apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real. Quando fazemos experimentos, quando examinamos o mundo, todos estamos de acordo com o fato de que deparamos com uma realidade única e definida. Contudo, mais de um século depois do início da revolução quântica, não há consenso entre os físicos quanto à razão e à forma de compatibilizar esse fato básico com a expressão matemática da teoria.

    Gabarito: Certo

  • Teria marcado CERTO, se fosse:

    "Apesar de a realidade ser única e definida, ainda há controvérsias acerca da tradução desse princípio em termos matemáticos."

  • É nisso que dá colocar professor de português pra criar questão de texto científico

  • CERTO.

    PENSEI ASSIM...

    ´´A mecânica quântica quebrou o molde da mecânica clássica, que a antecedeu, ao firmar o conceito de que as previsões científicas são necessariamente probabilísticas ( estabelecido teoricamente o caráter probabilístico).

    ...Podemos prever a probabilidade de alcançar determinado resultado ou outro, mas em geral não podemos prever qual deles acontecerá (há controvérsias).

    ...Contudo, mais de um século depois do início da revolução quântica, não há consenso entre os físicos quanto à razão e à forma de compatibilizar esse fato básico com a expressão matemática da teoria.``

    (há controvérsias)

    QUALQUER CORREÇÃO SERÁ BEM RECEBIDA.

    PRA CIMA DELES! RITA DESGRAMADA.

  • GABARITO: Certo

    Contudo, mais de um século depois do início da revolução quântica, não há consenso entre os físicos quanto à razão e à forma de compatibilizar esse fato básico com a expressão matemática da teoria.

    Contudo --> Indica adversidade ou controvérsias

    Outras conjuções coordenativas adversativas --> Mas, porém, contudo, todavia, no entanto, entretanto..

  • Contudo, mais de um século depois do início da revolução quântica, não há consenso entre os físicos (há controvérsias) quanto à razão e à forma de compatibilizar esse fato básico com a expressão matemática da teoria. (...)

    GABARITO: CERTO

  • Correto!

    Depois de anos de criterioso estudo da mecânica quântica, e depois da acumulação de uma pletora de dados que confirmam suas previsões probabilísticas, ninguém até hoje soube explicar por que razão apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real.

  • Não há consenso = Ainda há controvérsias, caso contrário, haveria consenso e a ideia estaria concreta e haveria adesão de todos eles. (físicos)

    GABA: C

  • Errei por entender a questão como ambígua, quando diz "ainda há controvérsias acerca da tradução desse princípio em termos matemáticos" parece que a dificuldade está nas expressões matemáticas e não em provar o motivo da apenas uma probabilidade virar real. :(

  • a questao so vai respoder a pergunta na ultima linha do texto, leiam ate o final

  • "De acordo com o texto, apesar de a mecânica quântica já ter estabelecido teoricamente o caráter probabilístico dos cálculos científicos, ainda há controvérsias acerca da tradução desse princípio em termos matemáticos."

    Não há controvérsia entre a tradução do princípio em termos matemáticos, isso é o que se tem de certo. A falta de consenso que o texto indica é entre o princípio matemático probabilístico estabelecido pela própria mecânica quântica e ao " fato de que deparamos com uma realidade única e definida"

    Em resumo a assertiva indica que se estabeleceu TEORICAMENTE o caráter probabilístico, mas que isso ainda não se traduziu em termos matemáticos, mas a própria teoria é o estabelecimento em termos matemáticos, o que ocorre é a falta de consenso entre a teoria estabelecida e parte da observação da realidade, não há controvérsia entre o caráter probabilístico e a teoria, a teoria define o caráter probabilístico.

  • Exatamente, guerreiro.

  • Exatamente, guerreiro.

  • Exatamente, guerreiro.

  • Galera, eu não consegui entender esse gabarito. Para mim, não há controvérsias acerca da tradução do princípio em termos matemáticos, mas há, pelo fato de apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude se tornar real, ou seja, há controvérsia entre a teoria (a possibilidade de resoluções possíveis) e o resultado dos experimentos (uma realidade única e definida).

    "Quando fazemos experimentos, quando examinamos o mundo, todos estamos de acordo com o fato de que deparamos com uma realidade única e definida. Contudo, mais de um século depois do início da revolução quântica, não há consenso entre os físicos quanto à razão e à forma de compatibilizar esse fato básico (uma realidade única e definida) com a expressão matemática da teoria."

  • Qconcursos mudou a professora logo nessa questão!

  • Qconcursos mudou a professora logo nessa questão!

  • 1 /Contudo, mais de um século depois do início da revolução quântica, não há consenso entre os físicos quanto à razão e à forma de compatibilizar esse fato básico com a expressão matemática da teoria.

    2/Depois de anos de criterioso estudo da mecânica quântica, e depois da acumulação de uma pletora de dados que confirmam suas previsões probabilísticas.

    ninguém até hoje soube explicar por que razão apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real.

    GB . CORRETO ; SE NÃO SABE EXPLICAR COMO ACONTECE , É PORQUE HÁ CONTROVÉSIAS .

  • Claramente temos o tópico frasal na primeira oração e a segunda está no último período do texto.

    Essa prova veio f*da!

  • "mininuu" q prova é essa!! miseriqueima.

  • "Podemos prever a probabilidade de alcançar determinado resultado ou outro" eu acertei a questão por causa dessa frase, só eu? Ou mais alguém?

  • "não há consenso entre os físicos quanto à razão e à forma de compatibilizar esse fato básico com a expressão matemática da teoria".

  • " Ao afirmar o conceito de que as provisões... são necessariamente probabilísticas." Cara.... é osso!

  • Que texto chato , para desanimar o candidato , tanta coisa bonita de nossos romancistas , essa pobreza....

  • Essa prova foi pra ver quem fazia mais pontos negativos kkkk c loko do demoin

  • A última frase do texto responde!

  • A mecânica quântica quebrou o molde da mecânica clássica, que a antecedeu, ao firmar o conceito de que as previsões científicas são necessariamente probabilísticas.

    não há consenso entre os físicos quanto à razão e à forma de compatibilizar esse fato básico com a expressão matemática da teoria.

  • Certo.

    ....o conceito de que as previsões científicas são necessariamente probabilísticas.

    ....não há consenso entre os físicos quanto à razão e à forma de compatibilizar esse fato básico com a expressão matemática da teoria.

  • Trecho que me ajudou a responder a questão:

    ninguém até hoje soube explicar por que razão apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real. Quando fazemos experimentos, quando examinamos o mundo, todos estamos de acordo com o fato de que deparamos com uma realidade única e definida. Contudo, mais de um século depois do início da revolução quântica, não há consenso entre os físicos quanto à razão e à forma de compatibilizar esse fato básico com a expressão matemática da teoria.

  • A ultima frase do texto responde.

    CERTO

  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K  
  • Alguém sabe onde achar textos do estilo CESPE para treinar?

  • Fui pela conjunção adversativa 'contudo', que corrobora a ideia de contradição afirmada pela questão.

  • Gabarito: C

    "A mecânica quântica (...) ao firmar o conceito de que as previsões científicas são necessariamente probabilísticas."

    "Contudo (...) não há consenso (há controvérsias) entre os físicos quanto à razão e à forma de compatibilizar esse fato básico com a expressão matemática da teoria."

  • Entendo que, segundo o texto, a controvérsia está no fato de apenas uma das realidades se materializar e não no caráter probabilístico dos cálculos científicos, uma vez que: "A mecânica quântica quebrou o molde da mecânica clássica, que a antecedeu, ao firmar o conceito de que as previsões científicas são necessariamente probabilísticas."

    Marquei errado (errei a questão) por esse motivo.

  • Depois de anos de criterioso estudo da mecânica quântica, e depois da acumulação de uma pletora de dados que confirmam suas previsões probabilísticas, ninguém até hoje soube explicar por que razão apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real. Quando fazemos experimentos, quando examinamos o mundo, todos estamos de acordo com o fato de que deparamos com uma realidade única e definida. Contudo, mais de um século depois do início da revolução quântica, não há consenso entre os físicos quanto à razão e à forma de compatibilizar esse fato básico com a expressão matemática da teoria.

  • Olá, colegas concurseiros!

    Passando pra deixar essa dica pra quem tá focado em concursos policiais.

    → Baixe os 390 mapas mentais para carreiras policiais.

    Link:

    https://abre.ai/daiI

    → Estude 13 mapas mentais por dia.

    → Resolva 10 questões aqui no QC sobre o assunto de cada mapa mental.

    → Em 30 dias vc terá estudado os 390 mapas e resolvido quase 4000 questões.

    Fiz esse procedimento em julho e meu aproveitamento melhorou muito!

    P.s: gastei 208 horas pra concluir esse plano de estudo.

    Testem aí e me deem um feedback.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Gabarito certo

    Segue abaixo a explicação da questão em vídeo. 

    O link abaixo já vai direto na questão.

    https://youtu.be/7afgXZIiF0Y?t=10164

    fonte: Estratégia Concursos - Prof. Adriana Figueiredo

  • Essa questão é absurda.

    "fato básico" = "o fato de que deparamos com uma realidade única e definida"

    "princípio" = "o caráter probabilístico dos cálculos científicos"

    O "princípio" tem tradução em termos matemáticos, são exatamente as equações da mecânica quântica. A controvérsia é a dificuldade em compatibilizar o "fato básico" com os "termos matemáticos".