SóProvas


ID
4849687
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Ele entrou tarde no restaurante. Poderia ter uns sessenta anos, era alto, corpulento, de cabelos brancos, sobrancelhas espessas e mãos potentes. Num dedo o anel de sua força. Sentou-se amplo e sólido.
      Perdi-o de vista e enquanto comia observei de novo a mulher magra de chapéu. Ela ria com a boca cheia e rebrilhava os olhos escuros.
       No momento em que eu levava o garfo à boca, olhei-o. Ei-lo de olhos fechados mastigando pão com vigor e mecanismo, os dois punhos cerrados sobre a mesa. Continuei comendo e olhando. O garçom dispunha os pratos sobre a toalha. Mas o velho mantinha os olhos fechados. A um gesto mais vivo do criado ele os abriu com tal brusquidão que este mesmo movimento se comunicou às grandes mãos e um garfo caiu. O garçom sussurrou palavras amáveis abaixando-se para apanhá-lo; ele não respondia. Porque agora desperto, virava subitamente a carne de um lado e de outro, examinava-a com veemência, a ponta da língua aparecendo — apalpava o bife com as costas do garfo, quase o cheirava, mexendo a boca de antemão. E começava a cortá-lo com um movimento inútil de vigor de todo o corpo. Olhei para o meu prato. Quando fitei-o de novo, ele estava em plena glória do jantar, mastigando de boca aberta, passando a língua pelos dentes, com o olhar fixo na luz do teto. 

Clarice Lispector. O jantar. In: Laços de família: contos.
Rio de Janeiro: Rocco, 1998 (com adaptações).

Julgue o item que se seguem, relativos às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente.


O texto narra, de forma breve, o comportamento de um homem durante um jantar.

Alternativas
Comentários
  • O Cespe considerou a questão correta, porém o professor do Direção Concursos considera como errada e pede anulaçao da questão, pois o texto não NARRA de forma breve, o comportamento de um homem durante um janta, mas DESCREVE.

    Quando descreve o Homem que está jantando, o autor está caracterizando/descrevendo seu comportamento.

    Aguardar o gabarito definitivo.

    Fonte: Correção da prova pelo canal do youtube - Direção Concursos

    https://www.youtube.com/watch?v=8xfYUTc7cTI

  • Na minha opinião, o texto descreve o comportamento de um homem durante um jantar.

  • Gabarito Certo

  • Texto narrativo é um tipo de texto que esboça as ações de personagens num determinado tempo e espaço.

    Texto descritivo é aquele que detalha de maneira pormenorizada os aspectos de um determinado lugar, acontecimento, pessoa, objeto ou animal.

    O texto começa com uma descrição, mas ele é predominantemente uma narração.

  • Como assim essa descrição "narrou" de forma breve o jantar de um homem?

  • Ouvi uma vez da professora Flávia Rita que a descrição muitas vezes está a serviço da narração.

    O narrador está presente dentro do texto, sentado a outra mesa.

    Não há predomínio de verbos de ligação (como ocorre basicamente nos textos descritivos).

    Há resposta para as perguntas "o que?", "quem?", "onde?", "como?". (características de narração)

    Há personagens. (característica de narração)

    Há certa evolução temporal. (característica de narração)

    Acredito que por essas razões o texto não seja descritivo e esteja correta a questão.

  • PODE TER SIDO DE FORMA BREVE EM RELAÇÃO AO TEXTO COMPLETO, SE FOSSE DE MANEIRA COMPLETA, A NARRAÇÃO NÃO SERIA APENAS POUCAS LINHAS, ACHO QUE A BANCA QUIS FALAR ISSO, MAS ENFIM QUEM SOU EU PARA JUSTIFICAR NADA RSRS !

  • Poderia ser um almoço! kkkkkk

    Questão babaca!

  • (CERTO) O texto narra, de forma breve, o comportamento de um homem durante um jantar.

    O texto narrativo precisa ter fato e sequência de ações.

    Na narração observa-se um episódio e uma mudança de fatos na sequência temporal entre as ações dos personagens.

    "Ei-lo de olhos fechados mastigando pão com vigor e mecanismo, os dois punhos cerrados sobre a mesa. Continuei comendo e olhando. O garçom dispunha os pratos sobre a toalha. Mas o velho mantinha os olhos fechados. A um gesto mais vivo do criado ele os abriu com tal brusquidão que este mesmo movimento se comunicou às grandes mãos e um garfo caiu. O garçom sussurrou palavras amáveis abaixando-se para apanhá-lo; ele não respondia. Porque agora desperto, virava subitamente a carne de um lado e de outro, examinava-a com veemência, a ponta da língua aparecendo — apalpava o bife com as costas do garfo, quase o cheirava, mexendo a boca de antemão. E começava a cortá-lo com um movimento inútil de vigor de todo o corpo. Olhei para o meu prato. Quando fitei-o de novo, ele estava em plena glória do jantar, mastigando de boca aberta, passando a língua pelos dentes, com o olhar fixo na luz do teto. 

    Obs: Há partes descritivas no texto também, o que não impede a existência da narração.

  • GAB C

    Clarice Lispector. O jantar. In: Laços de família: contos.

  • Esse "breve" da CESPE durou o texto todo.

  • A devolutiva correta é: Cespe, por favor, descreva 'breve' para você.

  • Clarice Lispector. O jantar. In: Laços de família: contos.

    O conto pode ser definido como uma narrativa curta e com um único conflito.

    Isso significa que, nessa histórias, há poucos personagens, o tempo e o espaço

    são reduzidos ao essencial e, além disso, o enredo ( a sequência de ações pelas

    quais os personagens passam) é marcado pela existência de um único acontecimento

    relevante. Dessa forma, em geral, os contos apresentam apenas um clímax (aquele momento

    de maior tensão da narrativa).

  • Compreensão Textual e Gêneros Literários

    O texto narra, de forma breve, o comportamento de um homem durante um jantar.

    CERTO

    --> Indícios de narrativa breve

    1 - Possui um foco e basicamente não tangencia o foco com assuntos secundários

    2 - Gênero literário dos CONTOS --> Diversas narrativas CURTAS e independentes que são juntadas em um livro

    --> Indícios de comportamento durante um jantar.

    1 -  Sentou-se amplo e sólido.

    2 - Ei-lo de olhos fechados mastigando pão com vigor e mecanismo, os dois punhos cerrados sobre a mesa.

    3 - virava subitamente a carne de um lado e de outro, examinava-a com veemência, a ponta da língua aparecendo — apalpava o bife com as costas do garfo, quase o cheirava, mexendo a boca de antemão. 

    4 - mastigando de boca aberta, passando a língua pelos dentes, com o olhar fixo na luz do teto. 

    "A disciplina é a maior tutora que o sonhador pode ter, pois ela transforma o sonho em realidade." 

  • Características de uma narração:

    Há ações, personagens e sequencia temporal;

    Há enredo e relação de antes e depois;

    Os verbos estão, majoritariamente, nos tempos passados;

    Os verbos presentes são, em sua maioria, de ação.

  • TIPOLOGIAS TEXTUAIS

    1.Descritivo: apresenta características/qualidades de um ser; conta uma história mais detalhada “hoje pela manhã, estava chovendo, tive de vestir roupa de frio, aquela...”

    2.Narrativo: apresenta uma sequência de acontecimentos contém personagens, tempo, espaço;conta uma história, verbos no passado

    3.Dissertativo: discorre sobre um tema e pode ser: verbos presente

    ·Expositiva (apresenta só informações)

    ·Argumentativo (apresenta uma tese e a posição do autor);

    1.Injuntivo/prescritivo: é aquele que orienta/instrui o leitor

  • MARQUEI ERRADA .

    na parte que diz assim: a perdi-o de vista enquanto comia.

    Entendo que existe uma demora.

  • Rodapé!

  • Não apenas narra, como também descreve. Só não concordo com o "breve", mas é cespe, né... CORRETA!

  • O complicado de algumas questões do Cespe é a possibilidade de duas respostas. Ao utilizar a palavra "breve", podem atribuir ao gabarito "certo" ou "errado" com justificativas em ambos. Cabe ao candidato ter bola de cristal e levar uma moeda na prova para jogar "cara ou coroa".

  • De forma breve? kkkkkk

  • Se a narração foi "breve", espero que a morte seja igualmente "breve" com quem a produziu. (brincadeira pois sou do bem!)

  • O texto contou uma história de alguém que estava marocando o jantar de outra pessoa kkk

    Ser narrativo, não o impede de ser descritivo. Ele foi descritivo? Sim, foi. Mas o q predominou?!

    O q me deixou dúvida foi a afirmação de ser um jantar, até q eu li o título do texto no final.

    Pq "Ele entrou tarde no restaurante." não é suficiente pra dizer q foi um jantar, já q pode-se chegar tarde para um almoço tbm - tipo umas 15 horas da tarde.

    É como já diziam: "Tudo depende do referencial"

  • O que é breve? Para o Cespe não sei, mas no trecho final do texto "... ele estava em plena glória no jantar". Era um jantar, então vamos chutar no CERTO, porque o "breve" pode estar certo ou errado.

  • Gabarito: Certo

    Simplesmente fui direto na fonte do texto rs.

    Clarice Lispector. O jantar. In: Laços de família: contos.

    Rio de Janeiro: Rocco, 1998 (com adaptações).

  • breve é o carahi!

    todo o texto foi sobre o jantar

  • O "breve" faz sentido sim, pois o texto termina no momento em que o homem começa a comer. (haveria mais fatos a serem narrados)

    GABARITO: Certo

  • Marcar só aqui mesmo, pois na prova seria em branco. Infelizmente.

  • É breve em relação a o que ? Muito subjetivo depende do referencial

  • Trata-se de um conto. Vejam a referência do texto.

    E conto é uma narrativa curta, por isso a Cespe usou o termo "breve".

    O gênero literário conto é estruturado como uma narrativa curta que envolve apenas um conflito. Nessa perspectiva, o momento de maior tensão do gênero é chamado de clímax. Além disso, embora não seja uma regra, é comum que o conto apresente: poucos personagens; espaço ou cenário limitado; recorte temporal reduzido.

    https://brasilescola.uol.com.br/literatura/o-conto.htm

    GABARITO: CERTO

  • Entendi que breve foi o que ele falou da mulher magra de chapéu e não do homem (que foi praticamente o texto inteiro), por isso marquei ERRADO.

    É cada rasteira que o estudante leva... Senhóoóóóórrr!

  • O único jeito de justificar essa resposta é considerando que a palavra "BREVE" nao foi empregada com relação ao corpo do texto, mas sim como o momento em que o velho chega, senta à mesa e começa a comer...

    Difícil...

  • Texto narrativo - Possui ações e personagens; tempo e espaço definidos; relação de antes e depois (usualmente tem clímax); verbos no pretérito, narrador e verbos de ação. Ex. Charges, piadas, crônicas, novelas.

    Texto descritivo - Caracterização detalhada; pausa no tempo para apresentação de cena; verbos de ligação com predicativos e adjetivação; normalmente ocorrem dentro de uma narração ou injunção.

  • Cespe adora textos da Clarice Lispector , indico vocês a ler uma boa parte de suas escritas.
  • Entendo que seja uma narração por ter uma evolução cronológica, uma progressão temporal, que são marcas da narração. Já a descrição, em contrário, não possui isso, o tempo não passa, não há progressão temporal.

  • GABARITO: CERTO

    Errei, mas depois de uma análise apurada do texto consegui entender a questão:

    DESCRIÇÃO: o objetivo do autor é apontar características que produzam uma FOTOGRAFIA TEXTUAL de determinado objeto, ser, pessoa, ambiente. Predominam adjetivos e caracterizações. Verbos no PRESENTE DO INDICATIVO E PRETÉRITO IMPERFEITO.

    NARRAÇÃO: o objetivo do autor é contar ou relatar um fato ou uma série de acontecimentos mais ou menos sequenciados, uma história, na qual incidem personagens, enredo, espaço, tempo. Predominam verbos no passado. Verbos no PRETÉRITO DO INDICATIVO.

    No caso da questão, de fato o texto é narrativo, apesar de ter algumas marcas descritivas, fica explícito que temos um narrador que, enquanto janta, analisa e descreve o comportamento das pessoas que estão ao seu redor. Marquei errado pelo breve, nesse ponto deveria ter olhado a descrição do texto que o classifica como um conto.

    CONTO: o conto pode ser definido como uma narrativa curta e com um único conflito. Isso significa que, nessas histórias, há poucos personagens, o tempo e o espaço são reduzidos ao essencial e, além disso, o enredo (a sequência de ações pelas quais os personagens passam) é marcado pela existência de um único acontecimento relevante. Dessa forma, em geral, os contos apresentam apenas um clímax (aquele momento de maior tensão da narrativa).

  • De forma BREVE? O texto inteiro é narrando/descrevendo o senhor que está jantando! Oras....

  • A questão não está perguntado a tipologia do texto. Narrar=contar!

  • Tendo em vista que o texto em questão foi extraído de um LIVRO, acredito que o trecho pode ser considerado como BREVE

    De fato é uma pequena parte se considerarmos o livro todo. Acho que foi isso que banca quis dizer.

    PS: Não estou defendendo a CESPE

  • Se isso for breve, imagina como seria o longo.......

  • De forma breve? Oi?

  • O texto não narra apenas um homem, ele narra 2, oque observar é o que está na ação, o seja, o velho é o curioso kkkkkkk.

  • Mnemônico para não esquecer!

    Texto narrativo é PENTE:

    P- personagem

    E- enredo

    N- narrador ( 1º ou 3º pessoa)

    T- tempo

    E- espaço (cenário)

    "Tudo no tempo Deus" Não desista!

  • GABARITO: CERTO

    Errei a questão, porque que não vi sentido em ser uma narração breve.

    Entretanto, creio que a banca cobrou do candidato o conhecimento do gênero narrativo CONTO.

  • NARRA / DESCREVE

  • "O texto narra, de forma breve, o comportamento de um homem durante um jantar."

    (INICIO) Ele entrou tarde no restaurante...

    ...Quando fitei-o de novo, ele estava em plena glória do jantar, mastigando de boca aberta, passando a língua pelos dentes, com o olhar fixo na luz do teto. (FIM)

    "breve"

    adjetivo de dois gêneros

    1.

    de curta duração.

    2.

    de pouca extensão ou tamanho

    Ele narra de forma "BREVE" do INICIO ao FIM do texto!!!

    vai entender...

  • o texto fala até a forma como o cara mastiga, como estavam os punhos na mesa e a cespe vem falar em "BREVE", e dá o gabarito como correto é uma sacanagem sem fim.

    A questão pode até está correta, mas ela erra ao falar em breve.

  • De forma breve?? Cespe faz essas coisas pra ninguém gabaritar, pq não é possível.

  • Já estou quase marcando o contrário do que ia marcar nas questões

  • Creio eu, que de forma breve está situado no tempo que levou o jantar..

  • Vai entender a Banca Cespe!!!

  • Correto!

    Um narrativa breve...curta... rápida!

  • Gente, eu imaginei toda a cena de tantos detalhes que o texto traz! Como foi uma forma breve?

  • Na miha humilde opinão, o texto inteiro está narrando e detalhando o comportamento do homem durante o jantar.

    ERREI A QUESTÃO :(

  • de forma breve foi citada a mulher magra de chapéu

  • O negócio é deixar em branco.

  • acertei, mas Cespe forçou aqui

  • Quem errou não se preocupe, você está no caminho certo.

  • "Breve" ? o texto todo. rs

  • BREVE? O cara falou a noite toda do caboco e foi breve? kkkkkkkkkk

    Tipo de questão de ser lida apenas uma vez. Leu 2, os caras do caixão bem atrás esperando....

  • Esse "de forma breve" fez eu erra a questão. /:

  • Sinceramente, bate até um desânimo quando respondo uma questão com um gabarito tão subjetivo assim.

  • O texto é narrativo e pode ser sim considerado breve.

  • Típica questão que dá medo de marcar. Muito SUBJETIVA.

  • Olha o rodapé ajuda a responder , Clarice Lispector. O jantar. InLaços de família: contos

  • Olá, colegas concurseiros!

    Passando pra deixar essa dica pra quem tá focado em concursos policiais.

     Baixe os 328 mapas mentais para carreiras policiais.

    Link:

    http://abre.ai/bFs3

     Estude 11 mapas mentais por dia.

     Resolva 10 questões aqui no QC sobre o assunto de cada mapa mental.

    → Em 30 dias vc terá estudado os 328 mapas e resolvido mais de 3000 questões.

    Fiz esse procedimento em setembro e meu aproveitamento melhorou muito!

    P.s: gastei 192 horas pra concluir esse plano de estudo.

    Testem aí e me deem um feedback.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • se isso foi breve, imagina o detalhado...kkkkkk

  • Aquela velha questão do Cespe que aceita gabarito "CERTO" ou "ERRADO", só vai depender do que o examinador quer no dia!

  • O comportamento não foi apresentado de forma breve, e sim de forma detalhada!

    Mas o CESPE considerou essa questão como CORRETA, jogou sujo na subjetividade. Já acostumei!!!

  • TEXTO LONGO, O BREVE.

  • Questão passível de anulação.

    No rodapé do texto está escrito o título e o título do texto é: O jantar.

    Não tem como ser breve a narração, A partir do 2 parágrafo o texto, predominantemente, narra o jantar.

  • Gostaria que algum professor comentasse a questão, não consigo observar esta questão como certa, o texto não esta de forma "breve".

  • As questões mais simples acabam se tornando as mais difíceis.

  • Essa a Cespe fez pra ninguém fechar português. " Ele chegou, sentou-se, pegou o garfo, colocou a comida na boca, engoliu, pagou e foi embora." Isso seria minha concepção de breve.

  • Clarice Lispector. O jantar. InLaços de família: contos. Contos têm por características, um único clímax, de estrutura fechada, sendo assim breves/curtos. Somado ao fato de ter características narrativas, acho que a questão está CORRETA.

  • TEXTO DESCRITIVO: tipo de texto que diz como é alguma coisa: pessoa, objeto, cena, etc.

    TEXTO NARRATIVO: tipo de texto que conta, em geral, como aconteceu um fato, suas causas e implicações.

    FONTE: LIVRO INTERPRETAÇÃO TEXTUAL, ALEXANDRE SOARES (ALFACON)

    GABARITO: CERTO

  • Narra de forma pormenorizada e demoradamente, forma breve! mais essa...

  • Praticamente o texto todo só falou do comportamento do homem, ou seja, para mim, não foi de forma breve.

  • Se você achar que está correta a questão, marque errada ou vice versa. Aí você acerta.

  • Forma breve (brevemente, momentaneamente./ Em pouco tempo: já, num instante) é igual o vasco líder do brasileirão.

  • Breve é o meu jantar aqui em casa! Isso sim é breve! Com três crianças me torrando a paciência pedindo alguma coisa.

  • A CESPE às vezes é tão óbvia que dá medo de marcar o certo e estar errado kkk

  • Foi tão na cara assim, que até fiquei com medo de responder.. rsrsrsr

  • Me apeguei à palavra "BREVE", como assim gente, todas as ações foram detalhadas minuciosamente kkkk Enfim, errei.

  • Essa foi dada.

  • a banca só quer saber o comportamento do homem durante o jantar.

  • Gabarito correto. Descrição não há progressão temporal.

  • Fui no mesmo pensamento da Renata kkk

  • É notório no texto a presença dos dois tipos textuais, entretanto, creio eu, com predominância do tipo narrativo, pois estão presentes suas principais características, quais sejam: Narrador, personagens, tempo, local definido, evolução temporal.

  • BREVE???

    O NARRADOR DESCREVEU DESDE O MOMENTO DA ENTRADA DO HOMEM NO RESTAURANTE ATÉ O MODO COMO ESTE COMIA.

  • Nessa questão polêmica, a banca abusa da subjetividade e cobra do candidato o conhecimento do gênero "Conto", que é caracterizado por descrições breves acompanhadas por um clímax.

  • BREVE???

    SÓ FALTOU DIZER QUE ELE FOI MIJAR, Q MERD*

    ACABEI ERRANDO

    JOGO QUE SEGUE

    #BORA_VENCER

  • "breve" foi sacanagem.

  • Questão que deixa a gente com a pulga atrás da orelha. Acertei a questão, mais o " BREVE " judiou!

  • Estou passada o homem fala o tempo todo de como o indivíduo esta comendo, aí o gabarito dá como certo que ele está falando brevemente só poderia ser Cespe, bola pra frente.....

  • Fechei os olhos, marquei e saí correndo! Acertei por chute já que a senhora Cespe tira da nossa cara. Aff! A gente estuda tanto e no dia da bendita prova se depara com ISSO! Rsrs! Bons estudos, galera! Foco, força, disciplina e amor à Cespe/Cebraspe S2 :)

  • BREVE SIM ... Analisem, o texto é relativamente CURTO.

  • EM ALGUM MOMENTO O TEXTO DIZ QUE É UM JANTAR ?

  • A CESPE é subjetiva demais! O cara versa do começo do texto ao final, quase que ininterruptamente, e a banca diz "brevemente". Pqp

  • Eu consigo entender que o texto possui elementos narrativos e descritivos. Meu problema com essa questão foi a maneira como esse enunciado foi construído: " O texto narra, de forma breve, o comportamento de um homem durante um jantar."

    Eu não li o conto da Clarice e não tenho conhecimento aprofundado da obra dela, mas pelo que me foi apresentado, a narrativa é o Jantar. O restaurante é o cenário. O narrador, o "velho", a mulher magra e o garçom são seus personagens. O comportamento do homem é apenas um elemento que serve à narrativa.

    Em minha percepção, é um equívoco dizer que o texto narra o comportamento do homem, como se isso fosse o foco do conto. O texto descreve o comportamento do homem e esse elemento, assim como tantos outros, amparam a narrativa do jantar.

    Outrossim, dizer que o texto "narra, de forma breve, o comportamento (...)" traz uma carga de subjetividade imensa. Sim, o conto é uma narrativa breve - mas realmente fica claro que é isso que o examinador está cobrando? Acho que não. Ele poderia estar cobrando uma característica do gênero ou exigindo uma interpretação de texto do examinando, o que conduz à resposta oposta. Afinal, tendo como parâmetro outros contos, a descrição que é feita é demorada, lenta, gigantesca. Quantos contos já viram em que o autor passa tanto tempo descrevendo aspectos tão triviais do comportamento de um personagem qualquer?

    Se, em vez de escrever dessa forma, o examinador tivesse perguntado: "o texto traz narrativa breve que aborda/descreve o comportamento de um homem durante um jantar", teria sido muito mais objetivo, compreensível e bem mais honesto. Afinal, de fato o texto é uma narrativa, tem a característica(inerente) de ser breve - é um conto - e possui como elemento o sobredito comportamento (explorado pela narrativa por meio de descrição minuciosa).

    Da maneira como está escrita, a questão aceita qualquer resposta.

  • Tão fácil que da até medo de mercar certa kkkk

  • Meu receio de marcar "certo" foi só por causa desse " de forma breve"...

  • CERTO! O texto é narrativo descritivo, com predominância descritiva e por isso "narra de forma breve". quando verbos empregados expressam a ação em descrevê-los esse trecho será narrativo e quando simplesmente descrevê-los o texto será descritivo observe-o.

  • Breve? o texto todo fala-se do pobre.

    ai não Cebraspe.

  • Bem vamos lá o texto narra e descreve sim . perceba que a questão não pediu qual estilo dominante mas descreve um narrador onipotente que observa narra e descreve . então o que a questão pediu ele faz por isso que marquei certo não enxerguei nda de mais .
  • Só faltou descrever a digestão pós jantar para completar essa "descrição breve" do cespe

  • BREVE???

  • Breve ? Jantar ? não poderia ser no Almoço ? que isso cespe !

  • ficou descrevendo os fatos o tempo todo e dizer q isso é breve.

    Desculpe-me, creio que estou estudando errado.

  • Passei o carro

  • Como assim de forma breve? O que mais teve nesse texto foi detalhes... Que loucura essa prova da CESPE!

  • de forma breve, seria 'o homem estava jantando'
  • Pensei que só eu que nao tinha entendido esse gabarito. O texto é todo falando do comportamento do homem no jantar. Nao caberia recurso essa questão?

  • Então isso é breve com uma riqueza de detalhes.

    "Virava subitamente a carne de um lado e de outro, examinava-a com veemência, a ponta da língua aparecendo — apalpava o bife com as costas do garfo, quase o cheirava, mexendo a boca de antemão. E começava a cortá-lo com um movimento inútil de vigor de todo o corpo."

  • NARRAÇÃO esta para um FILME

    ou seja, ha uma historia acontecendo, uma cena (garçom vem, deixa o prato, deixa o talher cair), progressao de tempo etc.

    DESCRIÇAO esta para uma FOTO

    nao há progressão temporal, apresenta a característica de algo de modo estático.

  • Cara, sei lá. Tá faltando a maior parte do texto? Porque pra mim simplesmente ela narrou o comportamento do homem o texto inteiro

  • Errei por conta do "de forma breve" , não vi assim no texto.

  • Breve! Pois, caso fosse completo, o texto trataria de todo o jantar, desde a chegada do homem até a saída. Mas, no entanto, só nos relata partes do prato principal, apesar da riqueza de detalhes. Não extrapolem na imaginação. ;)

  • Tenho a leve impressão que a banca também cobrou, indiretamente, o significado de "conto". Filhos da poota.

  • Gente, tem que entender que dentro de um texto pode haver várias tipologias textuais. Tem um vídeo da professora Júnia Andrade no YouTube que explica que certa tipologia se sobrepõe à outra.

  • breve é diferente de simples. a genialidade da clarice estava também nisso: o impacto de poucas palavras.

  • breve não, no meu ver contundente .
  • Aspectos que me fizeram mudar o gabarito para certo após a leitura e análise.

    1- Pensei na banca, pois o óbvio para o Cespe já é suspeito por si próprio.

    2- Lembrei, tudo que está ali faz parte do texto.. Clarice Lispector. O jantar. InLaços de família: contos.

    Rio de Janeiro: Rocco, 1998 (com adaptações).

    Opa, agora tudo se encaixa, Contos, com minha pouca experiência me lembrou que pertencem à narração.

    3- Por conseguinte, tem personagem, tem narração, tem enredo e, o tempo verbal está no pretérito, além do mais, não me pareceu só uma descrição em si, pura e seca e de uma imagem congelada.

    GABARITO - CERTO

  • Aspectos que me fizeram mudar o gabarito para certo após a leitura e análise.

    1- Pensei na banca, pois o óbvio para o Cespe já é suspeito por si próprio.

    2- Lembrei, tudo que está ali faz parte do texto.. Clarice Lispector. O jantar. InLaços de família: contos.

    Rio de Janeiro: Rocco, 1998 (com adaptações).

  • breve?

  • Acho que até a Clarice Lispector erraria essa questão.

  • Basta analisar o gênero desse texto . Veja:Clarice Lispector. O jantar. InLaços de família: contos.

    O conto é gênero textual do tipo narrativo.

    gabarito: CERTO

  • você tem de estar em sintonia com qualquer entidade celestial superior quando for fazer questão de interpretação do Cespe, não adianta falar que não...

  • Gabarito que o cespe poderia considerar C/E.

    Breve? até que ponto, eis a questão. Porém, o que me fez marcar o certo foi o rodapé do texto, nome, autora e gênero textual.

    Mas achei meio confuso em definir o gabarito.

    GAB CERTO.

  • 80% do texto é falando do véi e o relato é "breve".

  • "Breve".

    A redação do enunciado prejudica sua análise objetiva.

    Sugiro entrar com recurso se ainda der tempo.

  • Todo o texto fala no velho. Não entendi como um relato breve!

  • breve? kkkkk

  • É uma narração, sem dúvidas. A própria prof do qconcursos explicou isso. Há trechos descritivos, sim, mas o que domina no texto é a narração, pois conta uma história através do comportamento do homem no texto. C de Certo.
  • Deus do céu, pra que perguntar isso...

  • Texto descritivo é aquele que detalha de maneira pormenorizada os aspectos de um determinado lugar, acontecimento, pessoa, objeto ou animal. O objetivo do autor é justamente transmitir as impressões, qualidades, sensações, características e observações sobre aquilo que está sendo detalhado.

    Texto narrativo é um tipo de texto que esboça as ações de personagens num determinado tempo e espaço. Geralmente, ele é escrito em prosa e nele são narrados (contados) alguns fatos e acontecimentos. Alguns exemplos de textos narrativos são: romance, novela, conto, crônica e fábula.

    Fonte: Google.

  • Clarice Lispector. O jantar. In: Laços de família: contos.

    Rio de Janeiro: Rocco, 1998 (com adaptações).

  • CERTO

    Narração: tem personagens que fazem ações. Possui enredo, tema..

    Descritivo: possui adjetivos, como se fosse uma fotografia verbal.

    *descritivo objetivo: não expressa sentimento

    *descritivo subjetivo: expressa algum tipo de sentimento

    Exemplos

    "Poderia ter uns sessenta anos, era alto, corpulento, de cabelos brancos, sobrancelhas espessas e mãos potentes." (Descritivo)

    "... virava subitamente a carne de um lado e de outro, examinava-a com veemência, a ponta da língua aparecendo — apalpava o bife com as costas do garfo, quase o cheirava, mexendo a boca de antemão. E começava a cortá-lo com um movimento inútil de vigor de todo o corpo". (Narrativo)

  • A questão não afirma que o texto é narrativo ou descritivo, apenas diz que o texto narra, de forma breve, o comportamento de um homem durante um jantar.

    O concurseiro, de tanto fazer concurso, acaba buscando aplicar ferramentas para não cair nas pegadinhas, o que, por vezes, essas próprias ferramentas o faz cair em outras pegadinhas.

  • ~"Breve"~

  • Achei meio esquisito esse "BREVE", pois a forma da narração está bem detalhada. Posso ter extrapolado na minha interpretação.

  • Pensei, claramente narrativo, mas de forma breve? só se ele quis falar que o texto é "rápido", pequeno. kkk

  • Questão mixuruca. (SOARES,xandão)

  • Breve?

  • SIGNIFICADO DE BREVE

    adjetivo

    Em pouco tempo; cuja duração é pequena, reduzida.

    Exposto sucinta e resumidamente; resumido.

    Muito pequeno; minúsculo.

    Fonética. Diz-se do fonema cuja duração se realiza num tempo curto.

    fonte; Dicionário online de língua portuguesa

  • Essa foi aquela famosa questão dada, pra ninguém zerar a prova.

  • Essa foi aquela famosa questão dada, pra ninguém zerar a prova.

  • Narrativo

    Certa resposta

  • De forma breve aonde ????

  • Na questão anterior dessa mesma prova usando o mesmo texto, eles fazem a comparação de duas pessoas, sobre as classes sociais, e agora cita e afirma que só tem um homem, e além de tudo diz que foi breve.

  • É tão narrativo que é narração em primeira pessoa. Há um narrador-personagem. Esse “breve” que me deixou em dúvida, uma vez que ele observa e fala do homem o texto todo.

  • acho que o correto seria ''detalhadamente''

  • Não achei nada breve e sim muito detalhada. afff
  • Se ao invés de "BREVE" a banca colocasse "DETALHADA" estaria certo do mesmo jeito, quem manda é a banca, quem se lasca somos nós.

  • Em nenhum momento a questão diz que se trata de um texto predominantemente narrativo ou descritivo. Ele diz que o texto narra algo, como de fato o faz. Se dissesse que o texto descreve o comportamento, também estaria certo.

  • NA VERDADE NÃO É DE FORMA BREVE, MAS A BANCA GOSTA DE INVENTAR KKKKK,

    VAMOS A LUTA.

  • Assertiva adequada: Correta, somente para a Banca.

    O texto inteiro narra o tal personagem e o Cebraspe afirma que foi de forma breve...

    Isso é injusto demais com quem "se lasca" de tanto estudar!

  • Calma pessoal, o texto realmente tem pele descritiva , mas na verdade ele é narrativo no seu interior ok, lembre do lobo com pele de ovelha, é esse texto ai...

  • Certa.

    Errei a questão por causa do "breve" e fui pesquisar. Acredito que seja um conto.

    "O gênero literário conto é estruturado como uma narrativa curta que envolve apenas um conflito. Nessa perspectiva, o momento de maior tensão do gênero é chamado de clímax. Além disso, embora não seja uma regra, é comum que o conto apresente:

    • poucos personagens;
    • espaço ou cenário limitado;
    • recorte temporal reduzido".

    Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/literatura

    Qualquer erro deixem nos comentários.

  • Concordo em ter sido uma narrativa, mas de forma BREVE foi induzi ao erro da questão !

  • NAO HÁ EVIDENCIAS CONTRETAS QUE MOSTRAM SE É UM JANTAR OU NÃO. UM JANTAR OCORRE À NOITE.

    NÃO TENHO BOLA DE CRISTAL. PODERIA SER UM LANCHE, UM CAFÉ DA MANHÃ

  • o texto é narrativo, pois detalha o mundo concreto, atual e real.

    já o descritivo. apesar de descrever uma cena, se trata do mundo subjetivo o que não é o caso do texto!!

  • É NARRATIVA, MAS NÃO DE FORMA BREVE.

    CESPE É FÓDA.

  • Essa banca tá uma boooooosta!

    O texto é predominantemente narrativo com breve descrição.

    Inacreditável !

  • To chegando a um ponto de querer parar de resolver questões assim...

  • Galera que está brigando com o gabarito

    1) Descrição vem dentro de Narração (junto com outros elementos, como enredo e personagens).

    2) "Brevemente" não significa "pobre em detalhes", significa "curto".

    O texto é curtinho, embora a riqueza de detalhes.

    Mal comparando, o "olho" é pequeno e "rico em detalhes" kkkkk

    Espero ter ajudado.

    Deus na frente!!!

  • Gabarito Certo.

    O descritivo e o narrativo se entrelaçam no decorrer do texto, mas o narrativo é predominante, apesar de haver descrições.

  • Tipologia Textual:

    Injuntivos: verbos no imperativo, instrui o leitor a agir de determinada forma, os textos injuntivos são aqueles textos que nos orientam, nos ditam normas, nos instruem.

    Narrativos: Conta uma história que se prolonga.

    à verbos no passado, e possui PENTE à Personagem; Enredo; Narrador; Tempo; Espaço.

    Descritivos: Cria uma história que não se prolonga no tempo. Retrata algo através da descrição feita.

    à Verbos de ligação, adjetivos, noção de tempo estática.

    Dissertação: verbos no passado ou no presente, objetivo é informar.

    --> Dissertativo Expositivo: Apresenta informações sobre objeto ou fato.

    --> Dissertativo Argumentativo: Autor expõe sua opinião. 

  • e por que na outra questão, afirmou que o texto condenava a forma como o homem se comportava no jantar, devido a sua classe social?

  • Referencial textual: Trata-se de um conto.

    E conto é uma narrativa curta, por isso a Cespe usou o termo "breve".

    O gênero literário conto é estruturado como uma narrativa curta que envolve apenas um conflito. Nessa perspectiva, o momento de maior tensão do gênero é chamado de clímax. Além disso, embora não seja uma regra, é comum que o conto apresente: poucos personagens; espaço ou cenário limitado; recorte temporal reduzido.

  • Independentemente se o texto é predominantemente narrativo ou descritivo, ele, SIM, narra, de forma breve, o comportamento de um homem durante um jantar.

  • Realmente ele narra, mas 'de forma breve', já não sei. O cara olha e fala do cara, da hora que ele entra até o texto acabar;

  • O conceito de breve é subjetivo...

  • breve :mas com detalhes.

    curto: narrativa

  • tempo e espaço é o x da questão.
  • A Cespe apenas considerou sendo um conto o texto. Porém, não é bem isso que ocorre. O texto tem diversas narrativas, bem como personagens. E outra, não é tão curto o que fora escrito. O conto, em regra, é bem menor do que o que fora escrito. Mas, a CESPE ainda tem o monopólio dos concursos e, vamos ter que, na sorte, acertar esse tipo de questão. Paciência.

  • GABARITO CERTO

    Eu errei, na minha leitura achei tão descritivo a maneira colocada pela nossa querida Clarisse.

    O título da obra é “O jantar”, e o tipo do texto é “contos”, que é breve. E ao longo do texto ele fala do comportamento de um homem sobre o jantar. 

  • segunda vez que erro.

  • Errei porque achei que não seria de forma breve.

  • Mais alguém ai errou por achar que o texto nao narra de forma breve, e sim detalhada? kkk

  • Não concordo com o gabarito , forma breve , não se coaduna com a narrativa , do início ao final do texto, porém , quem sou eu na fila do pão ?

  • personagem, enredo e tempo!

    • apesar do lapso temporal ser pequeno, é possível observar que o principal objetivo do autor é narrar!
    • tem descrição, mas essa não predominante!

  • gabarito totalmente equivocado,o texto não narra de forma breve e sim o tempo todo.estaria certo se falar o texto breve...

  • Logo, eu não sei quando será descritivo.
  • o texto tem 24 linhas, o comportamento do homem é descrito durante 21 linhas, mas parece que a banca considerou como narração do jantar apenas o último período???

    "Quando fitei-o de novo, ele estava em plena glória do jantar, mastigando de boca aberta, passando a língua pelos dentes, com o olhar fixo na luz do teto."

    Se for realmente isso, é muita subjetividade...

  • Errei a questão por causa do "DE FORMA BREVE", agora já sei o que é breve e demorado.

  • Não foi de forma breve, visto que tem muitos ele relata muitos detalhes do modo como o homem janta.

    Tem hora que a Cebraspe inventa também viu.

  • Texto Descritivo.

  • a cespe precisa ser estudada pela nasa.
  • Parem de contar linhas, calcular razão entre linhas descrevendo o jantar e linhas não descrevendo. Meu Deus. É uma obra de Clarice Lispector, é um CONTO!

     "conto é um texto curto em que um narrador conta uma história desenvolvida em torno de um enredo."

    Todo conto é um relato BREVE de algo. E só de ler o texto dá pra perceber isso. Ela relata um jantar inteiro em menos de 15 períodos. Seems breve enough to me.

  • Estava em dúvida até ler o título da obra, "O Jantar". Aí ficou mais simples pois, realmente, está descrevendo um jantar.

  • Se a pessoa responde "Certo" a banca diz que que a questão não é "Breve".

    Se a pessoas responde "Errado" a banca diz que a questão é uma "Narração" e ignora o "breve".

    Assim fica fácil eliminar candidatos!

  • E a ref . a MUlher ...? ...O jantar !!!!!....Bora cambiar p o Jantar de um Homem !!!

  • Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • de forma breve??o texto todo falou sobre o jantar......

  • São classificados como textos narrativos: romances, contos, fábulas, depoimentos, relatos, crônicas, novelas, piadas. A característica principal do texto descritivo é descrever algo ou alguém detalhadamente, de forma que o leitor consiga criar uma imagem mental do que é descrito.

    O texto se encaixa em um texto descritivo.

  • Essas questões com muitas divergências são um caso perdido, típico jogo sujo. Aceita o gab e segue em frente

    _______________________________________________________________

    Eai concurseiro!?

    Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!?

    Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação.

    Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K

  • Pra mim, foi mais breve falar da mulher risonha que do moço da boca aberta rs.

  • O texto todo foi dedicado à forma como o homem comia, ai ai viu, Cespe --'

  • Breve????????

    Imagino se for detalha entao. kkkkkkk

  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K  
  • Responder português em prova CESPE, às vezes, é loteria...

  • Forma breve????

  • Cara, eu joguei o texto no Word. Conbabilizou 225 palavras.

    Dessas 225 palavras, 157 foram descrevendo o comportamento do outro...

    Logo 157 de 225, deu aproximadamente 70% do texto (Considerei que ele começou a narrar o comportamento do outro a partir do trecho "...Ei-lo de olhos fechados mastigando pão com vigor e..."

    E a banca quer justificar que a descrição foi Breve???????? 70% do texto era ele descrevendo o comportamento do cara.... É muita sacanagem com a pessoa que estuda e se dedica....

  • erro do concurseiro é se ater a detalhes que não irão ajudar na resolução da questão...eu concordo com o examinador? não, mas o jogo é assim, quando tenho dúvida em uma questão parecida com essa eu me pergunto: qual foi a intenção do examinador em formular essa questão? o que eu acho que ele quis explorar com esse item? me ajuda, sério.

    Essa questão é o legítimo exemplo disso, o candidato fixa o olho em uma palavra da assertiva apenas e ignora todo o contexto do item e a real intenção do examinador, e ca entre nós, foi sim um breve relato do jantar de alguem, simples.

  • forma breve é meu descontentamento.

  • Descreveu!

  • CERTO.

    A questão aborda o tema tipologia textual e interpretação.

    A questão afirma que “o texto narra, de forma breve, o comportamento de um homem durante o jantar”. 

    De fato, o narrador-personagem (verbos em primeira pessoa) constrói a sua narrativa a partir da observação de um homem em um restaurante, jantando. Veja alguns trechos que corroboram com essa afirmativa:

    “Ele entrou tarde no restaurante”.

    "Quando fitei-o de novo, ele estava em plena glória do jantar (...)”

    Ademais, o narrador-personagem relata uma realidade dinâmica, que está em movimento, característica elementar do gênero narrativo.

  • Não seria descritivo ? Poxa, pensei que fosse descritivo!

    Esse examinador além de preconceituoso é fofoqueiro, porque pra mim, não descreveu breve não. Só faltou falar da cor da cueca do velho.

  • O texto começa descritivo, porém percebe-se a sequência de ações com verbos no pretérito perfeito que indica um texto narrativo. Além disso dava para matar a questão sem viajar muito, pois a Clarrise Linspector apresenta um CONTO típico de texto narrativo.

  • NARRAR = Contar uma história - narrador observador

    Texto com trechos Descritivos

  • Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  • Não há justificativa para o "breve". Ao contrário, há detalhismo na narração. E mais: quanto ao comportamento do homem, o texto o "descreve" e não "narra", ainda que o texto - concordo - seja narrativo; contudo a questão fala especificamente do comportamento do homem e não do texto no seu todo.

  • Narrativo- indica sequência, autor quer contar uma história. sequencia PENTE: personagem, enredo ( temos a parte de um conto), narrador, tempo e espaço (cenário). . Nessa sequência, só pessoas podem sofrer ou praticar as ações. As fontes são do autor, verbos no pretérito e há reconstrução de uma cena. Hà movimento.

    No Descritivo, há indicação de dados - identifica, localiza, cria um imagem estática no leitor do que está sendo descrito. Há enumeração, comparação, retrato verbal do que está sendo descrito. Não há ação ( vira bife, corta, cerra a mão). Há apenas a descrição da faca no bife, e não do homem cortando o bife. Há apenas o garfo no chão, e não o garçom se abaixando para pegá-lo.

    bons estudos.

  • Serei BREVE ao NARRAR (DESCREVER) minha CARA de saber que ERREI .....kkkkkkk

  • BREVE ??? breve é tipo 10 segundos, isso é breve !