-
Gabarito Letra B
" Veda o estabelecimento de condições que impliquem preferência em favor de determinados licitantes em detrimento dos demais."
-
Com a devida vênia ao examinador, afirmar de forma peremptória que o princípio da isonomia “veda o estabelecimento de condições que impliquem preferência em favor de determinados licitantes em detrimento dos demais” implicaria, por conseguinte, concluir que as preferências engastadas no bojo o art. 3º, §2º, da Lei de Licitações seriam inconstitucionais.
- Sobre as demais:
Letra A - Incorreta: Embora a frase traga uma afirmação verdadeira, tal afirmação é conexa ao princípio da legalidade.
Letra C - Incorreta: A frase traz, igualmente, uma assertiva verdadeira, porém ligada aos princípios da moralidade e da probidade.
Letra D - Incorreta: Como as hipóteses acima, a frase é correta, mas ligada ao princípio da publicidade.
-
O principio da legalidade é o corpo e espirito das licitações na administração pública, sem a incidência da igualdade enquanto principio não seria necessária a licitação.
-
Questão deprimente. A lei de licitação estabelece casos de preferência...
-
Uma questão que exige atenção e raciocínio vez que induz pensarmos nas exceções como regra. O princípio da igualdade realmente veda a preferência mas admite algumas exceções.
-
GABARITO: LETRA B
O princípio da igualdade constitui um dos alicerces da licitação, na medida em que esta visa, não apenas permitir à Administração a escolha da melhor proposta, como também assegurar igualdade de direitos a todos os interessados em contratar. Tal princípio encontra seu embasamento no artigo 37, XXI, da CF.
XXI - ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes, com cláusulas que estabeleçam obrigações de pagamento, mantidas as condições efetivas da proposta, nos termos da lei, o qual somente permitirá as exigências de qualificação técnica e econômica indispensáveis à garantia do cumprimento das obrigações.
DIREITONET.COM.BR
-
Se existe exceções é porque não veda.