SóProvas


ID
4851700
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PRF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação da PRF
Assuntos

A respeito do efetivo e aos procedimentos operacionais no âmbito da UOP, julgue o item que se segue.


O policiamento de escolta, desenvolvido na PRF com o objetivo específico de proteção de dignitários, é realizado por equipe altamente especializada, incluindo, obrigatoriamente, a presença de um batedor.

Alternativas
Comentários
  • Não necessariamente o batedor tem que participar, cada situação é peculiar, vão ter escoltas sem batedor, principalmente aquelas que não querem chamar à atenção. PLSF

  • Policiamento? Essa função é da PM a PRF faz o patrulhamento.

  • Pessoal, acho que o erro está em dizer "específico de proteção de dignitários", já que também faz escolta de cargas indivisíveis por exemplo.

  • Decreto n° 1655/98 - Define a Competência da PRF

     Art. 1° A Polícia Rodoviária Federal, órgão permanente, integrante da estrutura regimental do Ministério da Justiça, no âmbito das rodovias federais, compete:

     I - realizar o patrulhamento ostensivo, executando operações relacionadas com a segurança pública, com o objetivo de preservar a ordem, a incolumidade das pessoas, o patrimônio da União e o de terceiros

     VI - credenciar os serviços de escolta, fiscalizar e adotar medidas de segurança relativas aos serviços de remoção de veículos, escolta e transporte de cargas indivisíveis

  • Questão errada também em afirmar: incluindo, obrigatoriamente, a presença de um batedor.

  • Decreto n° 1655/98 - PATRULHAMENTO

    Decreto nº 9.662/19 - POLICIAMENTO

  • O policiamento de escolta, desenvolvido na PRF com o objetivo específico de proteção de dignitários, é realizado por equipe altamente especializada, incluindo, obrigatoriamente, a presença de um batedor.

    1º ) Podem ser usados os termos Patrulhamento ou Policiamento para caracterizar as atividades da PRF, visto que essa variação acontece entre as normas que regem as obrigações e objetivos da instituição.

    Art. 144 CF; Art. 20. II CTB; Decreto n° 1655/98 - PATRULHAMENTO

    Decreto nº9.662/19; nº9664/98 - POLICIAMENTO

    2º) O policiamento de escolta não tem como objetivo especifico a proteção de dignatários, essa é uma atividade ampla que abrange a proteção de pessoas e de cargas e vai depender dos "requisitos" para que sejam escoltadas (Atualmente as escoltas com maior relevância publicas, foram as escoltas dos cilindros de oxigênios, vacinas e insumos para o tratamento das pessoas infectadas para o combate ao COVID-19)

    3º) A escolta não tem por obrigatoriedade ter um batedor, vai depender do que esta sendo transportado. No caso de dignatários pode ser uma ação mais sigilosa. Para uma maior segurança do mesmo e manter a organização e fluxo do transito.

  • Fala galera, lembrem-se que a REDAÇÃO REPROVA também. Se você está desesperado e pensando em contar com a sorte, então você precisa do PROJETO DESESPERADOS. Esse curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, tudo em um só lugar.

    Você vai ter desejado ter feito esse curso, se deixar passar essa oportunidade.

    https://go.hotmart.com/Q52663110A