CERTO.
.
A elaboração do CROQUI é obrigatória, exceto quando o policial / agente não tiver informações confiáveis para sua confecção, mesmo que de forma incompleta.
O croqui deve ser elaborado como se o observador estivesse colocado no alto, sobre o local, devendo permitir o entendimento apropriado do acidente e das condições físicas locais.
Recomenda-se o uso da simbologia apresentada ao lado do campo destinado ao croqui, que possibilita uma uniformização dos símbolos utilizados, preenchendo-os com caneta esferográfica.
Deve-se indicar, nos extremos do croqui, os nomes das vias ou os municípios mais próximos, conforme seja área urbana ou rural.
Os números a serem dados aos veículos no croqui são os adotados no BAT, nos campos destinados aos veículos.
É de suma importância que seja delimitado o sentido da via, como por exemplo: sentido Fortaleza – Maranguape, sentido praia – sertão, sentido leste – oeste.
.
FONTE: http://rafaelpmce.blogspot.com/2011/02/instrucoes-de-preenchimento-do-boletim.html
CROQUI, como o proprio nome sugere, é um desenho feito a mão livre, que visa mostrar, o mais proximo possivel da realidade do cenario do acidente. Ele não obedece escala, metragem ou coisa do tipo, justamente por ser croqui. É feito à mão livre e por isso o agente faz como coseguir.
A questão informa que o CROQUI é obrigatório. NÃO É. O BAT sim é obrigatorio (em acidentes com vitimas).
Quando o agente chega no local e a cena do acidente foi alterada (retirada do veiculo do local em que parou), o CROQUI configura-se PREJUDICADO (escreve isso mesmo na parte destinada ao desenho do croqui), tornando-se inviável sua elaboração, haja vista que o desenho feito não mostrará a real situação ao final do acidente.