SóProvas


ID
4853554
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com base na ABNT NBR 13531 (Elaboração de projetos de edificações - Arquitetura), é correto afirmar que "a etapa destinada à elaboração de análise e avaliações para seleção e recomendação de alternativas para a concepção da edificação e de seus elementos, instalações e componentes" é denominada:

Alternativas
Comentários
  • Dentre as Etapas das Atividades Técnicas do Projeto de Edificações, encontra-se o item 3- Estudo de Viabilidade, o qual consiste em análise e recomendações de alternativas para a concepção da edificação.

  • NBR 6492 (com observações e anotações pessoais)

    Programa de Necessidades

    Documento preliminar do Projeto que caracteriza o empreendimento ou o Projeto objeto de estudo, que contém o levantamento das informações necessárias, incluindo a relação dos setores que compõem, suas ligações, necessidades de área, características e requisitos especiais, posturais municipais e, códigos e normas pertinentes.

    Estudo de viabilidade

    Etapa destinada à elaboração de análise e avaliações para seleção e recomendação de alternativas para a concepção da edificação e de seus elementos, instalações e componentes.

    Anteprojeto

    Definição do partido arquitetônico e dos elementos construtivos, considerando os projetos complementares. Solução final do projeto arquitetônico proposto p/obra( deve ter aprovação do cliente e dos órgãos oficiais);

  • Obrigada pelo comentário. Aqui estou eu em 2021.

  • A NBR 6492 foi cancelada em 15/12/2017, e  Substituída por : ABNT NBR 16636-1:2017

    programa geral de necessidades (PGN)

    conjunto sistematizado de necessidades humanas, socioambientais e funcionais do contratante, objetivando a materialização do projeto

    estudo de viabilidade arquitetônica (EV- ARQ) ou Urbanistica (EV-Urb)

    etapa destinada à elaboração de análise e avaliações para seleção e recomendação de alternativas para a concepção arquitetônica ou urbanística e de seus respectivos elementos, instalações e componentes

    estudo preliminar (EP) 

    etapa destinada ao dimensionamento preliminar dos conceitos do projeto da edificação ou dos espaços livres públicos e privados a ser realizada por profissional habilitado

    Anteprojeto arquitetônico (AP- ARQ) 

    Etapa destinada à concepção e à representação das informações técnicas iniciais de detalhamento do projeto arquitetônico da edificação, ou dos espaços urbanos e de seus elementos, instalações e componentes, a ser realizada por profissional habilitado.

  • esse conceito de ESTUDO DE VIABILIDADE se manteve igual entre as duas normas (13531 cancelada e 16636 atual)

  • NBR 13531

    2 Definições

    ...

    2.4 Etapas das atividades técnicas do projeto de edificação e de seus elementos, instalações e componentes

    2.4.1 Levantamento (LV)

    Etapa destinada à coleta das informações de referência que representem as condições preexistentes, de interesse para instruir a elaboração do projeto, podendo incluir os seguintes tipos de dados:

    a)físicos b)técnicos c)legais & jurídicos d)sociais e)econômicos f)financeiros g)outros

    2.4.2 Programa de necessidades (PN)

    Etapa destinada à determinação das exigências de caráter prescritivo ou de desempenho (necessidades e expectativas dos usuários) a serem satisfeitas pela edificação a ser concebida.

    2.4.3 Estudo de viabilidade (EV)

    Etapa destinada à elaboração de análise e avaliações para seleção e recomendação de alternativas para a concepção da edificação e de seus elementos, instalações e componentes.

    2.4.4 Estudo Preliminar (EP)

    Etapa destinada a concepção e à representação do conjunto de informações técnicas iniciais e aproximadas, necessários a compreensão da configuração da edificação, podendo incluir soluções alternativas.

    2.4.5 Anteprojeto (AP) e/ou pré-execução (PR)

    Etapa destinada à concepção e à representação das informações técnicas provisórias de detalhamento da edificação e de seus elementos, instalações e componentes, necessárias ao inter-relacionamento das atividades técnicas de projeto e suficientes à elaboração de estimativas aproximadas de custos e de prazos dos serviços de obra implicados.