SóProvas


ID
4853725
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PRF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Com base no manual de Redação Técnica para a Atividade Policial, julgue o item a seguir, acerca dos aspectos gerais da redação oficial.

As correspondências oficiais servem para comunicar assuntos referentes às atribuições do órgão de onde partem essas correspondências e o processo de comunicação mediado por esses textos envolve o serviço público, na qualidade de único comunicador, e o público (o conjunto de cidadãos ou de instituições tomados de maneira homogênea) ou o próprio serviço público, no papel de destinatário.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO

    Texto oficial ;

    Poder público -----> é quem emite sempre !!

    pode ter como destinatários --> particulares , PFs ou PJs, os próprios servidores ou outros órgãos etc.

  • O mais difícil é interpretar esse texto.

  • Não entendi a parte do "único comunicador"...alguém poderia me explicar?!

  • Correspondência Oficial é a comunicação entre os órgãos do serviço público ou autárquico, na troca de informações de interesse comum ou das partes

    único comunicador= Serviço público

    destinatário= público, privado e pessoa

  • No caso da redação oficial, quem comunica é sempre o serviço público (este/esta ou aquele/aquela Ministério, Secretaria, Departamento, Divisão, Serviço, Seção); o que se comunica é sempre algum assunto relativo às atribuições do órgão que comunica; e o destinatário dessa comunicação é o público, uma instituição privada ou outro órgão ou entidade pública, do Poder Executivo ou dos outros Poderes. Além disso, deve-se considerar a intenção do emissor e a finalidade do documento, para que o texto esteja adequado à situação comunicativa. A necessidade de empregar determinado nível de linguagem nos atos e nos expedientes oficiais decorre, de um lado, do próprio caráter público desses atos e comunicações; de outro, de sua finalidade. Os atos oficiais, aqui entendidos como atos de caráter normativo, ou estabelecem regras para a conduta dos cidadãos, ou regulam o funcionamento dos órgãos e entidades públicos, o que só é alcançado se, em sua elaboração, for empregada a linguagem adequada. O mesmo se dá com os expedientes oficiais, cuja finalidade precípua é a de informar com clareza e objetividade

  • As bancas tentarão enganar dizendo que a correspondência pode ser remetida tanto pelo serviço público como pelo próprio público, o que é ERRADO, pois o REMETENTE É SEMPRE O SERVIÇO PÚBLICO. Também vão tentar enganar afirmando que a correspondência oficial deve ser dirigida de órgão público NECESSARIAMENTE para outro órgão público, o que é ERRADO, pois o destinatário pode ser uma instituição privada ou o público em geral - particulares.

    Prof ze maria