SóProvas


ID
4856194
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“Pressão alta e diabetes causam complicações graves: infarto do miocárdio, AVC, insuficiência renal, cegueira, feridas que não cicatrizam (...).” A palavra “que”, empregada nessa frase, mantém com seu termo antecedente uma relação sintática de:

Alternativas
Comentários
  • Gab : D

    a palavra QUE no contexto é um pronome relativo, ele faz a substituição dos itens enumerados. por isso o verbo após ele se encontra no plural, pois ele é a substituição de toda enumeração.

  • A questão é sobre a palavra "que" e quer saber qual a relação que ela estabelece com seu antecedente em “Pressão alta e diabetes causam complicações graves: infarto do miocárdio, AVC, insuficiência renal, cegueira, feridas que não cicatrizam (...).”. Vejamos:

     . 

    A) Condição.

    Errado. "Que", nesse caso, não estabelece relação sintática de "condição", pois não apresenta uma condição, um pré-requisito, algo supostamente esperado...

     . 

    B) Adição.

    Errado. "Que", nesse caso, não estabelece relação sintática de "adição", pois não adiciona, soma ou acrescenta algo.

     . 

    C) Exemplificação.

    Errado. "Que", nesse caso, não estabelece relação sintática de "adição", pois não exemplifica, explica ou explana algo.

     . 

    D) Substituição.

    Certo. "Que", nesse caso, é pronome relativo, retoma "feridas" e equivale a "as quais". Os pronomes relativos servem para substituir o termo anterior, estabelecendo, portanto, uma relação sintática de substituição.

    Pronomes relativos: retomam um nome da oração anterior (o antecedente) com o qual se relaciona, projetando-o em outra oração. São eles: que, quem, onde, o qual (a qual, os quais, as quais), quanto (quanta, quantos, quantas) e cujo (cuja, cujos, cujas).

     . 

    Gabarito: Letra D

  • -O pronome relativo "que" [isolado] retoma o termo "feridas", substituindo-o como sujeito do verbo "cicatrizam"

    Feridas [que] não cicatrizam

    Gabarito: D (substituição)

    -Já o trecho completo: "que não cicatrizam" exerce a função de adjunto adnominal de "feridas"

    Feridas [que não cicatrizam]

  • Gabarito letra D...Dentre as inúmeras funções do "que" a que melhor se encaixa é a de pronome relativo. Quando estiver na dúvida se ele é um pron.relativo, substitua pelo "o qual", se encaixar então ele é pronome relativo. A função dos pronomes é retomar (substituir) um nome, no caso "feridas"

  • Simples: o "que" é um pronome relativo que substitui o nome "feridas", pergunte ao verbo: o que não cicatriza? o pronome "que" responderá no lugar do nome "feridas", ou seja, o pronome "que" excerce papel sintático de sujeito.

    Gabarito letra D!

  • Próxima. Essa foi a questão mais tosca de português que já vi.

    A melhor parte é os comentários abaixo buscando explicar um gabarito inexistente