SóProvas


ID
4856371
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Parnamirim - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Mulher de 25 anos, dois filhos, comparece a UBS para consulta do planejamento familiar. Ao exame físico, apresenta PA = 110 x 60 mmHg, altura = 1,62m, peso = 56 Kg, IMC = 21,3. Ela informa que menstruou há seis dias e tem utilizado o coito interrompido como método contraceptivo, pois sempre esquece de fazer uso regular do anticoncepcional oral. É atendida pela médica, que prescreve acetato de medroxiprogesterona (150 mg), de uso trimestral e injetável, o qual será administrado na usuária pela técnica de enfermagem da equipe. Para realizar a aplicação do acetato de medroxiprogesterona (150 mg), a técnica de enfermagem precisa seguir algumas recomendações. Uma delas prediz o seguinte:

Alternativas
Comentários
  • A dose recomendada para contracepção é de 150 mg de acetato de medroxiprogesterona (1 mL de Acetato de Medroxiprogesterona Suspensão Injetável 150 mg/mL administrada por injeção intramuscular profunda nos músculos glúteo ou deltoide) em intervalos de 12 a 13 semanas, sendo no máximo a cada 13 semanas (91 dias). A suspensão intramuscular não foi formulada para ser administrada por injeção subcutânea.

  • O volume é permitido aplicar no deltoide, mas o ministério da saúde não preconiza o deltoide para aplicação de vacinas e imunológicos? Qual a literatura base dessa questão?

  • Acredito que seja uma recomendação descrita na bula do medicamento.

    • a) Deve-se aplicar por via intramuscular profunda, na parte superior do braço (músculo deltoide) ou na nádega (músculo glúteo, quadrante superior lateral).

    • b) Após a aplicação, não deve ser feita massagem ou aplicação de calor local, o que pode acelerar o metabolismo e diminuir a eficácia

    • c) É obrigatório uso de seringas e agulhas estéreis e descartáveis, agitando-se bem a ampola do anticoncepcional, para homogeneizar a suspensão, e aspirando-se todo o conteúdo para a administração da dose adequada.

    • d) Para mulheres que tenham recebido a primeira injeção depois do sétimo dia do início da menstruação, aconselhar o uso de método adicional, de barreira, durante sete dias, até que o AMP-D comece a exercer seu efeito anticonceptivo.

    Fonte: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde sexual e saúde reprodutiva / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 1. ed., 1. reimpr. – Brasília : Ministério da Saúde, 2013. 300 p. : il. (Cadernos de Atenção Básica, n. 26)