SóProvas


ID
4856581
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

I.C., sexo feminino, 49 anos de idade, deu entrada na unidade de pronto atendimento apresentando vômitos persistentes há 16 horas, acompanhados do aumento do número de evacuações e diminuição da consistência das fezes, atualmente com aspecto aquoso. Nega febre e presença de sangue ou muco nas fezes. Apresenta olhos encovados, mucosas secas, pulso palpável e pressão arterial normal. O enfermeiro realiza o acolhimento reconhecendo os sinais de desidratação e, de acordo com protocolo do Ministério da Saúde, a conduta preconizada para o caso é:

Alternativas
Comentários
  • Os planos de tratamento para desidratação são: 

    Plano A: diarreia sem desidratação. Usuário atendido e dispensado com orientações de cuidados domiciliares levando sais hidratantes para a casa.  

    Plano B: diarreia com desidratação. Usuário em observação com Terapia de Reidratação Oral TRO 

    Plano C: diarreia com desidratação grave. Reidratação endovenosa. 

    Deve-se iniciar o Plano C quando o paciente apresentar dificuldade de ingestão de líquidos devido à hiperemese, quadro de desidratação grave ou colapso circulatório (choque).  

    No caso apresentado pela banca a paciente apresenta vômitos persistentes, isso contraindica a TRO, logo de acordo com protocolo do Ministério da Saúde, a conduta preconizada para o caso é o atendimento prioritário, com indicação de terapia endovenosa.  

     

    Gabarito do Professor: Letra A 

     

    Bibliografia 

     

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Acolhimento à demanda espontânea: queixas mais comuns na Atenção Básica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2012.