Para produzir um documento é necessário ter um suporte (papel, cartão, CD), o instrumento gráfico (caneta, lápis, pincel, etc.) e a substância gráfica (giz, carvão, anilina, tintas diversas).
Falsificação é sinônimo de adulteração, que significa: modificação das características iniciais.
Imagine que um jovem raspa com uma chave o ano de nascimento da sua carteirinha de estudante, neste caso ele estará realizando uma FALSIFICAÇÃO. O SUPORTE (cartão) é autêntico, mas os dados foram alterados.
Quando um jovem menor de idade COMPRA uma carteira de identidade falsa para entrar em uma festa, o SUPORTE (papel) NÃO é autêntico, e os dados/grafismo são indevidos.
SAIBA MAIS:
As adulterações documentais podem ocorrer de três formas: substrativas, aditivas e mistas. As substrativas podem ocorrer pelo processo de mutilação ou por rasuras. Por sua vez as rasuras podem ser feitas por métodos mecânicos ou químicos (utilização de reagentes químicos). Especificando melhor, as adulterações substrativas por rasura mecânica podem ser abrasivas (utilização de borracha de apagar) ou por raspagem (utilização de lâminas para subtrair a substância gráfica). As aditivas, o próprio nome já diz, ocorre pelo acréscimo de alguma coisa ao documento original. Estes acréscimos podem ser traços, símbolos, vocábulos ou textos. E a forma mista é adulteração documental emprega partes de cada uma daquelas feitas por subtração e adição.