SóProvas


ID
4859344
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Qual é o papel de um museu que
conta histórias de vida?

    O Museu da Pessoa foi criado em 1991 com o objetivo de registrar e preservar histórias de vida de todo e qualquer indivíduo. A ideia é valorizar essas memórias e torná-las uma fonte de compreensão, conhecimento e conexão entre as pessoas, dos narradores aos visitantes que a instituição atrai.
    O Museu da Pessoa é colaborativo, ou seja, qualquer pessoa pode se voluntariar para contar sua história. Todas as pessoas que se dispõem a falar são entrevistadas por colaboradores da instituição, que durante longas conversas buscam estimular os participantes a lembrar os detalhes de sua trajetória. É possível encontrar nos arquivos histórias de professores, poetas, comerciantes e trabalhadores rurais, de variadas idades e regiões do país.
    A curadora e fundadora do Museu da Pessoa, Karen Worcman, teve a ideia de criar a instituição no fim dos anos 1980, quando participou de um projeto de entrevistas com imigrantes no Rio e percebeu que os depoimentos ouvidos ajudavam a contar a história mais ampla do país. Mais de 25 anos depois da fundação do museu, Worcman pensa o mesmo. “A história de cada pessoa é uma perspectiva única sobre a história comum que todos nós vivemos como sociedade”, disse a curadora ao jornal Nexo.
    Para Worcman, as narrativas do acervo podem fazer o público do museu não só conhecer a vida de outras pessoas mas também “aprender sobre o mundo e a sociedade com o olhar do outro”. Abertas a outros pontos de vista, as pessoas transformam seu modo de ver o mundo e criam uma sociedade mais justa e igualitária.

(Mariana Vick, Nexo Jornal, 29 de junho de 2020. Adaptado)

Considere os enunciados:

•  O Museu da Pessoa possibilita_______ qualquer indivíduo o registro de suas memórias.
•  Devido______ entrevistas realizadas por colaboradores da instituição, é possível encontrar histórias de muitas pessoas, de variadas idades e regiões do país.
•  A instituição_______ qual Karen Worcman estava vinculada realizava entrevistas com imigrantes no Rio de Janeiro.

Em conformidade com as considerações de Almeida (2006), no Dicionário de questões vernáculas, sobre o emprego do acento indicativo de crase, as lacunas dos enunciados devem ser preenchidas, respectivamente, com:

Alternativas
Comentários
  • A - A antes de palavra no infinitivo (qualquer) não admite crase. É mera preposição.

    B - Não pode haver crase com "a" no singular precedida de palavra no plural (entrevistas).

    C - Admite crase pois "qual" funciona com PR que implicitamente retoma a palavra feminina "instituição"

    Vá e vença, que por vencido não os conheça.

  • CUIDADO!!!

    A - Não se coloca crase antes de PRONOME INDEFINIDO.

    B - Caso FACULTATIVO; poderia ser empregado como "Devido às (a + as) entrevistas" ou como "Devido a entrevistas", no último caso, apenas a preposição está presente pois ela é obrigatória, diferentemente do artigo.

    C - Crase obrigatória; a + a qual - O primeiro A é uma preposição regida pelo verbo "vinculada";

    Karen Worcman estava vinculada a instituição ----- A instituição a+a qual Karen Worcman estava vinculada;

    #PegaoBizu