SóProvas


ID
4859365
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Há uma história do tenentismo antes e depois de 1930. Os dois períodos dividem-se por uma diferença essencial.
(Boris Fausto. História do Brasil. São Paulo. Editora da Universidade de São Paulo/Fundação para o Desenvolvimento da Educação, 2000)

O tenentismo, antes e depois de 1930, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Revolução de 1924 e de Segundo 5 de julho, foi a segunda . A capital paulista foi palco do maior conflito urbano da história do Brasil, em cenas que lembravam a Primeira Guerra Mundial, com explosões de bombas, moradias e prédios destruídos, bombardeios por aviões, soldados com metralhadoras, população fugindo pelas ruas, tanques de guerra cruzando a cidade e trincheiras abertas nas ruas. Teve início na madrugada de 5 de julho e terminou em 28 de julho de 1924. A revolta foi motivada pelo descontentamento dos militares com a crise econômica e a concentração de poder nas mãos de políticos de  e .

    Ou seja, foi uma revolta contra a alternância de poder de SP e MG.

  • Ano: 2018 Banca: FUNDATEC Órgão: Prefeitura de Corumbá - MS Prova: FUNDATEC - 2018 - Prefeitura de Corumbá - MS - Professor - História

    Analise as assertivas abaixo, considerando a visão do historiador Boris Fausto (2007), sobre o tenentismo no Brasil:

     III. Considera-se historicamente dois momentos do tenentismo: antes de 1930 e depois de 1930, o primeiro período com características de revoltas e o segundo com participação de tenentes no governo.

  • GAB LETRA C- rebelou-se contra o Estado oligárquico, caso da Revolução de 1924, que tinha o objetivo de derrubar Artur Bernardes; teve participação no governo, com os “tenentes” assumindo interventorias nos estados, principalmente no Nordeste.

    -PRIMEIRAS ATITUDES DE VARGAS: 

    • Suspendeu a CF/1891
    • Dissolução do Congresso e das assembleias legislativas estaduais e municipais. 
    • COMANDOU POR MEIO DE DECRETOS e por causa disso os primeiros anos de Getúlio Vargas no Poder teve FEIÇÕES DITATORIAIS 
    • Nomeia tenentes interventores nos lugares dos governadores para enfraquecer as oligarquias (menos para o estado de Minas Gerais): Estado forte e centralizado. 
    • 1930 Vargas estimulou a diversificação agrícola, nova política industrial para o Brasil se inserir no comércio mundial (SUBSTITUIÇÃO DAS IMPORTAÇÕES). A crise de 1929 gerou a queda da exportação do café e reduziu a capacidade econômica para o Brasil importar. Por isso era necessário diversificar a economia nacional produzindo aqui. Mas continuou apoiando o café: estimulou tanto o dinamismo industrial quanto a atividade dos cafeicultores. Sob seu governo foram criados o Conselho Nacional do Café e a Política de Defesa do Café. 
  • Os Tenentes eram contra a República café com leite

  • GAB-C

    DERRUBAR Artur Bernardes

    CURTA, COMENTE E COMPARTILHE